icone deMonster Hunter 4 Ultimate

ANTEVISÃO


Monster Hunter 4 Ultimate

Por Henrique Pereira a


3DS
11

11 Comentários...

#1 neveda

15 de Janeiro, 2015, 17:04

O bacx já anda nas suas caçadas.

Este é uma das séries que não consigo gostar. :(
#2 b1snaga

15 de Janeiro, 2015, 18:01

Eu tenho a certeza que iria adorar este tipo de jogo, mas infelizmente não tenho a quantidade de tempo livre necessária para desfrutar ele. Ainda arrisquei com o MH3 da Wii, mas vi logo que não dava e acabei por vendê-lo.

Anyway, este MH4 está com uns acrescentos e melhorias muito bons.
#3 Sergio Dias

15 de Janeiro, 2015, 18:34

neveda
O bacx já anda nas suas caçadas.

Este é uma das séries que não consigo gostar. :(

deixa la que eu tambem nao, e nao perdemos nada lol
#4 Bacx

15 de Janeiro, 2015, 22:25

A série de facto não para todos, mas para quem gosta não há melhor. O problema é que muita gente não percebe realmente o objectivo e foco da série e acabam a dizer mal sem razão.

@b1snaga Podem ser muitas as horas precisas para fazer tudo no jogo, mas não é preciso assim tanto tempo para desfrutar dele. Se jogares uma hora ou duas por dia chega perfeitamente para defrontar grande parte dos inimigos em poucos meses, que é o aspecto mais importante.
#5 CoolMaster

15 de Janeiro, 2015, 23:00

O problema aqui é que o pessoal em todo o lado (incluindo aqui) queixa-se da ocidentalização dos jogos, que são demasiado fáceis, que já não têm o espirito old school, que são demasiado cinemáticos, etc. Que deveriam olhar mais às raízes japonesas.

No entanto quando aparece um jogo com abordagem old school, com estilo japonês (eu nem sou adepto de janponezises nem entendo o charme) e que é difícil aprender e dominar. Com a história contada de forma subtil, sem grandes cutscenes etc... já não querem, já não lhes interessa, já não gostam.

Eu aceito que nem todos somos obrigados a gostar das mesmas coisas, neste caso dos mesmos tipos de jogos. Não aceito é o "repúdio" que vários membros têm ao jogo porque embora sejam a favor da abordagem do estilo japonês nem sequer se dão ao trabalho de perceber o jogo.


O Monster Hunter NÃO é um jogo só de caçar monstros nem pode ser considerado um jogo de missões. A demo demonstra precisamente isto que vocês falam, mas porque as demos do MH sempre foram assim! No entanto, de nada representam o que é a EXPERIÊNCIA do jogo.

Vamos a um exemplo de comparação recente de jogo de missões e não há mais nada: Captain Toad (atenção que a seguir ao MH é o jogo que mais desejava, bem antes sequer dele ter sido anunciado já o queria depois de jogar os níveis do Capitão no Super Mario 3d World). Deste já não se queixam porquê? Porque é fácil, é ajustado a períodos de jogo curtos (embora o MH também o dê para fazer, dizer o contrário como disseram [neste caso o @b1snaga] em cima puro mito e falácia) e porque tem a historiazinha a ser contada num estilo fofo... em vez de deixarem o gameplay e a interacção com os NPC (no caso do MH) contar a história.


É verdade que o MH não é um jogo fácil, o 3 Ultimate levou uns debuffs que o permitiu ser mais acessível, este parece estar mais de encontro com os jogos anteriores a nível de dificuldade. É um jogo difícil de aprender? É, mas nem todos precisam de dominar todas as armas. É um jogo com conteúdo para milhares de horas? É! Pode ser jogado em intervalos pequenos durante o dia? Pode!


Irrita-me profundamente quando dizem que o MH é um jogo de caçar monstros e resumem-no só a isso. É o mesmo que eu dizer que o Smash (ou outro fighter) é um jogo onde só se luta e pronto. Afinal qual é o vosso critério para definir algo que nem vocês entendem porque nem sequer se dão ao trabalho de entender?
Se não entendem, calem-se. Eu também não vou às vossas japonesadas dizer que X é horrível, nem vou andar a chatear o OWA que Miley Cyrus não tem qualidade nem ando a criticar o pessoal da bonecada com os Amiibos (se o fosse explicar já estaria a criticar e não o vou fazer).
Existe uma profundidade imensa na série MH, existe lore, existe documentação sobre os monstros e como interagem com o ecossistema, existe uma carrada de coisas que as pessoas como o @Sergio-Dias não sabem (atenção, não estou a pedir para gostarem dele).

Se por um lado fico triste por tal acontecer, porque quantos mais jogadores existirem mais probabilidade é de saírem novos jogos da série. Por outro fico satisfeito porque não preciso de encontrar tanta gente a abordar este jogo online como se de um hack 'n slash se tratasse... é elitismo? É... mas se existe elitismo no MH é porque o resto dos jogadores são o que eu descrevi acima. Hipócritas... querem coisas do género e quando lhes dão, não aceitam porque é difícil. Tenho a certeza que levar o Rosetta ao cometa também não foi fácil, no entanto ultrapassaram-se os desafios e com a cooperação se chegou lá.
Por isso se não gostam, não comam e não sejam hipócritas com palas nos olhos que mais fazem lembrar os religiosos a tentar impingir que o jogo é uma coisa que não o é.

Como vai sair o Majora's Mask no mesmo dia, sei que os "zeldeiros" (eu também gosto de Zelda) vão optar por ele e ignorar o MH... e sabem o que isto me faz lembrar? É total deja-vu de quando saiu o Mario Tennis Open na 3DS e o Heroes Of Ruin ao mesmo tempo. Heroes Of Ruin foi esquecido passado um mês porque é um jogo mediano, mas tinha hype. O Mario Tennis é um dos jogos da Nintendo onde é preciso mais skill e onde o factor sorte é quase (ou mesmo na totalidade) nulo e chapéu... Querem que a Nintendo lancem jogos competitivos e bons, eles saem, mas ignoram-nos. Há alguma lógica nisto? Não! Não há...

Haja bom senso e coerência no que querem e deixem de querer jogos bons e com profundidade e assumam que querem jogos que mais parecem novelas/fimes (olá Hideo Kojima, enterra-te no buraco).

Querem continuar ignorantes sobre o jogo? Óptimo, deixem os que querem aprender mais sobre ele em paz... até porque essa tal comunidade elitista que falei, é elitista para fora da comunidade MH, porque dentro dela é das comunidades que mais se ajuda e mais informação partilha em qualquer jogo.
#6 Jonnybravo

15 de Janeiro, 2015, 23:17

Foi por isso que perguntei no outro tópico qual é ao certo o objectivo deste jogo, sem o querer rotular de algo que não é. Pelo demo não me pareceu que fosse jogo para mim, sendo que só o tinha jogado na Wii durante uns 20 minutos e já nessa altura tinha ficado com essa impressão.

Acredito, no entanto, que seja uma série que apela a determinado tipo de público que gosta de passar umas boas horas a compreender todo o mundo existente e de extraír tudo aquilo que o jogo tem para oferecer.
#7 CoolMaster

15 de Janeiro, 2015, 23:22

O objectivo deste jogo é como qualquer outro, é simples. É divertir. (sei que não era a resposta que querias ouvir, mas existe tanta informação sobre a série que basta googlar).
#8 gusema

16 de Janeiro, 2015, 00:19

CoolMaster
O Monster Hunter NÃO é um jogo só de caçar monstros nem pode ser considerado um jogo de missões. A demo demonstra precisamente isto que vocês falam, mas porque as demos do MH sempre foram assim! No entanto, de nada representam o que é a EXPERIÊNCIA do jogo.
Eu tal como o B1snaga dissemos que o objectivo não é só caçar monstros até enumerei para aí 5 coisas. Só que na minha opinião se uma pessoa não gostou de fazer as missões duvido que vá gostar do resto do jogo. Falaste em Smash e se uma pessoa experimentar a demo e não gostar do combate achas que vai gostar do jogo? Até pode vir a gostar mas a probabilidade é baixa. EU compreendo o teu ponto de vista e também gostava que mais gente comprasse o jogo nem que fosse para as localizações serem mais rápidas. Contudo, não acho que seja a dificuldade que desincentiva as pessoas e também acho que não é a falta de história senão ninguém jogava Mario (também não sei qual é o problema). Tal como o @Bacx disse o jogo não é para qualquer um e duvido que a Capcom o possa tornar mais apelativo sem descaracterizar a série.
#9 BigLord

16 de Janeiro, 2015, 13:39

O facto de isto sair no mesmo dia do Majora's Mask é realmente... heh :\ Tiro no pé, Nintendo/Capcom, tiro no pé...

Do que experimentei da demo, até agora, estou a adorar. Eu gostava de ambientes submarinos mas omfg combater debaixo de água era HORRÍVEL. Lutar em 3 dimensões só parcialmente (com saltos) faz muito mais sentido e é BRUTAL!!

Já fiz uma missão em co-op com mais 3 pessoas que não faço ideia de quem sejam. Diverti-me à brava. Que recomecem as (minhas) caçadas que já tinha saudades <3 se eu não comprar isto é porque sou burro todos os dias.
#10 Nakah

16 de Janeiro, 2015, 14:10

Eu gostei bastante do demo. Gostei tanto que peguei no 3u da Wii U que comprei na promo e depois mal toquei.

Mas o 4U, em principio, não compro no lançamento. Já tenho o MM LE reservado e é dos jogos que mais antecipava visto que nunca joguei o original. De certeza que compro o MonHun um mês depois ou assim. Fiquei com imensa vontade de jogar isto e tenho amigos com quem joguei o demo que tornaram a experiência 10 vezes melhor.

@CoolMaster não digas mal do Kojima.
#11 Saikyou

16 de Janeiro, 2015, 21:36

MH é mais giro quando jogado com amigos.

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.