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ANÁLISE


Sonic Mania

Por a


SWITCH
ESHOP
Nota
9
Excelente

45 Comentários...

#31 Nakah

19 de Agosto, 2017, 21:15

fabio00
@Rony G o jogo tem a longevidade que lhe quiseres dar. Esse argumento serve para qualquer jogo.
Para mim este jogo termina no momento que chegar ao fim, ou seja, entre 2 e 3 horas
Mais ou menos. Os Sonic clássicos são jogos com replay value mais elevado que um rpg de 100 horas se for preciso.

Certamente mais depresso repito um Sonic que um AC como disse o Rony.
#32 Nosferato

19 de Agosto, 2017, 21:15

Vou neste momento no Oil Ocean Zone. Ando a jogar a conta-gotas, mas tenho a certeza que já tenho pelo menos mais de cinco horas de jogo. O meu ritmo de jogo é lento, ganhei o vício a jogar rpgs. Gosto geralmente de explorar os cenários, quando eles são divertidos. Detesto plataformas de água, e tal como já disse no tópico gabo a capacidade que os tipos que desenvolveram o jogo em tornar o Hydrocity num nível ainda mais aborrecido do que já era. É que apesar do meu ritmo de jogo ser lento, detesto Sonic dentro de água. É lento, é penoso. Não gosto.
Até agora está a ser divertido. Os níveis bónus dão uma nostalgia danada e os níveis especiais são desafiantes. Confesso que ainda não me habituei à dinâmica da coisa.
Ainda sobre o preço. Confesso que me iria custar a dar os 20 euros pelo jogo, não porque o trabalho esteja mal feito, porque não é o caso. Os níveis estão de facto muito maiores e com mecânicas diferentes. A banda sonora também merece ser realçada, porque fizeram um trabalho excelente (feita por um português). Mas lá está, apesar de tudo, isto não sabe a um verdadeiro novo Sonic 2D.
Ainda bem que o jogo está a ter reações positivas e boas vendas. Pode ser que a Sega perceba que não perderia nada em voltar a tentar investir no Sonic 2D, com mecânicas e visuais dignos de não desiludirem os fãs do ouriço.
#33 Adronat

19 de Agosto, 2017, 21:19

Já paravam era de usar sempre a palavra fanboy em todas as discussões, isto descamba logo...devia levar com aquele filtro do flores.

Em relação à review/nota, está em linha com as notas que têm vindo à baila pela net fora. Fiquei um pouco desiludido em relação à questão da ponta final mais fraca, já que esse é um dos pontos que mais aprecio Sonic 3&K, o meu preferidos da série...mas não será nada de problemático.

Ansioso por o jogar estou eu, por causa do raio do atraso da versão PC. Damn youuuu :ahhh:

Rony G
Tanta discussão e ninguém fala do fundamental... O jogo talvez levasse 10 se fosse analisado por mim... E longevidade é diferente de tempo que demora a acabar uma vez. A longevidade deste jogo, para mim, é infinita... Eu ainda hoje jogo os outros Sonic é daqui a 20 anos se estiver vivo jogarei este. Eu vou acabá-lo agora uma vez com cada personagem, depois vou tentar apanhar as esmeraldas todas para ter o super Sonic e depois continuo a jogá-lo só para tentar jogar todos os milhares de caminhos alternativos do jogo.
Muito isto.
Um jogo para mim tem longevidade se der vontade de pegar nele de novo depois de ter terminado a 1ª jogatana...ainda na semana passada tive a fazer uma partidas no Power Stone na Dreamcast, um jogo de 1999. Isso é o que se chama ter replay value!

@BAlvez é normal, a malta mais "nova" foi habituada a ter milhentas de opções. Tal como nós tivemos mais em relação aos nossos pais.... E uma achega, o Sonic Forces vai custar 40 e não 60€.
#34 Nosferato

19 de Agosto, 2017, 21:37

@Adronat, xiii o Power Stone era um monstro no que toca a replay value! Porra, centenas e centenas de horas no jogo. Aquilo era um vício autêntico no que toca a combinações.
#35 Adronat

19 de Agosto, 2017, 21:54

Yep. Para mim, pound by pound, o PS1 (1 vs 1) e o PS 2 (battle royale a 4) são os melhores multiplayer que já joguei até hoje.

O Hideaki Itsuno (https://twitter.com/tomqe), diretor de ambos os Power Stone, está a trabalhar num jogo novo...vinham-me lágrimas aos olhos se anunciassem a sequela.
#36 niko_pt

19 de Agosto, 2017, 22:10

Em breve espero estar a jogar isto na Switch. Gostei da análise.
#37 jabun

19 de Agosto, 2017, 22:45

Bem agora há três tópicos com discussão sobre o Sonic Mania :O já nem sei bem onde comentar eheh

@BAlvez 100% de acordo contigo. Para mim este Sonic Mania até valia o dobro! O replay value disto é brutal. É um jogo ideal para passar dois níveis de vez em quando.
#38 manelis

20 de Agosto, 2017, 01:00

Há aqui um pormenor que não estão a ter em conta. Este tipo de sonic não tem um level design linear. Uma pessoa a jogar 2x o mesmo nivel pode muitas vezes fazer caminhos quase completamente diferentes, logo repetir isto não é o mesmo que repetir um Assassins Creed ou o Tropical Freeze como já apontaram como exemplos acima.
#39 gusema

20 de Agosto, 2017, 07:30

BAlvez
Agradeço-te a resposta @fabio00, e ela suporta a ideia que eu tenho da malta mais nova.
A ideia que eu tenho é que a "miudagem" de hoje não sabe aproveitar um jogo como a malta que começou a jogar nos anos 90 e em anos anteriores sabe, porque na altura os jogos eram caros e não duravam as horas que os jogos de hoje davam. Por causa disso, nós jogávamos o mesmo jogo vezes sem conta, fosse por gostar dele, fosse por querer terminar o jogo e ele ser difícil, querer desbloquear tudo (e na altura os segredos não estavam expostos na internet, às vezes apareciam em revistas) ou, como muitas vezes me aconteceu na SEGA Saturn, perdemos o save game e queremos voltar a ter tudo desbloqueado para quando os amigos fossem jogar lá a casa.
Já a malta mais nova, quando vejo a jogar muito tempo o mesmo jogo, esse jogo é por norma um Multi-Player Online ou um daqueles jogos sem fim que se vê nos Smart Devices. Agora jogos que têm uma história ou um fim determinado, quando a malta termina encosta-os e nem volta a pegar mais neles (e até vão logo vendê-los ou trocá-los por outros).

Com uma mentalidade assim, não vai ser possível tirar proveito de um jogo como o Sonic Mania e eu respeito porque a "miudagem" está habituada a outras coisas e têm outros "standards". Mas também têm de perceber que os videojogos mudaram muito ao longo deste tempo, hoje são equipas de centenas de pessoas a trabalhar num só jogo, antigamente uma dezena já era muito e os jogos não eram coisas baratas, eu lembro-me de dar 10 contos (50€) pela maioria dos meus jogos do Game Boy e muitos nem valiam a ponta de um chaveiro e eram jogos curtos. Por causa desta discrepância de quantidade de pessoas a trabalhar para um jogo, o valor do Sonic Mania parece-me mais que justo, e por outro lado temos o Sonic Forces que é um jogo a ser desenvolvido por uma quantidade bem maior de pessoas e esse vai ser um jogo que vai custar os típicos 60€ dos dias de hoje.

Eu só sei que estou maluco para jogar o Sonic Mania, já o tinha reservado em Junho mas tenho evitado ver vídeos e ler tópicos de discussões mais concretas sobre o jogo porque quero ser surpreendido quando o jogo sair no próximo dia 29 no PC. E quando sair, quero jogar o jogo três vezes e com cada uma das diferentes personagens porque tenho de tirar o máximo proveito do mesmo porque, pelo o que li desta e de outras análises com o mínimo de spoilers possíveis, o jogo parece estar mesmo do caraças.
Eu cresci no final dos anos 90 (sou de 96) e raramente repito um jogo depois de o terminar. Na minha infância também só tinha Pokemon para jogar no GBC e tinha uns três jogos para a PS1 e isso não fez com que hoje em dia tivesse mais vontade de repetir os jogos. O grande motivo pelo qual raramente repito um jogo é o tempo. Por entre jogos, livros, filmes, séries e outros hobbies não tenho tempo para experimentar todos os jogos que quero quanto mais repetí-los. Acho que aproveito melhor o meu tempo se tentar experimentar vários jogos (acabando-os obviamente) do que se dedicar esse mesmo tempo a apenas um jogo. Se tivesse mais tempo livre até era capaz de repetir alguns do jogos ou tentar fazer 100%.

No entanto, não acho que a longevidade seja um factor essencial quando estou a comprar um jogo. Não deixo de jogar certo jogos só por durarem 2 horas. Aliás, um dos melhores jogos da 3DS tem apenas 2 horas de duração (Gunman Clive). Óbvio que quando se está a pesar a qualidade de um jogo deve-se levar em conta a longevidade mas daí a deixar de comprar um jogo só porque dura pouco não me parece fazer muito sentido.
#40 Filipe Padrão

20 de Agosto, 2017, 09:15

fabio00
Boa análise @BAlvez
Acho que tens razão mesmo.
Quanto a jogos bons em multiplayer eu jogo várias vezes, jogos tipo Smash, Super Mario 3D World, Mario Kart, etc.
Jogos mais virados para single player é mais ou menos isso, acabo a história principal e faço os desbloqueáveis todos mas repetir o jogo é raro acontecer.
Bom assunto que trouxeste para cima da mesa :vitoria:
Bem agora percebo do que me estavas avisar , o pessoal divide se bem a falar de mascotes pelos vistos 8D
#41 niko_pt

25 de Agosto, 2017, 22:33

Ninguém anda a jogar isto? eu estou a adorar!
#42 Alex26

25 de Agosto, 2017, 23:19

Estou jogo comigo está marado.

Quando tento sair não me permite, só deixando terminar a bateria.
Não responde aos comandos quer no botão Home quer no Power.
Mais alguém?
#43 Nakah

26 de Agosto, 2017, 03:58

O jogo tem um bug que leva um bocado mais de tempo a reagir ao botão de home, mas dai a não funcionar de todo, não.
#44 Nosferato

26 de Agosto, 2017, 06:13

Terminei ontem o nível Lava Reef. Ando a jogá-lo a conta-gotas, sem motivo algum, mas continua a dar-me uma satisfação danada.
#45 Deus ex-Machina

27 de Agosto, 2017, 09:40

Alex26
Estou jogo comigo está marado.

Quando tento sair não me permite, só deixando terminar a bateria.
Não responde aos comandos quer no botão Home quer no Power.
Mais alguém?

Aconteceu algo semelhante comigo; creio que se tentares desligar a consola - pressionando o botao power por alguns segundos - o jogo como que "congela" e nao te permite sair.

Nao necessitei de esperar que a consola esgotasse a bateria pois consegui resolver apos varias tentativas de encerrar.

Por conseguinte, acho melhor primeiro encerrar a aplicacao -atraves do menu Home - e so' depois desligar a consola.

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