Que história é essa do Smeargle?
Basicamente o gajo que ganhou o mundial (por mundial entenda-se EUA + Japão :P ) há dois anos atrás apanhou tudo de surpresa com uma equipa Trick Room, constituída por um Bronzong, um Smeargle em nível 1, um Snorlax e um Metagross.
Considerando que o nível máximo era 50, ver um Pokémon em nível 1 decerto que parece má ideia à primeira vista. No entanto, este Smeargle tinha o ataque Fake Out (ataque que só funciona se for utilizado no primeiro turno que o Pokémon utilizador entra em campo, mas garante que o adversário fique "flinched" e não faça nada nesse turno, exceptuando se tiver a habilidade Inner Focus) e o objecto Focus Sash (se o Pokémon tiver a vida cheia e levar com um ataque que o faria desmaiar, fica com 1 de vida em vez de desmaiar, em troca do Focus Sash). O outro inicial, o Bronzong, tinha o Trick Room (ataque que altera o campo de modo a que os Pokémons mais lentos se movam primeiro dentro da mesma prioridade durante 5 turnos).
Basicamente no primeiro turno o Smeargle fazia Fake Out a um Pokémon. Como o adversário só atacava com um Pokémon, este nunca conseguia desmaiar o Smeargle, devido ao Focus Sash. Neste mesmo turno o Bronzong usava o Trick Room. Como o Smeargle estava a nível 1, a sua velocidade, comparada com Pokémons em nível 50, era, logicamente, muito mais baixa, logo, com o campo sob o efeito do Trick Room, o Smeargle atacaria em primeiro.
Depois o Smeargle tinha o Endeavor (ataque que coloca a vida do adversário com o mesmo valor que a do utilizador, se o adversário tiver mais vida que o utilizador) e o Dark Void (ataque que coloca ambos os adversários a dormir, com 80% de precisão, bem melhor que o Spore em "double battles" :P )... Dependendo da vontade do treinador, poderia primeiro ordenar o Smeargle por ambos os adversários a dormir, ou então partir logo para o ataque. Em nível 1, mesmo que não tenha sido atacado, o Smeargle terá pouca vida, logo os adversários perderiam quase a vida toda com o Endeavor. Com pouca vida, o adversário tornava-se alvo fácil para o Bronzong acabar com ele, geralmente com o Gyro Ball (ataque que será tão mais forte quanto a lentidão do Pokémon que o usa em relação ao adversário... não que interesse muito para limpar 12 HP :P ).
O resto diria que seria uma equipa Trick Room usual. O Bronzong e o Snorlax têm velocidade muito baixa e o Metagross tem velocidade mediana. No caso de ser necessário, o Snorlax e o Metagross poderiam entrar em campo. Eles já são fortes, mas a equipa em questão tinha o Belly Drum (põe o ataque a +6, ou seja, +300% do valor inicial, a custo de metade da vida) e um Sitrus Berry (recupera 25% da vida ao Pokémon que o tiver se este chegar a 50% da vida ou menos) no Snorlax e o Psych Up no Metagross (copia subidas e descidas de stats do alvo) para copiar o +6 em ataque do Snorlax. Como devem adivinhar, enfrentar tais bichos não era muito divertido :P ...
Acho que posso dizer sem me enganar que esta foi a equipa (e talvez a utilização do Focus Sash em geral) que mostrou a toda a gente o quão importante ataques com prioridade eram neste "metagame" (metajogo em português? :P ). E foi de tal sucesso que houve muita gente a imitá-la no ano passado (às vezes com algumas variações, como por exemplo o Dusknoir em vez do Bronzong) e outra tanta gente a fazer equipas para destruir esta estratégia.
tl;dr
O Smeargle é giro :P ...
(Se calhar passar esta discussão para outra zona era melhor mas deixaste me mesmo interessado)
Acho que pode ficar aqui neste tópico, afinal estamos a falar de Pokémon e o torneio este ano será com estas versões.