Porque foi a primeira consola que proporcionou ao jogador conseguir mover-se livremente em qualquer direcção, com rotações de 360º, num espaço virtual. A verdadeira liberdade 3D começou com a N64 e o seu revolucionário comando, que trouxe com ele novos padrões na jogabilidade e que ainda hoje se utilizam nos comandos actuais.
Não concordo nada.
A introdução do analógico é sem dúvida um marco importante mas não chega para se equiparar ao que a nes e a wii vieram fazer. A nes salvou a industria e a wii abriu sem dúvida as portas definitivamente devido ao seu interface a um novo público. O analógico no meio disto tem de ser visto como uma evolução 1.5. Se tanto. A consola é mais importante devido a um jogo do que ao seu hardware e como é hardware que estamos a falar.
A n64 redefiniu devido ao game design do mario64.
Até porque uma semana depois (mais coisa menos coisa) saiu precisamente para a Saturn um comando com analógico para jogar Nights. Apesar das diferenças, se analisarmos em especifico o hardware em si, eles não eram sticks tão diferentes em si. O que os distinguiu foi o seu uso (na N64 como standard e com Mario, na Saturn como opcional para jogar nights).
Sim, o analógico teve grande influência, mas dizer que as vantagens dessa "coisa" se sobrepõem à genialidade na altura do game design do jogo eu acho uma desvalorização do real valor do Mario64 (porque SEGA AM CRY ahahaha -- apesar do nights ter oferecido uma sensação de liberdade muito semelhante à do Mario, mas era sega, logo não presta D: ahah).
Nas consolas Nintendo a N64 foi muito importante devido ao seu stick. Mas não se equipara a uma NES ou Wii. Estas últimas são universalmente -- "disruption consoles". Até porque a Dreamcast em termos de hardware parece-me ter um conjunto de mini-revoluções que na soma das partes ultrapassam o stick da n64 -- se é que isto dá para transformar numa soma matemática. Porque, como disse, eu atribuo muito mais importância à n64 devido ao que o Mario64 veio redefinir e não diria que mais de metade dessa redefinição se deve ao stick, mas sim unica e exclusivamente ao game design 'per si'.
btw, a Dreamcast foi criada de raiz pensar no online. A pioneira de algo hoje importantíssimo (isso permitiu pela primeira vez numa consola um mmorpg na consola, voice chat, browser e veio permitir jogar quake 3 com os users do pc (ainda não percebi porque é que nos dias de hoje a M$ anda fazer alarido com esta feature para a o seu caixote, lol. Dreamcast did it like in 99)). A primeira a suportar progressive Scan por hardware, entrada vga, anti-alising, modo 16:9, câmera de vídeo (que por acaso até fazia algo parecido com o eye-toy).
anyway, que isto é nintendo e ainda me banem por estar a fazer offtopic, lol.
nes e wii - evo 2.0. n64 e seu pauzão analógico, evo 1.5. my two cents.