ANÁLISE


Mario Kart 8

Por Nuno Nêveda a 15 de Maio, 2014, 08:01


WII U
Nota
9
Excelente

15 Comentários...

#1

BraveBold5


15 de Maio, 2014, 11:00

Melhor M Kart de sempre? O jogo passou de obrigatorio a mega obrigatorio
#2

Pemicope


15 de Maio, 2014, 11:01

Excelente análise, mal posso esperar para lhe por as mãos em cima!
O melhor jogo de corridas está de volta e melhor que nunca! :D
#3

neveda


15 de Maio, 2014, 12:22

BraveBold5 escreveu:
Melhor M Kart de sempre? O jogo passou de obrigatorio a mega obrigatorio

Eu penso que seja o melhor Mario Kart de sempre. Pelo menos gosto mais deste que qualquer outro da série (e joguei-os todos).
#4

Nosferatus


15 de Maio, 2014, 12:24

E Assim a WiiU recebe mais um excelente jogo :D

Que chegue rápido dia 30! Espero que a eshop não va abaixo com tanto download ao mesmo tempo lol
#5

CoolMaster


15 de Maio, 2014, 13:14

Vocês vão levar tanto no pêlo. :D Dia 30, 00h estou a comprar e fazer noitada. :X
#6

neveda


15 de Maio, 2014, 13:20

E pó na cara... :P

A ver se neste jogo mais online, que para análise nunca apanhei mais de 6 ao mesmo tempo. ./
#7

Nosferato


15 de Maio, 2014, 17:15

Excelente análise! Quero o jogo!
#8

Rony G


15 de Maio, 2014, 18:11

A minha pre-order está feita... Com sorte a FNAC volta a enviar os jogos antes da data oficial!!! :D
#9

Faamarques


15 de Maio, 2014, 19:40

Este vinha para casa se tivesse Wii U :(
#10

AyaBuza


15 de Maio, 2014, 21:13

Compra uma Wii U, o Iwata agradece ! :P
#11

neveda


15 de Maio, 2014, 21:28

Este jogo justifica a compra de uma Wii U.
#12

AyaBuza


15 de Maio, 2014, 21:43

Só com este este não sei ainda, mas com a oferta na compra deste, mais o Super Mario 3D World, Bayonetta 2, The Wonderful 101, Rayman Legends, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, já compensa muito bem!
#13

Hrs10


21 de Maio, 2014, 11:22

My Wii U is Ready.
#14

CoolMaster


22 de Junho, 2014, 17:01

(este post é duplicado no fórum e no comentário da análise do jogo porque o desenvolvimento técnico do FN parou em 2013 e não fizeram sistema de unificação de comentários ou tornar os comentários relevantes no portal...embora seja esse o destaque que querem dar ao FN, coisa que eu concordo... mas se não há discussão no portal, não há necessidade de se comentar lá. Já agora, não sei que revisões a textos estão a ter porque é só erros de português na análise).



Análise à análise do FNintendo!

Antes de mais tenho a dizer que compreendo que não existissem tantos jogadores online na altura da análise, mas o online estava funcional para as centenas/milhares de reviewers (aliás, havia gente com códigos para o jogo e não era reviewer por todo o mundo). Por isso muitas das falhas na análise são imperdoaveis já que haviam dados para chegar às conclusões que cheguei sozinho.

Outra coisa, argumento que análises são opinião não pega porque estou a apresentar factos que podem ser comprovados por qualquer um que tenha o jogo.



Vamos então por pontos e por pontos da análise:
Quote:
para atingir as expectativas mais elevadas aplicou valores de produção elevadíssimos.
Falso. Os valores de produção são inconsistentes, são muito bons numas coisas, mas falham noutras. Logo não...

Exemplos:
- Faltam opções básicas para configurar volume, etc etc. Qualquer jogo grátis tem isso... um jogo de elevada produção como era exigido no Mario Kart, não tem. E isto é uma falha grave porque este tipo de opções muitas vezes são questões de acessibilidade;

- Listas de amigos online, se alguém estiver dentro de uma sala privada, é impossível ver que está online. Nessas mesmas listas, é preciso andar lentamente por 100 pessoas da nossa lista de amigos para chegar aos jogadores recentes/rivais. E depois para voltar ao topo e ver quem está em primeiro... Mesma coisa;

- Podes-me explicar como se vê que stamps tens? O jogo é tão simples de navegar que faltam todas as opções e mais algumas para chegar facilmente a tudo;

- Falta de anti-aliasing afecta os valores de produção big time;

- Pior single player de algum Mario Kart. O Mario Kart DS tem um single player muito mais completo. Logo não, não são valores de produção elevadíssimos;

- Jogar em equipas com o CPU significa que o CPU ataca jogadores da mesma equipa... isto é uma completa falha de produção;

- Não haver opção para por o mapa na tv e os itens, é uma questão péssima para um jogo que se quer acessível. Nem todos os olhos são iguais para conseguirem tirar o foto de uma tv para o gamepad numa fracção de segundo;

- Faltam estatísticas como no da Wii, é exemplo de falta de valores de produção... então nem sequer gravar o último setup que temos;

- Mario Kart tv é altamente, farto-me de me rir, mas é uma completa novelty. Se fosse dado como um extra e não um selling point eu ficava contente. Agora tanto destaque e perca de tempo em desenvolverem o modo e nem sequer dá para editar decentemente corridas, só coisas pré-definidas... não dá para escolher nós os momentos. É tudo automático... nada mais que qualquer novelty, daqui a umas horas ninguém quer saber;

- Falta de expert ghosts nos time trials e possibilidade de ter os melhores 5 tempos gravados (só grava o melhor, não é grave, mas é diferente dos outros);

Bem, não me apetece alongar-me muito mais aqui porque muitas das coisas que podia dizer vou dizer no resto:

Quote:
Outra novidade que sobressai imediatamente é o regresso deste modo ao multijogador local.
O Contra Relógio também merece destaque. O jogador pode criar um fantasma baseado na sua melhor performance e colocá-lo no MiiVerse, além de poder descarregar os fantasmas de qualquer outro jogador, com um máximo de quatro por pista, e correr contra eles.
Novidade e regresso? Ok..

Quanto aos time trials é o pior Mario Kart (com online) para os time trials. No da Wii o Mario Kart Channel servia para ver num gráfico eficaz as distâncias, etc etc.. e filtrar por amigos ou todos os jogadores.

Neste jogo é quase impossível apanhar um time trial de um amigo, como irei competir contra amigos em time trials se não dá para ver os ghosts deles? Na lista dos tempos, aparece o top 10 seguido de nós e os 10 tempos mais próximos de nós... mas os piores 10. O que não faz sentido, quem vai querer jogar contra um ghost que é pior? Deveria ser os 10 melhores acima até 1.5 segundos, por exemplo.

Além do mais, de ser impossível encontrar os ghosts que queremos e com a facilidade que tinha o da Wii o que tornou um grande vício. Falha muito em comparação ao da 3DS que dava para competir contra 7 ghosts ao mesmo tempo.. e dava igualmente para escolher quais se queria, etc etc.
O modo time trial neste jogo é ridículo e incompleto.
Quote:
Se as opções de jogo locais oferecem inúmeras horas de diversão,
Tens a certeza? Comparemos o Sonic All Stars Racing Transformed em single player com este... além do mais o facto dos time trials terem o problema que referi.. o single player morre logo. E por single player falo também em opções locais, já que o modo aventura do Sonic All Stars dava para jogar a dois.

####
Quote:
A componente online de Mario Kart 8 vai muito além das suas congéneres (competentes) dos Mario Kart anteriores.

Sério? Então porque é que tudo que referiste está nos outros Mario Kart? Das duas uma, ou não conheces a série que estás a analisar ou estás a fazer de Relações Públicas da Nintendo!

Cá vai por mais quotes esse parágrafo de RP (ou PR):
Quote:
Aqui pode-se competir contra adversários online, sozinho ou acompanhado por um jogador em multijogador local,
No da Wii já dava para fazer isso. Jogarem dois gajos na mesma consola online em split screen. A melhoria neste jogo é que se pode por o outro jogador linkado a um NNID... coisa que não referiste.
Quote:
e pode-se procurar adversários em todo o mundo ou na região geográfica do jogador.
Possível nos outros. Next.
Quote:
Em alternativa, é possível procurar por amigos que estejam online e jogar contra eles, além de se poder criar um grupo de jogo exclusivo para amigos – muito útil para evitar adversários indesejados.
Possível nos outros. Next.
Quote:
Toda a componente online tem uma fortíssima associação ao MiiVerse, sendo possível usar este canal para enviar mensagens e ver as publicações dos amigos na comunidade de Mario Kart 8, onde se pode ainda ver o histórico de competições em relação a cada amigo na lista.
Que histórico? Encontraste uma coisa no jogo que mais ninguém encontrou?
Quote:
Para os mais competitivos, é possível organizar e participar em torneios, já que o jogo permite entrar em torneios activos ou criar até quatro de cada vez. Nestes torneios, o jogador pode definir uma enorme variedade de parâmetros.
Os torneios foram melhorados em relação ao da 3DS... mas mais uma vez, já existiam. Não é uma novidade... e mesmo assim estão bastante limitados por isso o torneio corrente no FN tem que ser feito em sala privada normal...

Quote:
Pela primeira vez na série Mario Kart, foi incluída uma componente de Voice Chat.
Olha, finalmente no parágrafo gigante de novidades online deste uma verdadeira novidade. De facto, não existia. Parabéns por teres acertado uma.
Quote:
Esta encontra-se restrita aos
amigos e apenas pode ser usada durante os lobbies, o que a torna algo limitada, mas tecnicamente é perfeitamente audível.
Não não é audível. Joga Monster Hunter e depois compara com o Mario Kart.


###

Quote:
Regressam as motas mas sem os cavalinhos e desta vez não ganham tanta vantagem sobre os karts como em Mario Kart Wii, sendo mais importante saber enquadrar as características de cada veículo às circunstâncias de cada pista.
Falso. A variedade que muitos pensavam haver é substituída por personagens pesadas com pneus slick/slim e um kart rápido ou mota drift in.

Quote:
A fluidez é digna de nota com uns 60fps constantes, mesmo quando jogam dois jogadores num ecrã dividido e doze pilotos em pista.
Falso. Não me estou a referir ao que a Digital Foundry descobriu da quebra em algumas partes do single player para 59fps porque honestamente nunca notei. No entanto com 12 jogadores online, em muitas situações a framerate do jogo baixa drasticamente.. e se eu notei uma coisa destas (coisa que não sou picuinhas, tanto que não consigo ver o que tanto se falou da quebra para os 59fps) é porque não é um drop momentâneo para os 59fps...

Isso é marketing e tirado das press releases. Get your facts right, ou joga o jogo para veres os slow downs na framerate.
Quote:
Graficamente a evolução relativamente a Mario Kart Wii é avassaladora.
Capitão óbvio? Estás mesmo a comparar jogos de gerações diferentes a nível gráfico ainda para mais quando a Wii era SD e a Wii U HD?
Ficaste sem ideias aqui?



--

Ficaste sim.. a conclusão foi anedótica. Faltou falar de muitas coisas, melhor Mario Kart?

Pior roster:
- 6 babbies (contando com o Lemmy);
- 3 Mario, 2 Luigi, 3 Peach, 2 Rosalina, 2 Daisy;
- 10 Koopas (7 koopalings, koopa troopa, Bowser e Lakitu);

Além do mais não há tanta variedade porque a maior parte das personagens são leves e as pesadas são as mais usadas por serem mais competitivas.

Quase todas as rodas são iguais, quase todos os karts são iguais.. isto em termos de stats. E além do mais, voltando aos valores de produção... ter os mesmos pneus com meras reskins não estúpido e no meio de tantos gliders só existem dois tipos.
Onde anda o Diddy Kong e o Birdo? O Boo? Não.. metem 10 koopas e 5 babbies, é variado... sem dúvida.


##


O que pedia era mais brio e cuidado a fazer análises. Este tipo de análise pode ser uma mina de ouro já que é possível ensinar a um chimpanzé: copiar as press releases e fazer soar como review... no entanto para o tipo de jogo que é, exigia-se mais cuidado e informar realmente em vez de meter as palas do bandwagon. Bem... foi no FN que se deu 9.4 ao Punch-Out e abordaram o Monster Hunter tri como hack 'n slash.

Passou-se este tempo todo e continua-se na mesma lenga lenga da mediocridade sem quererem ajuda extra. Boa sorte com o projecto.
#15

neveda


22 de Junho, 2014, 20:10

A minha análise como já disse várias vezes foi feita com mais de 30 horas de jogo e com online "limitado". Quando se tem o jogo antes do lançamento há SEMPRE condicionalismos. Estou de consciência perfeitamente tranquila. Voltaria a repetir a mesma análise, tirando os aspectos negativos no online que só são descobertos com TEMPO, MUITO TEMPO DE JOGO.

No Online NUNCA, NUNCA apanhei mais de 6 pessoas online ao mesmo tempo. E APENAS DOIS amigos meus. O Vitor Alexandre e o Telmo Couto. Engraçado que demoraste tanto tempo a rebater a minha análise como eu com o jogo para analisar. Mais de 20 dias...

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.