icone deSuper Mario Maker

ANTEVISÃO


Super Mario Maker

Por Fábio Pereira a


WII U
20

20 Comentários...

#1 neveda

20 de Agosto, 2015, 16:44

Estou muito curioso por meter as mãos na versão final deste jogo.
#2 BraveBold

20 de Agosto, 2015, 16:54

Estou também curioso em relaçao a isto
As ferramentas para criaçao de niveis parecem ser bastantes e tendo em conta o histórico recente da Nintendo...cheira-me que mais serão posteriormente dadas em forma de DLC (pagou ou não)
#3 BAlvez

21 de Agosto, 2015, 00:21

Ainda fiquei com mais água na boca! Quando isto foi anunciado o meu interesse era zero pois Mario em 2D não é coisa que aprecie no geral apesar de ter jogado bastante e adorado cada minuto do Super Mario World, mas à medida que foram mostrando mais isto e mais aquilo o meu interesse subiu e hoje é um jogo que quero ter na minha Wii U pois é a derradeira experiência 2D de Super Mario.
#4 lobito180

23 de Agosto, 2015, 12:36

Só me surge uma questão: quando saírem novos Mario 2D, não será possível simplesmente "copiar" os níveis neste Mario Maker? Se assim for, é bem capaz de vir a haver uma descida nas vendas, isto porque este é daqueles jogos que "nunca vai ter fim". Se a comunidade deste for como a do Little Big Planet (e estou convicto de que será ainda maior) a quantidade de níveis para descarregar vai ser absurdamente elevada!
#5 BAlvez

23 de Agosto, 2015, 13:25

Certamente @lobito180, eu próprio estou interessado neste jogo por essa razão, agora os produtores vão ter de desenvolver conceitos novos ou então "abandonar" a série New Super Mario Bros... Mas não acredito que se veja mais Mario em 2D na Wii U para vermos que rumo tomarão.
#6 Rúbrio

23 de Agosto, 2015, 13:25

Novos Mario 2D deverão ter novas mecânicas de jogo, diferentes elementos, etc... Assim como houve uma mudança entre os Super Mario originais para os New Super Mario, sendo que a fórmula destes últimos, no meu entender, também já está esgotada...
#7 lobito180

23 de Agosto, 2015, 14:15

Rúbrio
Novos Mario 2D deverão ter novas mecânicas de jogo, diferentes elementos, etc... Assim como houve uma mudança entre os Super Mario originais para os New Super Mario, sendo que a fórmula destes últimos, no meu entender, também já está esgotada...
A formula é sempre a mesma, o máximo que eles poderão mesmo fazer é inventar power-ups novos...
#8 manelis

23 de Agosto, 2015, 17:39

Dizer isso é uma falta de noção bastante grande relativamente à evolução do Mario.

Eu acho bom que isto exista. Espero que com isto eles parem de vez com a série new e evoluam para algum lado.
#9 lobito180

23 de Agosto, 2015, 18:03

manelis
Dizer isso é uma falta de noção bastante grande relativamente à evolução do Mario.

Eu acho bom que isto exista. Espero que com isto eles parem de vez com a série new e evoluam para algum lado.
Houve alguma inovação, mas a coisa foi mínima. A fórmula é sempre a mesma, isso não se pode negar.
É o mesmo que séries como Call of Duty, que se reclama que é sempre mais do mesmo, mas isto como é Mario já não se fala...
#10 manelis

23 de Agosto, 2015, 18:30

Repara,

new super mario -> new super mario wii -> new super mario 2 -> new super mario U

é mais do mesmo.

super mario -> super mario 2 -> super mario 3 -> super mario world -> yoshi island

não é mais do mesmo.
#11 OdinSphere

23 de Agosto, 2015, 18:49

Eu por acaso acho que este Mario Maker foi um bom rumo para Marios 2D, mesmo que não inove muito vem trazer uma grande longevidade a um tipo de jogo que é geralmente curto. Então quando temos outras pessoas a fazer bons níveis, melhor ainda.

Mas também acho isto porque para mim jogos 2D de plataformas > jogos 3D de plataformas.

Agora esperar mega inovação nas mecânicas de um Mario 2D...mais vale esperar que a Sara Sampaio apareça no vosso quarto, é bem mais provável de acontecer.

Porreiro era fazerem um Wario Maker para fazer níveis tipo o Wario Land 1, 2, 3, 4 e shake, com tesouros escondidos e isso.
#12 lobito180

23 de Agosto, 2015, 20:24

manelis
Repara,

new super mario -> new super mario wii -> new super mario 2 -> new super mario U

é mais do mesmo.

super mario -> super mario 2 -> super mario 3 -> super mario world -> yoshi island

não é mais do mesmo.
Ok, eu não sou o gajo mais conhecedor da série Mario, mas já agora, quais são as maiores inovações entre as séries? (Não estou a ser irónico, é uma pergunta séria)
#13 manelis

23 de Agosto, 2015, 20:30

É dificil responder a isso, são praticamente jogos diferentes dentro do mesmo estilo.

Onde mais facilmente se pode dizer que não tem nada a ver é entre o world e o yoshi island (que é o world 2).





Repara, isto claramente não é mais do mesmo. A série principal mario 2D só estagnou com o new, e era interessante que saisse de lá.
#14 lobito180

23 de Agosto, 2015, 22:07

Ok, os jogos do Yoshi são a excepção à regra, mas os outros parecem-me todos iguais, com um power up ou inimigos diferentes. O que quero dizer é que os jogos do Mario (nada de Yoshis e Warios) usam sempre a mesma fórmula (corre para a frente, apanha cogumelos e moedas, mata inimigos, acaba o nível, repete) e acho que este Mario Maker será o jogo definitivo (pelo menos enquanto a Nintendo mantiver os servidores) e qualquer outro nível 2D poderá ser adaptado para aqui (mesmo que isso implique ligeiras alterações tendo em conta eventuais evoluções no gameplay).
Não sou grande fã de Mario (gosto de jogar uma vez por outra, mas aborreco-me ao fim de um bocado), mas até devo comprar este só para ter acesso às criações da comunidade.
#15 BAlvez

24 de Agosto, 2015, 00:11

lobito180
Ok, os jogos do Yoshi são a excepção à regra, mas os outros parecem-me todos iguais, com um power up ou inimigos diferentes. O que quero dizer é que os jogos do Mario (nada de Yoshis e Warios) usam sempre a mesma fórmula (corre para a frente, apanha cogumelos e moedas, mata inimigos, acaba o nível, repete) e acho que este Mario Maker será o jogo definitivo (pelo menos enquanto a Nintendo mantiver os servidores) e qualquer outro nível 2D poderá ser adaptado para aqui (mesmo que isso implique ligeiras alterações tendo em conta eventuais evoluções no gameplay).
Não sou grande fã de Mario (gosto de jogar uma vez por outra, mas aborreco-me ao fim de um bocado), mas até devo comprar este só para ter acesso às criações da comunidade.
Mas tens de ter em conta as datas em que os jogos foram lançados e aquilo que acrescentaram não só à fórmula como também à indústria, não é correta essa forma de avaliar os diferentes jogos que foram lançados num prazo de 15 anos.

O primeiro Super Mario Bros. foi um marco porque estabeleceu aquilo que são os jogos de plataformas hoje. O Super Mario 2 japonês é uma versão mais difícil do primeiro jogo que acrescentou apenas um ou outro detalhe, já o Super Mario Bros. 2 ocidental é uma skin de um outro jogo japonês e aquilo que trouxe de valor a meu ver foram as diferentes personagens com características distintas que ainda tiveram em conta de respeitar no recente 3D World.
Já o Mario 3 é a verdadeira sequela do primeiro pois expande a experiência a todos os níveis, de salientar a grande variedade de Power-Up's e as suas interacções com o ambiente (nomeadamente o fato do sapo), um mapa "overworld" para cada mundo que traz uma interacção maior com o cenário onde podemos voltar a repetir níveis e afins, e ainda o sistema de inventário.
Já o World eu acho que o maior ponto foi a qualidade dos controlos pois tu não existe aquela frustração do "eu carreguei e não saltou", responde de imediato, tem um "overworld" onde todos os mundos se ligam e podes voltar ao primeiro nível se assim o quiseres e quando o quiseres, tens imensos segredos que até têm impacto no mundo revelando atalhos, e a Cape Feather é o melhor Power-Up de todos os Super Mario.
Depois disso tens o Mario 64 que também definiu os plataformas em 3D e desde então tem inovado entrega após entrega.

Tendo em conta essas características e nos anos que foram lançados que tiveram o seu devido impacto na indústria, custa-me entender essa afirmação do "corre para a frente, acaba o nível, repete" porque o objectivo de qualquer jogo de plataformas é esse, mas não estagnou nesses anos e nos Mario 3D tem-se visto coisas que tornam esses jogos dos mais cotados nos anos em que são lançados, ao contrário dos New Super Mario Bros. que são apenas "bonzinhos" e tentam recriar o que de bom foi feito no passado, mas sem o mesmo impacto.

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.