
ANÁLISE
Rock 'N Racing Off Road
Por Fábio Pereira a
Rock 'N Racing Off Road não será estranho aos que já experimentaram a série Micro Machines ou outros jogos de corridas em perspectiva isométrica com carros pequenos em pistas de rally. Esta proposta da EnjoyUp Games faz o mínimo para oferecer uma experiência fiel dentro do género. E “mínimo” é a palavra certa para definir o esforço aplicado nesta produção.
Os controlos são muito simples. Botões para acelerar e travar e o analógico para dirigir o veiculo. Toda a pista é visível durante a corrida e o único objectivo é cortar a meta em primeiro lugar. A tarefa parece simples, mas os controlos são de tal forma sensíveis que mais depressa se abraça a parede com os faróis do que se consegue fazer uma curva na perfeição. Claro que a prática vai melhorar a performance e pode até ser desafiante de início, mas quando se percebe que recuperar é praticamente impossível em caso de despiste, a frustração toma o lugar da diversão.
O terreno também apresenta desníveis quase imperceptíveis que vão atrapalhar as manobras. Travar acaba por se revelar um risco, pois os adversários raramente encontram problemas e dificilmente perdem a liderança se lhes for dada a oportunidade. Pode acontecer que um dos carros adversários fique preso entre dois objectos do cenário, mas isto também pode acontecer ao jogador. Os campeonatos são compostos por uma mão cheia de corridas e ficar em último lugar em apenas uma pode ser o suficiente para perder a taça. A margem para erros é tão restrita que a maioria dos jogadores vai ter de voltar a repetir todas as corridas para vencer. Aqueles que forem bons no jogo e conquistarem os títulos à primeira também não ficam melhor servidos.Existem apenas quatro campeonatos a solo, modo multijogador local, contra-relógio e um modo de treino. Nos campeonatos os carros são pré-determinados e num par de horas, quem for realmente bom desbloqueia tudo o que o jogo tem para oferecer. Assim parece que a produtora deixou a jogabilidade propositadamente difícil para prolongar a longevidade. As pistas também se repetem em demasia e os percursos são banais. Pode-se tentar alcançar tempos melhores no modo contra-relógio e depois partilhar os resultados online. Infelizmente não se podem registar tempos de pistas individuais, mas apenas de campeonatos.
Conclusão
Rock ‘N Racing Off Road tem um aspecto convidativo, mas nada mais que isso. Assim que se pega nos comandos a jogabilidade destrói as expectativas de uma experiência divertida. Os controlos são demasiado sensíveis e a dificuldade demasiado elevada. O conteúdo disponível é curto, tudo pode ser terminado em poucas horas ou talvez não, porque provavelmente o mais certo é desligar a consola assim que a frustração assumir o controlo. Jogar com os amigos é provavelmente o único ponto a favor, mas isso é mais pela companhia do que propriamente pelo que se está a jogar. Um título claramente apressado e muito limitado.
O melhor
- Apresentação simples
O pior
- Controlos e dificuldade podem afastar os jogadores
- Longevidade muito reduzida
18 de Fevereiro, 2015, 20:44