
ARTIGO
Conferência E3 Nintendo 2009 - Lição Aprendida?
Por Ivan Lopes a
É do conhecimento geral que a conferência da Nintendo na E3 de 2008 roçou o medíocre com anúncios totalmente banais, e com uma apresentadora que na sua estreia fez questão de deixar um profundo sentimento de ódio em todos os que visionaram a dita conferência. Em tom algo jocoso, a IGN entrevistou Cammie Dunaway durante a apresentação da DSi no mercado americano. Quando questionada acerca da postura que ia adoptar para a conferência deste ano, Cammie respondeu algo irritada que não iria fazer-se de mãe ou de coitadinha, e que iria estar presente em 2009 apenas para falar de jogos. Um bom presságio! Foi de facto a própria Nintendo quem tomou iniciativa em pedir desculpas publicamente por se ter focado demasiado no lado casual da comunidade Wii, deixando grande parte dos jogadores hardcore sem qualquer tipo de revelação surpreendente, o que provocou uma sensação de abandono em muitos desses mesmos jogadores. No final da conferência de 2008, Iwata e Miyamoto viram-se de alguma forma obrigados a confirmar o desenvolvimento de um novo Zelda, Mario e de Pikmin 3 para acalmar os ânimos dos fãs mais irados. Entretanto, a Nintendo de alguma forma tentou-se redimir com vários anúncios mais sonantes da TGS 2008 e na GDC 2009, onde foram revelados alguns títulos muito cativantes, bem como novos updates ao firmware e serviços Nintendo disponíveis. A companhia conseguiu sem dúvida alguma voltar ao caminho do qual não deveria ter saído, pelo que agora se espera que continue nesse trilho para esta conferência de 2009. Em seguida são apresentadas as expectativas para este ano que certamente são desejadas por milhares de fãs. Damos uma clara evidência à Wii pois é o seu catálogo que neste momento está mais desfasado e que muito certamente terá mais atenção da Nintendo.
Mario - a sequela do melhor jogo de plataformas desta geração
Super Mário Galaxy é visto como o melhor jogo Wii lançado até à data, com um grafismo fabuloso e um uso exímio da gravidade para trazer uma experiência completamente inovadora aos jogos de plataformas. Logo, é perfeitamente natural que uma sequela esteja a ser aguardada com muita expectativa por todos os possuidores Wii. De facto, a própria Nintendo confirmou o ano passado que a equipa de produção de Mário já se encontra a trabalhar num novo jogo, no entanto, dificilmente será anunciado nesta E3 já que Galaxy saiu há nem sequer 2 anos, período extremamente curto tendo em conta que apenas vimos um jogo do famoso canalizador na Nintendo 64 e na Gamecube. Mas as probabilidades estão sempre lá.
Zelda - a revelação mais aguardada
Zelda é muito provavelmente a franchise mais desejada pelos fãs Nintendo. As aventuras de Link há muito que acompanham as consolas Nintendo e são sempre títulos de excelente qualidade capazes de renovar a sua legião de fãs lançamento após lançamento. Zelda: Twilight Princess foi lançado no inicio do tempo de vida da Wii, mas é do conhecimento geral que se trata de um projecto Gamecube que foi posteriormente aproveitado para acompanhar o lançamento da nova consola da Nintendo. Portanto, ainda está para sair um jogo Zelda exclusivo Wii, e que melhor altura para o mostrar senão nesta era Wii Motion Plus em que estamos prestes a entrar. O acessório possui tremendas potencialidades e poderá dar aquele toque especial aos duelos de espadas de Zelda, trazendo uma mecânica totalmente inovadora ao franchise. A ser anunciado na conferência da Nintendo, este seria sem dúvida o ponto mais alto.
Sin and Punishment 2 - impulsionador de vendas
Tendo sido anunciado na TGS 2008 para a segunda metade do ano, Sin and Punishment 2 não mais foi demonstrado a partir dessa data, onde também já só haviam sido reveladas um par de imagens. Iwata confidenciou muito recentemente que a Nintendo iria apresentar uma série de títulos na E3 capazes de impulsionar as vendas de hardware para este segundo semestre de 2009, e Sin and Punishment 2 insere-se facilmente nessa categoria de jogos importantes. Como tem sido mantido em segredo, este projecto a cargo da Treasure poderá finalmente ser verdadeiramente revelado na E3 deste ano.
Pikmin 3 - o 3º capítulo do aclamado franchise
Foi no final da conferência da Nintendo de 2008 que Iwata se viu obrigado a confidenciar em público que Pikmin 3 se encontrava em produção. A ausência do jogo na feira do ano passado pode-se ter devido ao estado verde que a produção de Pikmin 3 poderia estar a passar, mas 1 ano de trabalho depois, é muito provável que a Nintendo finalmente revele o terceiro jogo desta franchise que tem vindo a ser introduzida no mercado Wii através das versões New Play Control!!.
F-Zero Wii - o regresso da alta velocidade
F-Zero é um jogo de culto para a maioria dos fãs de corridas, e a versão Gamecube deixou todos os entusiastas por velocidade maravilhados. Não demorou muito até começarem os pedidos para uma sequela, que poderá encontrar-se em produção. Talvez F-Zero não seja lançado este ano porque Excitebots saiu na América há relativamente pouco tempo, e seria muito estranho ver a Nintendo lançar dois jogos com a mesma base num período tão curto. De qualquer das formas, poderemos ter mais informações quanto ao desenvolvimento de F-Zero para a Wii.
Kid Icarus - o projecto eterno
Já na E3 do ano passado corriam rumores de que o jogo de Kid Icarus seria revelado naquela edição da feira pelas mãos da Factor 5. Porém, a companhia enfrentou uma grave crise financeira que muito provavelmente afectou o processo de produção deste exclusivo Nintendo. Depois da aparição deste personagem no Super Smash Bros., não se tem falado noutra coisa senão do seu regresso às consolas caseiras da companhia nipónica. Será desta?
Kirby - o reaparecimento da bolinha rosa
Há umas semanas atrás, surgiu na internet uma listagem de jogos planeados para este ano pela Nintendo, e um jogo do Kirby fazia parte dessa lista. Tendo em conta que Kirby viu o seu jogo Gamecube ser cancelado, não seria de admirar que o projecto tivesse sido empurrado para um futuro lançamento na Wii. É muito provável que a mascote cor-de-rosa da Nintendo venha a surgir na E3 deste ano, o que seria mais um ponto a favor na conferência.
Retro Studios e o seu projecto secreto
Veio recentemente à baila que a Retro Studios, companhia a cargo da trilogia Metroid Prime, está a trabalhar num jogo para a Nintendo que não da série Metroid. De momento ainda muito pouco se sabe mas espera-se que esse jogo seja efectivamente revelado na conferência da Nintendo. Tendo em conta que a própria Nintendo anunciou Metroid Prime Trilogy, também proveniente da Retro Studios, cerca de 2 semanas antes do inicio da feira, é de imaginar que a companhia tenha uma carta na manga, e que esse anuncio seja ainda superior ao pack Metroid Prime que por si só já seria um grande anuncio a usar na conferência. Se a Nintendo preferiu queimar essa oportunidade, é porque algo em grande deverá estar para chegar.
Camelot e Golden Sun
Ambos os jogos Golden Sun para Game Boy Advance são considerados como uns dos melhores RPGs alguma vez feitos, mas desde o lançamento do segundo jogo, a Camelot não mais avançou com a saga. Porém, circulam rumores de que a companhia tem trabalhado num novo capítulo. A apresentação de um terceiro Golden Sun seria recebido de muito bom agrado por todos os fãs e espera-se que o anuncio seja feito para a Nintendo Wii, consola que tem clara falta de jogos do género.
Exclusivos DSi
O novo modelo da consola portátil DS já está no mercado há alguns meses, mas ainda possui muito pouco conteúdo exclusivo. A Nintendo com certeza estará a planear alguns jogos que aproveitem as potencialidades da DSi ao máximo, de forma a incentivar os consumidores a adquirirem esta nova portátil, mesmo que já possuam a DS Lite. Essas inovações poderão passar pelo uso das câmaras, ou até do hardware que é ligeiramente superior às anteriores versões da DS. Possivelmente o novo jogo de Zelda, Spirit Tracks, já poderá ser demonstrado de uma forma mais completa na conferência, revelando também este uso das potencialidades que acabamos de referir.