Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

FNintendo  |  Artigos & Análises  |  Artigos  |  Crónicas (Moderador: Rony G)  |  [No Meu Tempo é Que Era!] Crónica 4: O que falhou na 64?
Páginas: [1] 2 3 ... 7   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [No Meu Tempo é Que Era!] Crónica 4: O que falhou na 64?  (Lida 1545 vezes)
Ricky
  Masculino
*
Goomba
« em: Novembro 18, 2009, 11:23:01 »

Crónica 4: O que falhou na 64?

Tem-se falado bastante no facto da Wii estar um pouco abaixo das mais directas concorrentes em termos de hardware, o que poderá vir a prejudicar a sua competitividade e posição no mercado a longo-prazo. Quer-se uma Wii em HD, com DVDs maiores, com maior capacidade, que dê para ver filmes, com um online melhor, e que, em todos os aspectos seja igual à PS3 e à X360, só que branca.
Ora, decidi pensar um pouco neste aspecto e relacioná-lo com a época do jogo que ando a jogar nos últimos dias, o Zelda: Ocarina of Time, definido pela crítica como O Melhor Jogo da Vida (juntamente com o Final Fantasy VII) e apesar de as revistas de videojogos todos os meses atribuirem este tipo de títulos a um jogo diferente (lembram-se quando o GameOver no espaço de 5 meses definiu nada mais, nada menos que 12 "Jogos do Ano"?). Enfim, o facto de nunca ter terminado o Ocarina of Time tem-me dado montes de problemas sociais e as pessoas olham-me de lado, na escola gozam comigo e chamam-me nomes, os meus avós não sabem o que me hão de fazer, e como fã da série, não vou querer que os meus futuros filhos tenham vergonha do seu pai.
A Nintendo 64 trouxe uma revolução e uma grande aposta tecnológica para a sua época. Marcava a transição dos jogos com sprites (2D) para modelos e polígonos (3D), permitia um multiplayer até 4 jogadores, um comando com botões suficientes para encher um guarda-fato, cores para todos os gostos e feitios, franchises de sucesso, enfim, tinha tudo para dominar em grande a geração de consolas.

A quantidade de botões no comando permite competir com o seu homónimo da televisão.

Espera um momento... Que é aquilo ali em cima? Não, a Nintendo, em 1997, não deciciu investir em cassetes para uma consola! A concorrência directa, a Playstation e a Sega Saturn, ambos colocados no mercado antes da Nintendo 64, optaram pelo CD-Rom. A cassete apresentava como vantagem única o menor tempo de espera, no entanto, perante o elevadíssimo custo de produção (quem se lembra de ver jogos da Nintendo 64 a chegar aos 18.000$00 = 90 euros?), e uma capacidade bastante inferior levaram a ser um factor crucial para que as third-parties "abandonassem" a 64, que passou a ser principalmente suportada pela Nintendo, conforme podia.
Perante o gigantesco sucesso da Playstation, e a Nintendo 64, precedida pela SNES ter tido expectativas demasiado elevadas, não as ter acomapnhado, levou a que a 64 se considerasse uma "consola falhada".
Parcialmente concordo com esta afirmação, a Nintendo 64 podia ter um leque bastante reduzido de jogos, mas entre estes estavam títulos dignos de 10/10 pela imprensa especializada; devia-se focar um pouco nestes quando se toca a considerar a 64.

Actualmente, critica-se um pouco a Wii por "não estar a seguir o mesmo caminho das outras" e, até agora, tem-se revelado um sucesso, graças a um novo público-alvo, o jogador casual, que não foi tão considerado pelo merchadising Nintendo 64. Podendo-se mesmo verificar isso nas campanhas de publicidade "agressiva" e focada no jogador hardcore da Nintendo 64, desde o primeiro slogan "Get N, or get out!" ao spot americano do Ocarina of Time "Will you save the girl? Or will you play like one?". Nesta geração, esse público (que desde então se tem revelado decisivo para tornar uma consola um sucesso de vendas) foi aproveitado pela Playstation.

Assim se consta que, pela positiva ou pela negativa, não é o avanço gráfico que torna uma consola um sucesso.

Zelda. Só para homens hardcore de barba rija!

O catálogo da Nintendo 64 foi, portanto, praticamente composto pela própria Nintendo, um pouco - cada vez menos, à semelhança da Wii. Ainda assim, não implica que a 64 não tenha bons jogos. Super Mario 64, foi considerado um jogo revolucionário para a indústria, pela forma como o 3D foi desenvolvido, os dois Legend of Zelda, Ocarina of Time e Majora's Mask (dos melhores da série até aos dias de hoje), spin-offs do Mario como Paper Mario, Mario Tennis e Mario Party, o regresso de algumas séries da SNES como F-Zero X e StarFox 64, os Pokemon Stadium e, last but not least, Super Smash Bros. que pegou num conceito inovador e colocar as personagens mais conhecidas da Nintendo e colocá-las à bulha; ou Banjo-Kazooie, ou Conker, recentemente "transferidos" para a Microsoft, entre outras pérolas que tiveram menos destaque.

Nota: Mario não teve 63 jogos até 1996.

Concluindo, a opção da cassete como formato de jogo tornou-se o primeiro ponto a tornar um projecto interessante numa consola que não atingiu as suas expectativas, mas que mesmo assim contou com jogos marcantes para a época que definitivamente merecem a sua atenção.

Bem, deixem agora os vossos pareceres. Tiveram uma 64? Eram capazes de comprar uma? Que títulos destacam. Qual a vossa comparação entre esta consola e as concorrentes próximas?
« Última modificação: Novembro 18, 2009, 11:44:55 por Ricky » Registado

Nitori
  Masculino
*
Fabulous
Baden Baden RAPE
« Responder #1 em: Novembro 18, 2009, 11:28:19 »

Falhou nos cartuchos, o que afastou a maior parte dos devs, falhando assim no lineup. Teve qualidade mas não teve quantidade, enquanto a Playstation tinha ambas.
Registado

Backloggery [x] Random loli [x] Animulist [x]
Não perguntem porque é que tenho nicks diferentes em todo o lado.
Rony G
  Masculino
*
Fabulous
O olho que tudo vê
« Responder #2 em: Novembro 18, 2009, 11:32:28 »

verdade... mas repara que o paralelismo está muito bem pensado... nesta geração os jogos million sellers das third partyes estão a ir para a consola mais potente em vez de irem para a mais massificada com a desculpa da sua potência... mas nessa geração os jogos million sellers third parties iam para a consola mais fraca em termos de potência somente porque era a mais massificada... Deixa-me cá ver

e em resposta à questão final, sempre quis uma N64... nunca tive dinheiro para uma exactamente por os jogos custarem 18 contos... comprei uma há duas semanas... hohohohoho
Registado

A Morte está tão segura da sua vitória que te dá uma vida inteira de avanço...
spiderganza
  Masculino
*
Bullet Bill
MARQUIS IN SPADES
« Responder #3 em: Novembro 18, 2009, 11:34:25 »

Nunca tive uma 64 nem tou a pensar vir a ter, mas espero vir a jogar os jogos a partir da Virtual Console.

E como já dizeram, os cartuchos não foram de todo uma boa opção.
Registado
Ricky
  Masculino
*
Goomba
« Responder #4 em: Novembro 18, 2009, 11:35:59 »

e em resposta à questão final, sempre quis uma N64... nunca tive dinheiro para uma exactamente por os jogos custarem 18 contos... comprei uma há duas semanas... hohohohoho
E satisfeito?

Estou a ponderar fazer o mesmo, depois de comprar uma NES. No ano passado comprei uma SNES, quando tiver uma biblioteca de jogos que considere saudável passo para a NES.
Registado

Nitori
  Masculino
*
Fabulous
Baden Baden RAPE
« Responder #5 em: Novembro 18, 2009, 11:37:17 »

Mas esta geração está a ser muito diferente da geração Sat/PS/64. A Wii é líder de mercado porque quase que criou todo um novo mercado para si. Nem todas as third parties estão a apostar nesse mercado, e como tal pode-se dizer que as três consolas estão a ter um desempenho satisfatório. Não se pode dizer que haja uma em que as third parties estejam a apostar a todo o gás, está dividido de forma praticamente igual entre as três.
Registado

iKE
  Masculino
*
Bullet Bill
Ah carai!
« Responder #6 em: Novembro 18, 2009, 11:38:17 »

Falta de apoios de 3rd parties. Foi o que foi. Fora a Rare pouco mais tinha a Nintendo que puxasse qualidade para a consola.
Mas muito melhor que a Sony, a Nintendo tinha uma excelente first party. Mas foi um total overkill. Só superado pelo da seguinte geração.
Não tão mau se considerarmos os lucros obtidos pela Nintendo nessa altura, e visto que continuaram a ter uma brand enorme (segura principalmente pelo império do game boy), o panorama não foi nada mau.
Registado

Rony G
  Masculino
*
Fabulous
O olho que tudo vê
« Responder #7 em: Novembro 18, 2009, 11:40:05 »

Vocês dizem que não foram boa opção... mas lembram-se dos loadings dos jogos na saturn e na PSX??? DAMN!!! na N64 não existiam pura e simplesmente...

Vejam quanto ocupavam os jogos da PSX e da Saturno... se lhes excluissem as músicas em formato digital eram minúsculos, e cabiam perfeitamente num cartucho... o único lado negativo era o de serem extremamente caros... mas só o eram porque as outras consolas não optaram por eles também, caso o tivessem feito com a massificação os cartuchos tornar-se-iam baratos!

Agora, a grande questão que vez a N64 ir pelo barranco abaixo foi o simples facto de não dar para ser pirateável, ao passo que a PSX foi a primeira consola largamente pirateável!!!

@Ricky por enquanto estou satisfeito... faltam-me é comprar umas quantas pérolas que apenas testei em emuladores

@Nitori, tal como se vê no vídeo do Ricky, a N64 também era dirigida aos jogadores tradicionais, ao passo que a PSX foi a consola que desbravou novos territórios e foi buscar um público próprio mais casual.. tal e qual a Wii o fez nesta geração!!!
Registado

Nitori
  Masculino
*
Fabulous
Baden Baden RAPE
« Responder #8 em: Novembro 18, 2009, 11:41:31 »

Fosse dirigida a quem fosse, o lineup pecou por escasso.
Registado

Rony G
  Masculino
*
Fabulous
O olho que tudo vê
« Responder #9 em: Novembro 18, 2009, 11:45:06 »

isso é verdade... mas apesar de ser curto era extremamente bom!!! e duvido muito que quem a possuia tenha tido oportunidade de acabar todos os jogos com mais de nove que foram ter à consola...

BTW - esta foi a consola que mais jogos 10/10 teve... ou já alguma a passou??? em proporção para a quantidade total foi certamente!
Registado

Nitori
  Masculino
*
Fabulous
Baden Baden RAPE
« Responder #10 em: Novembro 18, 2009, 11:48:15 »

Sei lá... 10/10 onde? Ou estás a falar de jogos AAA? Para mim tanto a PS2 como a SNES a batem nesse capítulo, têm tanta qualidade como a N64 mas também têm muito mais quantidade.
Registado

iKE
  Masculino
*
Bullet Bill
Ah carai!
« Responder #11 em: Novembro 18, 2009, 11:49:00 »

Fosse dirigida a quem fosse, o lineup pecou por escasso.

Teve alguns dos melhores jogos da época e vendeu bem muitos deles. SE pecou pelo escasso é porque a Nintendo não fez mais para puxar as produtoras para a consola. Mas penso que ser escasso ou não seja subjectivo? Ainda há pouco tempo neste forum já falamos disso e penso que muitos users discordam. lol

Rony, a Sat era das que melhor se pirateava. Não é só por aí.
Registado

Rony G
  Masculino
*
Fabulous
O olho que tudo vê
« Responder #12 em: Novembro 18, 2009, 11:50:11 »

em qualquer lado pá... estou a falar de jogos que pelo menos uma revista/programa de TV lhes tenha dado nota máxima!

jogos AAA podem nunca ter tido uma nota máxima em lado nenhum e ter-se mantido sempre na casa dos 9,5... por exemplo.
Registado

Nitori
  Masculino
*
Fabulous
Baden Baden RAPE
« Responder #13 em: Novembro 18, 2009, 11:52:49 »

Lol mas isso notas máximas vais ali ao site do Jaquim Zarolho que se calhar deu 10/10 ao Big Rigs e não quer dizer que passe a entrar nessas contas. Isso é muito subjectivo. Qualquer jogo AAA leva uma nota máxima num site qualquer hoje em dia.
Registado

Rony G
  Masculino
*
Fabulous
O olho que tudo vê
« Responder #14 em: Novembro 18, 2009, 11:56:02 »

hoje em dia até te dou razão... mas não te esqueças que naquela altura não era bem assim... lembro-me bem que o mario 64 foi o jogo que fez com que muitas revistas atribuíssem um 10 pela primeira vez!!!
Registado

Tags: retro  retrogrado  ricky  nintendo  64  super mario  zelda  ocarina of time 
Páginas: [1] 2 3 ... 7   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: