icone deFire Emblem Echoes: Shadows of Valentia

ANÁLISE


Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia

Por a


3DS
Nota
8
Muito Bom

33 Comentários...

#1 Bernkastel

16 de Maio, 2017, 15:15

Foi preciso fazerem remake de um velho para verem como FE 3DS é lixo. ;(

Não partilho muito a fé de ver um rumo novo para a série, visto que este é apenas um remake e não podiam deitar fora todo o bom trabalho do original para meter jogos de casalinhos. Eles sabem bem que isso é que é popular portanto não me admiro nada se o da Switch voltar a ser lixo.
#2 orochi

16 de Maio, 2017, 16:52

Como não quero que a tua opinião fique vincada a quem vier de fora do FNintendo consultar esta análise, permite-me que te diga que discordo inteiramente da tua opinião quantos aos FE da 3DS, em especial o Awakening (pois ainda não peguei em Fates). No FE Awakening passando ao lado da parte dos romances e pairing com camaradas - que por vezes também me aborrece embora haja muitos diálogos hilariantes - e ficas com um jogo de estratégia extremamente viciante com uma mecânica muito bem feita na qual apenas crítico em que os modos Lunatic e Lunatic + plus são tão dependentes de grinding que sem a masmorra dos zombies para te dar experiência extra dificilmente progrides na história. Por outro lado o que não faltam em Awakening é mapas desafiantes ainda para mais os que relembram os jogos anteriores. A história é boa e as personagens principais são também excelente pelo que não percebo esse teu ódio de estimação com Awakening, que é facilmente o jogo em que tenho mais horas na minha N3DSXL!
#3 Bernkastel

16 de Maio, 2017, 17:00

Awakening é o menos mau dos dois. Discordo completamente em relação aos personagens que na maior parte têm o carácter e o carisma de uma tábua (os principais então lol), o resto é aceitável ainda que muito inferior ao que a série estabeleceu até aí. Diz muito dos personagens daquilo que o motor principal da história seja o/a Robin, que supostamente é o teu avatar. Chrom rivaliza com o Roy e Corrin para pior lord da série, não é capaz de limpar o cu sem o avatar... imagino se o New Mystery of the Emblem ou o Blazing Sword fossem assim lol.
#4 orochi

16 de Maio, 2017, 17:20

Não joguei os outros pelo que não comparo as personagens principais. Quanto ao avatar também não o gramo muito mas em versão feminina fica mais fixe, os diálogos ficam mais interessantes. Até podes não gostar do Chrom, concedo isso, mas e quanto à Lucina ou a Emmeryn e dos restantes o Frederick, a Sumia, o Owain e a Noire, vais me dizer que são todos igualmente péssimos? Mas no meu comentário anterior eu até quis destacar mais o jogo em si do que o acompanhamento, também achas a mecânica má? É que o pairing é tão simples que não vejo isso como te possa estragar o jogo!
#5 Bernkastel

16 de Maio, 2017, 18:39

A Lucina é a única personagem de que realmente gostei no jogo e acho que tem alguma substância (perde pontos por causa da coisa do Marth que é mesmo tentativa desesperada de fanservice mas pronto). A Emmeryn também seria porreira... se não fosse aquilo (presumo que saibas do que estou a falar). O resto... meh. Sumia era quem? Nem me lembro. Frederick é o paladino chato que todos os FE têm (Seth, Marcus, Jagen, Titania, tudo farinha do mesmo saco), o Owain tem a sua piada durante cinco minutos depois torna-se cansativo porque não passa daquilo e a Noire jasus, se a mãe já é o edge que é, a filha triplica-o.

A coisa dos supports é uma bosta tanto pelo que adiciona como pelo que retira, que são os supports. Felizmente acho que deixaram os supports clássicos neste remake. Uma coisa que odeio nestes Neo FE da 3DS é como os personagens podem ter filhos (nada de errado aqui, o Awakening não é o primeiro FE com gerações diferentes) MAS mantêm a geração original como se nada fosse. Awakening? Epá OK, time travel, é cheesy mas ainda engulo. Agora o Fates até meteu dó... ao ritmo que isto vai no da Switch vais ter avós e netos lado a lado e a casar e fazer filhos também.
#6 VT

16 de Maio, 2017, 19:56

Ainda não joguei o Fates, tenho que tratar disso.
Em relação à analise, parabéns. Mas ao ler logo a introdução parece que é melhor que os outros dois, depois ao longo do texto já não dá a entender isso.
#7 klaud_litah

16 de Maio, 2017, 20:28

Eu quero acabar o fates antes deste e queria ver se conseguia até o lançamento porque espero que este seja melhor que o fates. Mas ainda vou no chap 12

Tem uma história original inves de filhinhos etc só isso já é meio caminho andado. No fe anterior nem foi muito mau porque foi o primeiro assim mas o fates é um exagero.

Um fe que até gostava de experimentar é o path of radiance. Vi a stream do gamexplain há algum tempo e pareceu me interessante.
#8 Bernkastel

16 de Maio, 2017, 20:45

O Path of Radiance é bom mas é um pouco fácil demais. Do género os stats dos inimigos serem sempre bem inferiores aos teus, só os bosses é que passam disso. Tens muitos mapas grandes em que lutas contra números ridículos de inimigos mas são tão fraquitos que às vezes basta meter uma personagem uns levelzitos acima num bottleneck que mata uma dúzia ali sozinho e nunca mais tens de te preocupar com aquele ponto.

Ah e o lord é o Ike, que me enerva um bocado porque todos os nintendos deste mundo dizem que é a melhor personagem de sempre de Fire Emblem mas só o conhecem de smash breda.
#9 Valoo

16 de Maio, 2017, 21:06

@Bernkastel , partilho do teu descontentamento com o rume que a série está a ter, mas nao invalida que se gaste umas boas horas neles! O Awakening de ter sido o jogo da 3DS que gastei mais horas (o fates deixei a meio da primeira historia, ainda nao lhe consegui pegar outra vez), competindo com jogos como Pokémon X...

O Ike (e o combo Path of Radiance + Radiant Dawn) é o personagem que mais gosto de FE, mas la esta, so joguei mais o Shadow Dragon e o Sacred Stones, e em termos de Main Character consegue ser o mais carismático! Mas não é so por isso, sao jogos que estiveram excelentes em tudo (jogabilidade, historia, personagens, mesmo os stats acho que estavam adequados)

Estou com imensa vontade de jogar este Echoes, e espero que venda bem e tenha boa adesao do publico, para que os gajos por tras dos novos jogos vejam que a serie nao precisa de marriage simulation para que sobreviva nos dias de hoje...
#10 Bernkastel

16 de Maio, 2017, 21:20

O Ike só me mete ranço por causa dos nintendos do smash. :( Não diria que é dos melhores da série mas é bom personagem e bom lord. Os jogos dele também são bons, a única coisa que lhes aponto é o PoR ser fácil demais, mas depois compensaram no RD.

Os Neo FE... epá já estou farto de vos encher a cabeça com isto portanto já sabem, não gosto mesmo. Mas o Awakening acho um jogo fraco mas tolerável. Não é um FE horrível, é apenas fraco. Para quem nunca teve contacto com a série até acredito que esteja ali um belo jogo, mas eu já conhecendo a série não consigo ver ali um bom jogo.

Agora o Fates epá não me lixem lol. Parece que pegaram em tudo o que o Awakening tinha de bom, atiraram pela janela, concentraram-se no mau e tudo o que fizeram de novo foi o mais horrível dos horríveis. Não há UM personagem que se salve naquela porra, a história parece uma colecção de clichés de anime para putos, os mapas são o maior snorefest da série, reciclam personagens do Awakening (os piores, claro), têm aquela razão completamente imbecil para juntar gerações e ainda têm a lata de vender o jogo em três partes. E o pior é que aparentemente resultou... tenho mesmo muito medo para ver o que vai sair do da Switch lol. Pelo menos este Echoes serviu para ver que remakes ainda saem decentes. Pode ser que um dia façam um decente do 4, e pode ser que um dia eu vá de carro a Júpiter. :(

Se quiserem ver o melhor FE em inglês então arranjem o Blazing Sword (simplesmente "Fire Emblem" por cá, o do GBA). Se quiserem ver o melhor de longe mas que não há (oficialmente) em inglês arranjem o 4 (Seisen no Keifu/Genealogy of the Holy War) na Supaaaaah Famicom. Mudam logo de ideias sobre a qualidade dos Neo FE. :p
#11 orochi

16 de Maio, 2017, 22:33

Agora sim! Agora gostei! Um verdadeira dissertação sobre o que de bom e mau tem Awakening no qual concordo em muitos pontos. Sobre o Echoes quero acrescentar que faço tensão de o comprar mas provavelmente só o farei para o ano, sou um cado pó lento a jogar o que tenho da 3DS e ainda me falta estrear o fates que já o comprei há uns meses quando estava em promoção e depois claro estorrar o resto do guito a comprar o resto dos anexos. Eu nem percebi qual das versões é que tenho na compra digital do Fates, se calhar um gajo escolhe a versão que quer começar a jogar quando inicia o jogo e depois compra o resto. É assim?
#12 Deus ex-Machina

17 de Maio, 2017, 09:35

Uau, uma pagina inteira de analise a um tactical RPG e o foco da conversa gira todo em volta das personagens e da narrativa.

Foquem-se na jogabilidade que e' o que e' importante. O resto vem por acrescimo.
#13 Bernkastel

17 de Maio, 2017, 11:02

Deus ex-Machina
Uau, uma pagina inteira de analise a um tactical RPG e o foco da conversa gira todo em volta das personagens e da narrativa.

Foquem-se na jogabilidade que e' o que e' importante. O resto vem por acrescimo.
Já se tinha estabelecido que os Neo FE têm os piores mapas da série. :p

Nesse aspecto o FE4 ganha de longe, mas de longe mesmo. Os mapas são enormes (só o primeiro engloba logo alguns três territórios diferentes), os inimigos parecem realmente exércitos e sentes que estás mesmo no meio de uma guerra em vez de uma batalha.
#14 nuitari

17 de Maio, 2017, 20:00

O FE4 ganha de longe em quase tudo a todos os outros FE...
#15 Valoo

17 de Maio, 2017, 20:16

nuitari
O FE4 ganha de longe em quase tudo a todos os outros FE...
Podiam era fazer remake deste a seguir!

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.