|
|

Fabulous
|
 |
« Responder #31 em: Janeiro 10, 2010, 10:32:29 » |
|
Deste exemplos 1st party. Quando falei do biased era para jogos 3rd party.. e tu mesmo concordas com por exemplo o Muramasa e COD4. E eu posso falar no Opoona que se tivesse o nome Dragon Quest tinha melhores notas.. mesmo o jogo tendo como inspiração o DQ e seja muito bom.
|
|
|
|
|
Registado
|
"If you don't eat your meat, you can't have any pudding! How can you have any pudding if you don't eat your meat?"
|
|
|

Pokébola
|
 |
« Responder #32 em: Janeiro 10, 2010, 10:37:16 » |
|
pois mas se vamos por opiniões pessoais é mais difícil, é mais provável que a média das notas de 100 reviews dê uma nota mais justa a um jogo do que uma simples pessoa que o jogou e decide dar certa nota... não nego a qualidade dos jogos que referi porque não joguei nenhum (chamei-lhes mediocres, é verdade, não arranjei melhor termo, mas visto que estão nos 60s, 70s são o tipo de jogos a que podemos chamar "nada mau", e continuo a achar preocupante que jogos "nada maus" sejam os melhores em certo género/categoria), o CoolMaster gosta de todos eles, o que posso fazer contra isso? se calhar há é menos pessoas que gostam de tmnt do que de street fighter IV, e quanto ás que gostam dos 2 provavelmente gostam mais de street fighter... e é assim que se tem uma ideia da dimensão da qualidade de um jogo... se há reviews muito mal feitas, fanboyismo, anti-nintendismo (xD), subornos, etc? claro que há! se a IGN é uma desgraça em reviews de jogos da wii? bem, acho que é uma desgraça em todo o tipo de reviews... não podemos é nos aproveitar disso para dizer: "bah, a wii tem grandes jogos! as reviews é que estão todas mal feitas"... Em relação ao Tales of Symphonia 2, o meu primo anda a jogar o jogo e até agora não me falou mal dele.
se tivesse a jogar dragon age: origins talvez já teria falado contigo e dito: "eh pá! que jogão!", isto muito hipoteticamente porque seria perfeitamente possível ele não gostar de dragon age e nem conheço o teu primo obviamente...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|

Fabulous
Lunatic Red Eyes
|
 |
« Responder #33 em: Janeiro 10, 2010, 10:44:52 » |
|
Mas há sites que retiram vários pontos ao jogo por este não ter gráficos a condizer com a consola (1), ou porque o analisador não se adoptou aos controlos (2), ou porque analisaram o jogo baseados em versões de teste que não são obviamente jogos completos (3). E depois nós jogamos esses jogos e damos uma risada porque afinal não é bem como eles falam.
(1) E isto é um erro? Se é feio para o que a consola pode fazer, não é nada do outro mundo tirar pontos. Também acontece com as HD. (2) Estamos a falar de médias. Se a maioria dos analistas não se adaptou aos controlos, é sinal que é capaz de haver um problemita com eles. (3) Que raio, lol. Isso não acontece com todas as consolas? Ou achas que para a Wii mandam versões alpha e para as outras são as edições de coleccionador? :p E quanto à última frase, já joguei tanto jogo com médias bem fraquinhas para a PS2 que gostei... mas consigo ver perfeitamente as suas falhas e compreendo porque é que o público geral não gosta. Vocês parece que concentram-se exclusivamente no que os jogos têm de bom, menosprezam o que há de mau e exigem que tenha notas tão altas como os melhores jogos da concorrência. E não reparam que existem jogos Wii com médias tão ou mais altas que os melhores jogos da concorrência. Quais são eles? Os heavy hitters da Nintendo. Vais-me dizer que só eu é que noto um fosso de qualidade enorme entre esses jogos e a brutal maioria do resto dos jogos da Wii? Jogaste algum jogo este ano que se aproxime do Galaxy? Do MP Trilogy? O que acontece nas HD é que na volta não há muitos jogos que atinjam o brilhantismo de um Galaxy... mas todos os anos saem montes deles que andam ali na zona que na Wii é um fosso: a zona entre o bom e o muito bom. Enquanto a Wii tem o genial... e depois quase que salta para o bom e abaixo tirando uma dúzia de jogos. É esta a minha visão das coisas. Acho que faz bem mais sentido que simplesmente dizer que "os media odeiam a Wii". Que razões teriam para isso, a Wii matou-lhes o cão? Coolmaster, para mim o Muramasa é um dos poucos que fica no excelente junto com os jogos da Nintendo e o Reflex anda no deserto que é o muito bom. Já do Opoona não sou a pessoa certa para falar, que acho Dragon Quest intragável.
|
|
|
|
« Última modificação: Janeiro 10, 2010, 10:46:18 por Nitori »
|
Registado
|
|
|
|

Fabulous
|
 |
« Responder #34 em: Janeiro 10, 2010, 10:54:02 » |
|
o CoolMaster gosta de todos eles, o que posso fazer contra isso? se calhar há é menos pessoas que gostam de tmnt do que de street fighter IV, e quanto ás que gostam dos 2 provavelmente gostam mais de street fighter... e é assim que se tem uma ideia da dimensão da qualidade de um jogo...
A questão é que o gosto pessoal tem que se afastar um bocado. Existem componentes nos jogos que têm e devem ser analisadas objectivamente. O som, gráficos, progressão, gameplay, controlos e qualidade da narrativa é algo objectivo! É óbvio que depois entra a questão pessoal, mas como já disse nunca poderá ser decisiva entre um 6 e um 9. No caso do Cursed Mountain, não é dificil: - gráficos: 8 - história: 9 - jogabilidade/controlos: 7 - som: 9.5 - originalidade (caso isto seja relevante): 8.5 Sob uma perspectiva objectiva consigo-te dizer que é um jogo facilmente para 8... depois iria adicionar 0.5 ou 1 ponto pelo facto de eu ter gostado... ou então manter o 8 por achar que é a nota mais adequada, que é.
|
|
|
|
|
Registado
|
"If you don't eat your meat, you can't have any pudding! How can you have any pudding if you don't eat your meat?"
|
|
|

Fabulous
Lunatic Red Eyes
|
 |
« Responder #35 em: Janeiro 10, 2010, 11:06:05 » |
|
No caso do Cursed Mountain, não é dificil: - gráficos: 8 - história: 9 - jogabilidade/controlos: 7 - som: 9.5 - originalidade (caso isto seja relevante): 8.5 Certamente que compreendes que mesmo que aches que estás a ser completamente objectivo, esses valores não são a verdade absoluta por onde todas as análises deviam começar. E se eu fosse a outro lado e visse um gajo a dizer que estava a ser objectivo só que a dar cincos a tudo? Ou a outro ainda que dava dez a tudo? Opiniões, mestre cool, opiniões. Pega-se nas dos portais mais prestigiados e faz-se uma média. Não podes simplesmente chegar aqui e dizer que os outros não estão a ser objectivos porque as pontuações deles não vão de encontro ao que tu achas que o jogo merece.
|
|
|
|
« Última modificação: Janeiro 10, 2010, 11:06:51 por Nitori »
|
Registado
|
|
|
|
|
|

Fabulous
Horror fan nr. 1
|
 |
« Responder #37 em: Janeiro 10, 2010, 11:14:20 » |
|
Muito bom, parabéns! Bem, e quanto ao aspecto do artigo, gostaram? Acham que devíamos incluir texto numa próxima edição? Deixem o vosso feedback neste ponto, porque é igualmente importante.
Acho que o texto inserido está bastante ajustado: é curto e fácil de ler, introduzindo logo os leitores para aquilo que importa: as classificações. Talvez fosse giro incluir um pequeno e curto texto acerca de runner-ups. Jogos como Boy and His Blob, Klonoa e afins não mereciam passar despercebido. Por isso, um pequeno comentário final acerca destas outras pérolas era capaz de ser bem-vindo. Quanto aos classificados, concordo com as escolhas feitas. TMNT é brutal em modo multiplayer, e o Cursed Mountain tem uma das melhores componentes sonoras que eu já vi. Depois de ver os vencedores, creio que o artigo vem muito mais em conta com a opinião dos jogadores, do que propriamente com o que foi dito por reviews profissionais. Por exemplo, a grande maioria das reviews criticou o CoDMW:R e no entanto basta andar um pouco por tópicos internacionais acerca do jogo, que encontramos uma multidão de gamers a indicar esse jogo como uma maravilhosa experiência na Wii. A meu ver, aquilo que está mal, é que as reviews deveriam tentar focar-se mais no factor diversão que um videojogo dá ao gamer. A esta altura do campeonato, acho que todos nós já descobrimos que aquilo que mais importa num jogo é mesmo o factor diversão que ele proporciona. Mas pronto. É apenas a minha opinião. Se há falta de qualidade na Wii? Sim, talvez. No entanto, ainda existe um bom catálogo de pérolas que permite manter a consola viva e de saúde.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|

Fabulous
|
 |
« Responder #38 em: Janeiro 10, 2010, 11:15:20 » |
|
A partir do momento em que o Metacritic tem média de 67% e encontras quase 20 reviews acima de 75% e 13 abaixo de 60% em que 8 são 50% e uma delas é 30% sim... a média da maior parte é completamente estragada por estes 10 reviews. No mais alto tens 82, no mais baixo 30... não me podes dizer que é gosto. E quanto a objectividade, se fores objectivo consegues analisar aqueles pontos sem olhares a gostos pessoais. Depois podes é meter mais 1 ou tirar menos 1. Enquanto um diz: Despite those issues, there is no question that Cursed Mountain is not only one of the finest titles currently available for the Wii, it's a welcome detour from the well-worn survival horror path that so many developers seem only too happy to tread.
Dá 80. O de 30 diz: Cursed Mountain is awfully ugly, poorly designed and almost unable to create any fear at all, making it a frighteningly bad horror game.
Que não tem nada a ver... Depois os user reviews (não falo do score) têm todos 8 e 9...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|

Fabulous
Lunatic Red Eyes
|
 |
« Responder #39 em: Janeiro 10, 2010, 11:33:52 » |
|
Razão pela qual não me guio pelas pontuações de A, B ou C. Cada um tem a sua opinião e gostos.
E se não concordas com elas, acho que fazes muito bem. Mas isso é uma coisa, dizer que os analistas têm dois pesos e duas medidas para a Wii e para as outras porque odeiam a Wii é outra. E se um desses sites publicasse agora um artigo "saicu dá notas demasiado altas aos jogos Wii porque não os sabe analisar e porque gosta demasiado da Wii"? :p No mais alto tens 82, no mais baixo 30... não me podes dizer que é gosto. Se não é gosto é o quê? Imagina que o gajo que deu 30 publicava a sua análise primeiro. O do 80 acabava a sua, mas quando ia publicar vê que alguém deu 30. O que é que ele fazia, pensava "épa, isto está aqui uma diferença dos diabos! Se calhar estou errado e tenho de dar uma nota um bocado mais baixa!" e lá ia ele cortar pontos apesar de não corresponder ao que achou do jogo? A "objectividade" não é um selo que colocamos numa opinião pessoal para a meter num pedestal acima das dos demais. Nem dá mais peso a uma opinião de uma pessoa que não consiga ter um ponto de vista objectivo. Também não é um cadeado que tranca a opinião geral sobre um jogo num valor qualquer e depois só podemos andar uns pontitos para cima ou uns para baixo. Eu considero-me bastante objectivo no que toca a avaliar jogos. Mas não penso que a minha opinião tenha mais valor que a de outro membro qualquer que não o seja. Pegando no exemplo do Brawl (e não acredito que estou a falar disto outra vez de livre vontade), em termos de jogabilidade não lhe dava mais que um 3 ou 4, e estou a ser completamente objectivo... porque não consigo ver qualidade na jogabilidade. Depois do outro lado temos os que adoram o jogo e que acham que eu estou maluco. Como tu e qualquer outro moderador já tiveram a oportunidade de comprovar, estou certo, já muito discutimos sobre isto... e ficámos na mesma, porque objectivo ou não, não podes impor a tua opinião à de outra pessoa. As análises dos leitores seguem a mesma linha. São outras opiniões a que os sites nos dão acesso. Sendo objectivas ou não, a única coisa que as separa das do analista do site é não serem "a oficial". Bottom line: com objectividade ou sem ela, não há " uma opinião certa". O mais aproximado que tens disso são sites como o Metacritic ou o Gamerankings que fazem médias... mas claro que são médias feitas a partir dos ditos profissionais e não representam necessariamente a opinião do público geral.
|
|
|
|
« Última modificação: Janeiro 10, 2010, 11:35:35 por Nitori »
|
Registado
|
|
|
|

Fabulous
|
 |
« Responder #40 em: Janeiro 11, 2010, 12:00:22 » |
|
Pá, é obvio que eu compreendo que exista subjectividade... mas uma coisa tem que ser analisada o mais objectivamente possivel. Certo que deste o exemplo do brawl e se calhar até tens razão que não é jogabilidade de 10 como muitos fazem querer passar...
Posto isto e pelo que disseste achas normal uns darem 10 outros 5, mas não achas anormal esta disparidade toda acontecer muito na Wii que acaba por baixar as médias dos jogos?
E qual é a tua resposta a quem avalia o Super Mario Galaxy a nível gráfico como fraco porque não é super mega realista? As técnicas gráficas, os pormenores gráficos e em certa parte a arte tem que ser avaliada de forma objectiva. Pela tua perspectiva parece-me que achas que esta pessoa tem toda a razão de dizer isto, já que é a sua opinião... no entanto é óbvio que esta errado por todo o aparato técnico a nível gráfico do jogo, mesmo sendo cartoon.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|

Fabulous
Lunatic Red Eyes
|
 |
« Responder #41 em: Janeiro 11, 2010, 12:12:05 » |
|
E qual é a tua resposta a quem avalia o Super Mario Galaxy a nível gráfico como fraco porque não é super mega realista? As técnicas gráficas, os pormenores gráficos e em certa parte a arte tem que ser avaliada de forma objectiva. Pela tua perspectiva parece-me que achas que esta pessoa tem toda a razão de dizer isto, já que é a sua opinião... no entanto é óbvio que esta errado por todo o aparato técnico a nível gráfico do jogo, mesmo sendo cartoon. Existem pessoas que achem o Galaxy fraco a nível gráfico? Não me lembro de nenhum portal que tenha dito tal coisa... se estiveres a falar de análises de leitores, é bom lembrar que há as fiáveis, há as não tão fiáveis e há os putos a dar 0 aos "jogos da oposição" porque os inimigos deram aos seus. Se estás a falar mesmo de um analista... não, não posso dizer que a opinião dele esteja errada. Porque sentido estético também é uma questão de opinião. Mas posso dizer que não me parece que uma pessoa com esse critério tenha vocação para ser analista profissional ou mesmo semi-profissional. Mas lá está, no caso do Galaxy quem não gosta do aspecto é completamente abafado pela esmagadora maioria que acha o jogo muito belo. Como disse, não há aqui certo ou errado, há apenas um lado para o qual a balança pende. No exemplo que deste é fácil ver que lado é esse. O que não quer dizer que toda a gente tenha de achar o jogo bonito. Tal como o saicu não se deixa influenciar por uma média de análises baixa, também há quem faça o contrário.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|

Pokébola
|