icone deQuando uma promoção reduz as vendas

CRÓNICA


Quando uma promoção reduz as vendas

Por Gustavo Pereira a


GERAL
15

15 Comentários...

#1 Rony G

21 de Maio, 2017, 13:19

Outro aspecto interessante desta política é que a malta que vende os jogos após os acabar sabe que perde pouco dinheiro e com pouco mais compra um jogo novo, já se o jogo desvalorizasse para menos de metade como noutras empresas tinha que vender dois ou três jogos para comprar um.
#2 silver_ryder

21 de Maio, 2017, 13:32

A questão primordial aqui é que eu pessoalmente nunca me senti defraudado com a compra em lançamento de um jogo ou produto Nintendo, para mim isso é muito importante...!
#3 ze_samot

21 de Maio, 2017, 15:11

Eu senti-me defraudado quando vi o preço da 3DS original ser reduzido pouco tempo após o lançamento. Os jogos do programa ambassador minimizaram um pouco essa situação mas preferia ter logo pago menos no lançamento.
#4 orochi

21 de Maio, 2017, 17:55

Eu seti-me defraudado quando em 2015 após a E3 fizeram umas promoções especiais a uns jogos na 3DS e um deles era o StarFox 64, comprei-o por cerca de 33€ e um mês a seguir estava a 20€ pelo Nintendo Selects:redcard:. A Nintendo é muito boa a delapidar a carteira dos fãs, eu quero o echoes completo - que custa cerca de 100€ - daqui por 1-2 anos talvez embarque nisso!
#5 silva_carlos

21 de Maio, 2017, 18:12

Bom artigo.

Há um ponto que também é necessário ter em atenção, que passa pelo catalogo de jogos mais curto, face à concorrência.

A Nintendo sabe que quem compra as suas consola tem essa limitação e que eventualmente irão comprar jogos que nem é muito do seu interesse ou preferência, mas "não há mais nada de momento".

Na concorrência, se uma editora não descer o preço do jogo, sabe que a atenção do jogador vai para outros lados e então nunca vai vender o jogo mesmo.

Esta é uma questão interessante que debati bastante durante o meu doutoramento: monopólio Vs Mercado Livre. O que, neste caso, resulta da velha máxima: Quem compra uma consola nintendo é para jogar nintendo, quem quer jogar o resto compra outra consola. Fundamentalmente o que quero dizer é que não é possivel comparar directamente esta questão entre plataformas, quando as dinâmicas entre ambas é tão díspar.
#6 gusema

22 de Maio, 2017, 08:47

silva_carlos
Bom artigo.

Há um ponto que também é necessário ter em atenção, que passa pelo catalogo de jogos mais curto, face à concorrência.

A Nintendo sabe que quem compra as suas consola tem essa limitação e que eventualmente irão comprar jogos que nem é muito do seu interesse ou preferência, mas "não há mais nada de momento".

Na concorrência, se uma editora não descer o preço do jogo, sabe que a atenção do jogador vai para outros lados e então nunca vai vender o jogo mesmo.

Esta é uma questão interessante que debati bastante durante o meu doutoramento: monopólio Vs Mercado Livre. O que, neste caso, resulta da velha máxima: Quem compra uma consola nintendo é para jogar nintendo, quem quer jogar o resto compra outra consola. Fundamentalmente o que quero dizer é que não é possivel comparar directamente esta questão entre plataformas, quando as dinâmicas entre ambas é tão díspar.
Eu acho que esse da falta de jogos pode fazer sentido na Wii U mas na 3DS julgo que oferta jogos já é suficientemente extensa para não ser uma diferença significativa em relação à concorrência. Para além disso, caso a oferta de jogos fosse uma razão forte seria de esperar que os jogos de géneros com menos oferta (como plataformas na PS3 ou JRPG na Xbox) veriam os preços menos reduzidos que os jogos dos outros géneros o que não acho que aconteça.

No entanto, é verdade que o facto de a maior parte das pessoas que compram as consolas da Nintendo seja para jogar jogos da Nintendo confer um poder maior no que toca aos preços dos seus jogos. No entanto, isso também significa que o facto de não reduzirem os preços pode afetar as vendas das consolas visto que as pessoas têm menos vontade de comprar a consola sabendo que vão ter de pagar mais pelos jogos que querem jogar.
#7 silva_carlos

22 de Maio, 2017, 18:53

Claro que o meu comentário era relativo a consolas caseiras, pois nas portáteis também existem os grandes descontos nos jogos, ainda que esses sejam quase sempre nas empresas 3rd party. Mas lá está, eles têm essa necessidade, pois senão o interesse do jogador vai para outros titulos.

Eu, na minha actual situação socio-economica não tenho problemas com os preços praticados pela Nintendo pois sei que são jogos com grande qualidade e para todos os efeitos tenho poder de compra para isso. Mas compreendo que nem todoa sejam assim e este aspecto leva algumas pessoas a fugir das plataformas nintendo.

No fundo concordo com o artigo pois a longo prazo vou ter uma consola/jogos que somente vão valorizar, enquanto uma PS4 qualquer dia vai andar a ser vendida a 50eur no olx (salve o exagero).
#8 hukimuki

23 de Maio, 2017, 19:54

Eu compreendo e até que concordo em parte com o comentário do Silva Carlos. Os jogos da Nintendo têm qualidade? Sim certamente! Eles são caros face a situação económica das pessoas em Portugal? Sim certamente!
E é neste contexto que eu acho que como diz o Carlos, em Portugal as pessoas acabam por "fujir" das plataformas da Nintendo. Não fosse o nosso país a terra da playstation.
No meu caso (que adoro a nintendo) acabo por comprar apenas os grandes titulos de 1stparty. Outros grandes títulos de third party acabam por ser encostados para as outras consolas onde é muito mais barato (exemplo: oblivion para a switch vs oblivion na ps3). É neste aspecto que acho que a Nintendo podia fazer mais dinheiro, pois se houvesse promoções como na Ps store, certamente escolhia jogar este titulo na minha switch.
Creio também, que para a maioria dos "papás" que compram jogos para a suas crianças o preço seja o factor ou um dos factores mais importantes. A qualidade dos jogos suponho que venha lá para 2º ou 3º lugar ... Não fossemos nós ver no shopping os miúdos todos a jogarem jogos Freemium ou de 99cent. nos tlm. e tablets android...
Relativamente ao preço da "PS4 ficar a 50 euros", discordo, pq o mesmo acontece com a nintendo. Basta procurar..
É só uma opinião e vale o que vale... Espero sinceramente que um dia a Nintendo altere esta política de preços que a meu ver é prejudicial para todos.
#9 Celebi

23 de Maio, 2017, 20:51

orochi
Eu seti-me defraudado quando em 2015 após a E3 fizeram umas promoções especiais a uns jogos na 3DS e um deles era o StarFox 64, comprei-o por cerca de 33€ e um mês a seguir estava a 20€ pelo Nintendo Selects:redcard:. A Nintendo é muito boa a delapidar a carteira dos fãs, eu quero o echoes completo - que custa cerca de 100€ - daqui por 1-2 anos talvez embarque nisso!
Só custa 100€ se quiseres, tudo digital fica bem mais barato que isso.
#10 gusema

23 de Maio, 2017, 20:52

hukimuki
Creio também, que para a maioria dos "papás" que compram jogos para a suas crianças o preço seja o factor ou um dos factores mais importantes.
Aqui discordo. Acho que os país olham muito mais para o preço da consola do que para o preço dos jogos. Geralmente tentam comprar a consola mais barata e nem sequer ligam ao preço dos jogos. Depois se o jogos forem caros compram menos jogos.
#11 orochi

24 de Maio, 2017, 11:08

Celebi
Só custa 100€ se quiseres, tudo digital fica bem mais barato que isso.
Como assim!? Então se pelo o FE Awakening completo todo comprado via digital e em promo dei cerca de 60-70€ e tem menos dlc que o o FE Echoes, o qual de certeza ainda vai ter mais dlc do que os anunciados, como é que este vai ficar menos de 100€ já sem promo!?
#12 Celebi

24 de Maio, 2017, 15:04

orochi
Como assim!? Então se pelo o FE Awakening completo todo comprado via digital e em promo dei cerca de 60-70€ e tem menos dlc que o o FE Echoes, o qual de certeza ainda vai ter mais dlc do que os anunciados, como é que este vai ficar menos de 100€ já sem promo!?
Ah tu ainda queres os DLC do Echoes? Confundi com o Fates e todas as partes. Anyways o DLC do Echoes não vale o dinheiro, aviso já lol
#13 Rony G

24 de Maio, 2017, 22:01

Celebi
Ah tu ainda queres os DLC do Echoes? Confundi com o Fates e todas as partes. Anyways o DLC do Echoes não vale o dinheiro, aviso já lol
nem o dlc do echoes nem o do fates... lol
#14 orochi

24 de Maio, 2017, 22:18

Bolas o dlc do Awakening é assim tão bom comparado com esses dlc!? é que eu nem achei nada de especial, neat em promo a pagar a sério era um roubo!
#15 Celebi

25 de Maio, 2017, 20:58

orochi
Bolas o dlc do Awakening é assim tão bom comparado com esses dlc!? é que eu nem achei nada de especial, neat em promo a pagar a sério era um roubo!
Nenhum vale a pena simplesmente, mas há uns melhorzinhos que outros.

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.