Notícias: Estivemos no Nintendo Post-E3 Tour 2010, podes ver todas as impressões sobre o evento aqui
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Análise FN] Tatsunoko vs Capcom: Ultimate All-Stars  (Lida 464 vezes)
Zetsu

*
Fabulous
« em: Março 01, 2010, 08:14:53 »

Plataforma: Wii
Lançamento: 29/01/10
Editora: Capcom
Produtora: 8ing
Género: Beat`em up
Jogadores: 1-2/1-4

Os milagres acontecem. Quando analisei Tatsunoko vs Capcom: Cross Generation of Heroes nunca pensei (e baseando-me nas declarações da Capcom na altura em relação ás licenças), que este viesse a ser lançado fora do território japonês. Felizmente que a voz dos jogadores se fez ouvir e a Capcom esteve longos meses à volta de licenças e estratégias, que pudessem trazer todo o esplendor da produção da 8ing ás casas dos “lutadores” de todo o mundo. O esforço ainda deu para adicionar uma mão cheia de extras, e também para retirar uma porção igual de conteúdos. Não me lembro de ver um jogo de luta que tenha sofrido tantas alterações para ser introduzido a novos mercados, como este Tatsunoko vs Capcom: Ultimate All-Stars.

Finalmente podemos jogar em todo o mundo o mais recente cross-over da Capcom.

A Capcom dispensa apresentações. Poucos devem ser aqueles que não conhecem Ryu, Chun-li, Viewtiful Joe ou Megaman, mesmo que para algumas das personagens seja a primeira vez que integram um elenco de lutadores, já todos imaginamos de antemão o tipo de ataques que vão ter. Quanto à Tatsunoko, nem que procurem nas mais profundas memórias de infância passadas à frente da TV, a maioria não se deve lembrar de mais de metade destas personagens. Ken the Eagle, Jun the Swan e Joe the Condor são os mais facilmente reconhecidos da série de animação Gatchaman (Esquadrão Águia), tirando esses, não se admirem ao darem por vocês a fazer uma pequena pesquisa sobre a origem de Ippatsuman ou Gold Lightan.

Para quem já teve a oportunidade de experimentar a versão japonesa, certamente vão ficar desiludidos pela falta de uma intro em anime, que foi agora substituída por um videoclip altamente estilizado, notando-se sem dúvida a adaptação a um mercado a quem interessa sobretudo jogar. Os próprios finais das personagens passaram a ser compostos apenas por imagens estáticas. Isto talvez se deva ao facto das vozes das personagens continuarem em japonês, e assim escusasse o investimento nas dobragens e concilia-se mais uma parceria com a UDON. Menus, selecção de personagens, galerias e outros pormenores de interface sofreram também alterações. Incluindo a transição das músicas de cada personagem que foram substituídas por temas menos "pessoais", mas ainda assim capazes.

O sistema de combate permanece praticamente inalterado.

Passando ao sistema de combate, o jogo assenta nas bases de um dos cross-overs mais populares da Capcom, Marvel vs Capcom. Escolhemos duas personagens e partimos para um festival de pancadaria. Não esperem um estilo de luta “xadrez” como o clássico Street Fighter, aqui a acção é rápida e impiedosa, onde a única salvação será a rapidez dos vossos reflexos. São utilizados três ataques, o forte, fraco e médio, assim como um botão para trocar ou chamar o nosso parceiro para um ataque extra. Como na maioria dos jogos de luta, dominar o jogo não é tarefa fácil e em Tatsunoko vs Capcom são muitos os combos para descobrir e aperfeiçoar. Começando a bater do chão, seguir para o ar, trocar de personagens a meio do combo, encadear special attacks e pelo meio ainda activar o Baroque mode.  Esta é a principal novidade do sistema de combate, uma condição que permite ao jogador sacrificar parte da sua energia para ganhar mais força de ataque. Existem pequenos ajustes em relação à versão anterior, mas no seu todo é um sistema que funciona na perfeição e não vai desiludir os amantes do género.

Os modos de jogo são os comuns nestas andanças, e vai do Arcade ao Time Attack, mas nesta versão as atenções vão para o modo online. A Capcom tem se mostrado concisa no desenvolvimento da vertente online dos seus fighters, e este não é excepção. No entanto peca em manter uma competição mais “justa” muito por culpa das obrigatoriedades que uma produção para a Wii exige. Temos à escolha quatro tipos de controlo, Wii Remote, Wii Remote + Nunchuck, Classic Controller e Gamecube Controller. Sendo Tatsunoko vs Capcom um jogo criado de raiz com base nas especificações das arcades, seria de esperar que ao ser adaptado aos principais controladores da Wii (Wii Remote e Nunchuck) resultasse num esquema simples e mais automatizado, mas que limita o desenvolvimento do jogador. Isto vem ditar novas regras e a Capcom deveria ter previsto este problema, colocando mesmo uma opção no online em que fosse possivel escolher jogar apenas contra pessoas que utilizassem um determinado esquema de controlo. Não se pode deixar ninguém de fora, mas aqueles que estão habituados a jogar os seus fighters da forma mais “clássica” podem perder a vontade de continuar a batalhar online devido a estas divergências.

O Online ficou com arestas por limar.

Para piorar a situação, encontramos muito lag mesmo jogando contra pessoas do mesmo continente, o calculo de vitorias e derrotas não é dos melhores, originando muitas perdas de conexão por falta de fair-play, e o emparelhamento de oponentes é inconstante juntando jogadores de topo com iniciantes. Isto resultou numa baixa da procura em jogar online com pessoas escolhidas aleatoriamente e passou a ser um modo que apenas funciona plenamente se for jogado com amigos. Uma outra novidade é o mini-jogo Tatsunoko vs Capcom: Ultimate All-Shooters. Na versão anterior cada personagem tinha direito a um mini-jogo próprio, nesta apenas temos um. Este é uma copia do mini-jogo original de PTX-40, mas que aqui tem mais alguns níveis, multiplayer e mais três personagens à escolha. O único senão é que o mini-jogo continua a ser apenas desfrutado em pleno se for jogado com o próprio PTX-40, as restantes personagens não encaixam tão bem no estilo shooter. Ainda assim se for jogado com os amigos consegue ser uma experiência engraçada.
Conclusão:

Tatsunoko vs Capcom: Ultimate All Stars é um dos melhores beat`em up que podem encontrar actualmente no catálogo da Wii. Ganhou cinco novas personagens, novos cenários, modo online e um mini-jogo para desfrutar com os amigos. Perdeu muito do charme que o anime concedia à versão anterior, perdeu uma panóplia de mini-jogos e deixou uma outra personagem para trás. Mas esta é a versão que temos, e no seu todo é um jogo bastante completo que não devem deixar de lado. E nunca é tarde para descobrir a Tatsunoko e os seus heróis de fatiotas carnavalescas dos anos 70.

« Última modificação: Março 01, 2010, 08:15:08 por Zetsu » Registado

O verdadeiro cantinho do jogo.
BigLord

*
Fabulous
Membro
DE FÉRIAS ATÉ SETEMBRO KTHNXBYE
« Responder #1 em: Março 02, 2010, 02:02:50 »

* BigLord espera pelo sorriso na cara do Nitori ao notar nas "Alternativas"

Boa análise. Realmente é pena pelo online, se não fosse por isso acredito que o jogo era material para um 9.0+ (independentemente do que o Nitori diga, lol)
Registado

Nitori

*
Fabulous
Lunatic Red Eyes
« Responder #2 em: Março 02, 2010, 08:09:48 »

Não tens de dizer que a tua opinião é independente do que eu penso, biflord. (´_>`)

Registado

Blue Lightning

*
Fabulous
~Cave Story~
« Responder #3 em: Março 02, 2010, 09:12:18 »

Melhor mesmo não diria, mas aceito que dá excelente competição. Pena que, sem online, não vais encontrar muitos a querer jogá-lo. Eu, por um, adorava jogar GG a sério, mas sem ninguém com quem jogar e a cena competitiva do jogo meia morta (ainda mais agora com BlazBlue e, de certa forma, Melty Blood), não me sinto muito motivado para aprender a sério o jogo.
Registado

Nitori

*
Fabulous
Lunatic Red Eyes
« Responder #4 em: Março 02, 2010, 09:58:19 »

BlazBlue concordo, que é a "sequela"... mas Melty Blood?

E mesmo que não seja um BlazBlue, é muito bom e o melhor que a Wii tem. Mas pronto, sabe-se lá porquê não meteram online.
« Última modificação: Março 02, 2010, 09:59:02 por Nitori » Registado

Blue Lightning

*
Fabulous
~Cave Story~
« Responder #5 em: Março 02, 2010, 07:53:27 »

BlazBlue concordo, que é a "sequela"... mas Melty Blood?

É um estilo bastante parecido com GG (heck, é baseado em GG), mas agora dá-se muita mais atenção a MB, especialmente porque o MBAA foi escolhido pelos jogadores como o jogo a jogar na EVO deste ano, portanto ya.

GG está meio morto =|
Registado

Nitori

*
Fabulous
Lunatic Red Eyes
« Responder #6 em: Março 02, 2010, 08:09:49 »

Pois, a fase de GG já passou... mas não deixa de ser um fighter de primeira.

Admiro-me é de terem escolhido o Actress Again para a EVO, ainda não joguei mas não deve ser assim tão diferente do Act Cadenza.
« Última modificação: Março 02, 2010, 08:10:03 por Nitori » Registado

Blue Lightning

*
Fabulous
~Cave Story~
« Responder #7 em: Março 02, 2010, 08:22:06 »

Nunca me vais apanhar a falar mal de GG, eu joguei o X2R para PC e é bastante bom, mas sem online decente e uma boa comunidade por trás, um fighter não vai muito longe.

É pena, ya, mas pronto =/
Registado

Nitori

*
Fabulous
Lunatic Red Eyes
« Responder #8 em: Março 02, 2010, 08:24:44 »

A comunidade existiu, agora mudou-se foi para o BB. :p
Registado

Blue Lightning

*
Fabulous
~Cave Story~
« Responder #9 em: Março 02, 2010, 08:32:34 »

É onde tenho querido chegar lol

Mas não os culpo de nada, BB tem um aspecto fenomenal.

Mas demasiado off-topic, lá comentar a análise Chateado
Registado

Nitori

*
Fabulous
Lunatic Red Eyes
« Responder #10 em: Março 02, 2010, 08:44:49 »

Oh, se fosse só o aspecto. :p

Pronto, calei-me.
Registado

Deus ex-Machina

*
Fabulous
Horror fan nr. 1
« Responder #11 em: Março 02, 2010, 09:03:10 »

Gostei muito das primeiras horas deste jogo. Mas não sei porquê, a determinado momento, comecei a ficar "cansado" dele...E nem 10 horas de jogo tenho, sequer. Creio que estou a ficar velho para este tipo de jogos... por pouco
Registado

Mario Hero

*
Pokébola
« Responder #12 em: Março 03, 2010, 12:39:37 »

Eu gostava de o comprar. Adoro os jogos da Capcom. O problema é que este mês tenho que comprar o Final Fantasy 13 e God of War 3. E no mês seguinte o Splinter Cell 5, não à dinheiro para tudo....Azar o meu....
Registado

Eu sou o Anti-Monitor.
Demon_in_Abyss

*
Pokébola
Life is unique, please don´t waste it
« Responder #13 em: Março 06, 2010, 11:08:35 »

não é que eu goste de jogos de luta para a wii.

mas penso que este é um bom jogo. Deixa-me cá ver
Registado
Tags:
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: