Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Artigo FN] O que esperar depois da Wii?  (Lida 356 vezes)
Abul_Fadl

*
Cubo Misterioso
Ver Perfil
« Responder #15 em: Novembro 01, 2008, 02:38:43 »

Porque foi a primeira consola que proporcionou ao jogador conseguir mover-se livremente em qualquer direcção, com rotações de 360º, num espaço virtual. A verdadeira liberdade 3D começou com a N64 e o seu revolucionário comando, que trouxe com ele novos padrões na jogabilidade e que ainda hoje se utilizam nos comandos actuais.

Não concordo nada.
A introdução do analógico é sem dúvida um marco importante mas não chega para se equiparar ao que a nes e a wii vieram fazer. A nes salvou a industria e a wii abriu sem dúvida as portas definitivamente devido ao seu interface a um novo público.  O analógico no meio disto tem de ser visto como uma evolução 1.5. Se tanto.  A consola é mais importante devido a um jogo do que ao seu hardware e como é hardware que estamos a falar.

A n64 redefiniu devido ao game design do mario64.
Até porque uma semana depois (mais coisa menos coisa) saiu precisamente para a Saturn um comando com analógico para jogar Nights. Apesar das diferenças, se analisarmos em especifico o hardware em si, eles não eram sticks tão diferentes em si. O que os distinguiu foi o seu uso (na N64 como standard e com Mario, na Saturn como opcional para jogar nights).

Sim, o analógico teve grande influência, mas dizer que as vantagens dessa "coisa" se sobrepõem à genialidade na altura do game design do jogo eu acho uma desvalorização do real valor do Mario64 (porque SEGA AM CRY ahahaha -- apesar do nights ter oferecido uma sensação de liberdade muito semelhante à do Mario, mas era sega, logo não presta D: ahah).

Nas consolas Nintendo a N64 foi muito importante devido ao seu stick. Mas não se equipara a uma NES ou Wii. Estas últimas são universalmente --  "disruption consoles". Até porque a Dreamcast em termos de hardware parece-me ter um conjunto de mini-revoluções que na soma das partes ultrapassam o stick da n64 -- se é que isto dá para transformar numa soma matemática. Porque, como disse, eu atribuo muito mais importância à n64 devido ao que o Mario64 veio redefinir e não diria que mais de metade dessa redefinição se deve ao stick, mas sim unica e exclusivamente ao game design 'per si'.

btw, a Dreamcast foi criada de raiz pensar no online. A pioneira de algo hoje importantíssimo (isso permitiu pela primeira vez numa consola um mmorpg na consola, voice chat, browser e veio permitir jogar quake 3 com os users do pc (ainda não percebi porque é que nos dias de hoje a M$ anda fazer alarido com esta feature para a o seu caixote, lol. Dreamcast did it like in 99)). A primeira a suportar progressive Scan por hardware, entrada vga, anti-alising, modo 16:9, câmera de vídeo (que por acaso até fazia algo parecido com o eye-toy).

anyway, que isto é nintendo e ainda me banem por estar a fazer offtopic, lol.

nes e wii - evo 2.0. n64 e seu pauzão analógico, evo 1.5. my two cents.
« Última modificação: Novembro 01, 2008, 02:40:48 por Abul_Fadl » Registado

neveda

*
Fabulous
Ver Perfil WWW
« Responder #16 em: Novembro 01, 2008, 02:41:58 »

anyway, que isto é nintendo e ainda me banem por estar a fazer offtopic, lol.

aqui ninguém é banido por trazer alguns conceitos interessantes à discussão  muahaha
Registado

BigLord

*
Fabulous
Membro
FALCON PUNCHer!
Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 02, 2008, 03:41:02 »

He's got a strong point there. Pela tua informação

*suspiro* quem me dera ter tido uma dreamcast... mas provavelmente não aproveitaria as capacidades da net dela. :O
Registado

^CLICK ME!^

Yggdrasil

*
Goomba
Ver Perfil WWW
« Responder #18 em: Dezembro 03, 2008, 01:14:38 »

Não considero a N64 uma consola revolucionária, ela faz parte da geração de 32/64 bits que começou com a 3DO em 1993. A N64 só viu a luz do dia em 1996, já depois da Saturn e da PS1 [1994] - compreendo oa utilização do adjectivo, mas ela apenas melhrou alguns aspectos que definiram aquela geração.

Acho que se utiliza demasiado a palavra "revolucionário" e a Wii é demasiado recente para já a considerarmos uma revolução - só lhe poderemos chamar revolucionária se dentro de 5 anos, o interface inaugurado em grande pela Wii se tiver tornado comum a todo o mercado. Se as sucessoras da PS3 e da XBox 360 seguirem a Wii neste aspecto e a detecção de movimentos se tornar um padrão na próxima década, aí sim, podemos dizer que a Wii revolucionou o mundo dos jogos.

Tentativas com sucesso de "revolução"

- Atari 2600 --> primeira consola de enorme sucesso comercial na história
- NES --> depois da queda da Atari, voltou a fazer dos jogos de vídeo uma actividade desejável e lucrativa
- Game Boy --> A referência para jogos portáteis
- PS1 --> primeira consola a romper o duopólio Nintendo-SEGA, conseguiu que quase todas as produtoras importantes trabalhassem para ela e teve um êxito e impacto semelhante ao que o NES teve nos anos 80

Tentativas falhadas de "revolução"

- CDi, Mega CD --> quando se pensava que Full Motion Video era o futuro e que conteúdos interactivos mas com pouca acção de jogo podiam ser apetecíveis...títulos muito mal aproveitados
- Virtual Boy --> tudo naquela coisa é um erro...
Registado

"É difícil ser religioso quando certas pessoas nunca são fulminadas por um raio."
BigLord

*
Fabulous
Membro
FALCON PUNCHer!
Ver Perfil
« Responder #19 em: Dezembro 04, 2008, 02:58:39 »

É uma revolução revoltante! XD

Eu acredito piamente que no futuro todas as consolas vão tentar aplicar as bases da Wii em termos de controlos ^^ afinal de contas, basta olhar para o sucesso da consola, não é?
Registado

^CLICK ME!^

Saikyou

*
King Shroom
Ver Perfil
« Responder #20 em: Dezembro 13, 2008, 06:46:06 »

Acho que se utiliza demasiado a palavra "revolucionário" e a Wii é demasiado recente para já a considerarmos uma revolução - só lhe poderemos chamar revolucionária se dentro de 5 anos, o interface inaugurado em grande pela Wii se tiver tornado comum a todo o mercado. Se as sucessoras da PS3 e da XBox 360 seguirem a Wii neste aspecto e a detecção de movimentos se tornar um padrão na próxima década, aí sim, podemos dizer que a Wii revolucionou o mundo dos jogos.

Revolucionário é uma forma de dizer que veio trazer algo novo ao mundo videojogavel e que se tornou padrão. A N64 trouxe o até hoje indispensável joystick analógico que até na Wii é utilizado. Até a função Rumble que foi introduzida com a N64 se tornou padrão.

Tentativas com sucesso de "revolução"

- Atari 2600 --> primeira consola de enorme sucesso comercial na história
- NES --> depois da queda da Atari, voltou a fazer dos jogos de vídeo uma actividade desejável e lucrativa
- Game Boy --> A referência para jogos portáteis
- PS1 --> primeira consola a romper o duopólio Nintendo-SEGA, conseguiu que quase todas as produtoras importantes trabalhassem para ela e teve um êxito e impacto semelhante ao que o NES teve nos anos 80

Tentativas falhadas de "revolução"

- CDi, Mega CD --> quando se pensava que Full Motion Video era o futuro e que conteúdos interactivos mas com pouca acção de jogo podiam ser apetecíveis...títulos muito mal aproveitados

Mas de realçar que no meu artigo apenas falei dentro das consolas Nintendo para vermos um padrão que pode vir a mostrar que após cada consola Nintendo que introduz algo novo costuma aparecer uma nova que aperfeiçoa o que foi introduzido pela anterior. Isto tudo, para chegar a conclusão que na sucessora da Wii apenas teremos, segundo essa lógica, uma versão melhorada do que temos na Wii.
Registado

The Last of the Saikyous
Yggdrasil

*
Goomba
Ver Perfil WWW
« Responder #21 em: Dezembro 13, 2008, 09:27:57 »

A Wii é uma consequência da prestação comercial da GameCube, a Nintendo tirou as devidas ilações e percebeu que nunca poderia ter mais sucesso comercial que a concorrência com uma consola que tentasse fazer a mesma coisa que as rivais.

Uma vez que na actual geração, a Wii não dá sinais de perder força - só no mês passado, a Wii vendeu quase 2 milhões nos EUA - parece-me que não só vai levar algum tempo para vermos a sucessora [tal como aconteceu com o NES e SNES que demoraram bastante tempo até abrir caminho às sucessoras] como esta vai ser bastante parecida com a anterior.
Registado

"É difícil ser religioso quando certas pessoas nunca são fulminadas por um raio."
ProtoKun

*
Bullet Bill
Ver Perfil
« Responder #22 em: Dezembro 24, 2008, 09:59:45 »

Por mim, a Wii continuava viva e a dar muitos pontapés até 2013-2015.

Porque ainda a vejo com muito potencial por descobrir... É que por muito que não tenha gráficos XPTO como a concorrência, ou sequer resolução HD, as pessoas ficam extremamente babadas ao ver casos como Monster Hunter 3 ou ainda o Galaxy.
Muitos polígonos e detalhes de gráficos como os da PS3 e 360 podem ser incríveis, mas uma boa equipa artística, ou de imagem em geral, consegue surpreender mesmo com "limitações" gráficas.
Registado

<< Assinatura em construcção (ou construção, seja lá o tratado que gostarem) >>
Chain

*
Fabulous
Ver Perfil
« Responder #23 em: Dezembro 26, 2008, 12:45:44 »

Claro que sim, veja-se o caso do Okami...

Mas acho que a Wii deve dar o salto para o HD lá para 2011/2012, porque depois corre o risco de ficar demasiado para trás. Por essa altura um grafismo como o da actualidade já estará muito acessível, e funcionará perfeitamente para o que se espera dos jogos. Até lá são os controlos que têm de ficar perfeitos e aptos para uma nova geração em que apenas serão reutilizados.
Registado

ProtoKun

*
Bullet Bill
Ver Perfil
« Responder #24 em: Dezembro 28, 2008, 11:35:58 »

Mas o HD não se trata de gráficos, mas sim o suporte para alta definição. O problema é que correr algo nessa resolução pede mais força por parte da consola.

Tendo em conta que ainda muita gente tem "HD Ready" e são poucos que têm o Full HD (devido aos seus preços extremamente caros), e daí eu ver esta adaptação para o HD mesmo daqui por 5 a 7 anos...

É muito como a questão 4:3 à 16:9. Durante muito tempo isso ainda se arrastou, e hoje em dia ainda é presente. Muita gente ainda corre os jogos a 4:3, mas quando adquirirem um novo televisor, irá ser um HD-Ready, enquanto os preços do Full HD não descerem.
Registado

<< Assinatura em construcção (ou construção, seja lá o tratado que gostarem) >>
Chain

*
Fabulous
Ver Perfil
« Responder #25 em: Dezembro 29, 2008, 01:08:48 »

Os preços dos televisores descem imenso todos os anos. Daqui a 2 já os Full HD estão muito acessíveis!
« Última modificação: Dezembro 29, 2008, 01:09:01 por Chain » Registado

Rony G

*
Fabulous
Ver Perfil
« Responder #26 em: Dezembro 29, 2008, 01:10:23 »

Antes disso... uma vez que os TV's de leds estão aí ao virar da esquina... e o custo de produção deles já é mais baixo que o dos LCD's...

já vi um portátil à venda com ecrã LED!!! hero
Registado

A Morte está tão segura da sua vitória que te dá uma vida inteira de avanço...
neveda

*
Fabulous
Ver Perfil WWW
« Responder #27 em: Dezembro 29, 2008, 01:10:55 »

o full HD nesta geração é uma falsa questão...

quase nenhum jogo ps3/xbox360 corre a 1080p nativos, os que chegam a essa resolução são upscaled....
Registado

hammie

*
Toad
Talk to me... toodah-too!
Ver Perfil WWW
« Responder #28 em: Janeiro 05, 2009, 03:21:35 »

o full HD nesta geração é uma falsa questão...

quase nenhum jogo ps3/xbox360 corre a 1080p nativos, os que chegam a essa resolução são upscaled....
...e matam-se em framedrops  fiu1

O HD a 720p já é bom que chegue e não vejo a nintendo saltar pros 1080p assim de uma vez. Tanto que, depois de tanta preocupação em fazer as empresas focarem-se mais no gameplay do que  na resolução das texturas e números de polígonos, seria enviar sinais contraditórios.

Citando o "Sign Painter" World of Goo
I mean, I'm glad this isn't Hi-Def or something...
« Última modificação: Janeiro 05, 2009, 03:22:16 por hammie » Registado

Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: