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CRÓNICA


O estranho caso dos Metroidvania

Por Gustavo Pereira a


GERAL
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3 Comentários...

#1 G.E.R.M.A.N.

2 de Julho, 2017, 09:37

Aqui deduzo que te estejas a referir especificamente a títulos AAA, correto? Porque no campo indie, existem várias propostas do género de plataformas 2D que saem constantemente.

O género que caiu consideravelmente foi o dos jogos de plataformas 3D, que era provavelmente o género mais popular no início do século XXI. E isto acompanhou a extinção dos jogos baseados em filmes. Antes, saía um filme e fazia-se um joguito de plataformas baseado no mesmo. Hoje, isso já não acontece.
#2 gusema

2 de Julho, 2017, 09:59

G.E.R.M.A.N.
Aqui deduzo que te estejas a referir especificamente a títulos AAA, correto? Porque no campo indie, existem várias propostas do género de plataformas 2D que saem constantemente.
Exacto, eu no fim concluo precisamente com o papel que os indies têm nestes géneros atualmente.

G.E.R.M.A.N.
O género que caiu consideravelmente foi o dos jogos de plataformas 3D, que era provavelmente o género mais popular no início do século XXI. E isto acompanhou a extinção dos jogos baseados em filmes. Antes, saía um filme e fazia-se um joguito de plataformas baseado no mesmo. Hoje, isso já não acontece
Eu acho que em termos de grandes estúdios tanto plataformas 2D como 3D têm tido pouquíssimos lançamentos. Aliás, se excluíres a Nintendo até têm saído lançados mais 3D graças a Skylanders que todos os anos lança um. Mas de facto em termos de indies não há comparação possível. Saem 2 indies em 3D e ai uns 30 em 2D. Se tivesses que apontar uma razão seria o facto de 3D exigir um orçamento bastante maior e o facto de 2D ser mais simples e mais fácil de incluir mecánicas inovadoras.
#3 BraveBold

2 de Julho, 2017, 10:06

Penso que ainda sobrevive no campo indie precisamente porque são "obrigados" a fazer jogos com menor orçamento e porque o lucro surge com menores números de vendas e apelando muitas das vezes aos jogadores mais "retro"

Actualmente no campo dos AAA deve ser quase impossível fazer jogos deste género e que depois tenham o rendimento esperado

A Nintendo nisso tem alguma "facilidade" pois tem uma base de fans que já a acompanha desde as décadas de 80 e que espera sempre por um novo Metroid, um novo F-Zero, um novo jogo de plataformas 2D/3D, etc

Nas restantes plataformas (Sony/MS) os grandes blockbusters, que saem a um ritmo anual, não dão grande oportunidade e visibilidade a títulos deste género

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