
ANÁLISE
Minecraft: Story Mode - The Complete Adventure
História de blocos.
Por Nuno Nêveda a
A Telltale Games passou praticamente ao lado da Wii U (como aconteceu com muitas outras produtoras), apenas apostando no lançamento da primeira temporada completa do Minecraft: Story Mode. Contudo, o conceito e sucesso comercial da Nintendo Switch parecem ser decisivos para a mudança de planos da conhecida produtora para as plataformas Nintendo. Primeiro lançou uma nova adaptação dessa mesma temporada de Minecraft: Story Mode (agora analisado) e em breve chegam Batman e Guardians of the Galaxy.
Minecraft: Story Mode - The Complete Adventure, como o próprio nome indica, representa a primeira temporada desta aventura na sua plenitude. É o pacote completo com todos os episódios lançados. Do episódio 1 ou episódio 8, pode-se contar com todos eles neste jogo. Mas de que trata Minecraft: Story Mode? Praticamente todos conhecem Minecraft e o seu universo construído em blocos, contudo tem uma lacuna (se é que se pode afirmar isso) que é a ausência de um enredo estruturado. Este Story Mode corrige isso com o toque típico da Telltale Games. Portanto estamos perante uma aventura "point and click" episódica, em que se apanham itens, resolvem-se pequenos puzzles e conversa-se com várias personagens, tendo várias escolhas disponíveis que influenciam o desenrolar da história, embora sem serem realmente fracturantes. Uma espécie de liberdade ilusória.Aqui assume-se a pele de Jesse, que embarca numa perigosa missão até ao final e mais além, com uma equipa de amigos ao lado e uma terra atormentada a precisar de heróis. Em termos de história, a progressão pelos diferentes episódios e a evolução das personagens é satisfatória, algumas delas transmitem o carisma necessário para agarrar o jogador durante a maior parte do tempo, havendo um toque de humor, nomeadamente com o porco de estimação, de nome Reuben. Cada episódio tem a extensão típica dos jogos de Telltale Games, em que cada um dura entre trinta minutos a pouco mais de uma hora. No geral a aventura tem bons desenvolvimentos, embora com altos e baixos ao longo dos episódios. Parece estar longe do nível atingido pela primeira temporada de The Walking Dead e sobretudo Tales from the Borderlands.
Um dos problemas recorrentes nas produções da Telltale Games está na performance do motor de jogo. Graficamente as coisas são bastante simples, com um visual claramente inspirado em Minecraft. Desse ponto de vista a apresentação funciona bem mas a fluidez deixa algo a desejar em determinados momentos, com quebras momentâneas e um ou outro erro visual. O que volta a surgir é o uso e abuso dos QTE ("quick time events"). São uma constante ao longo da aventura e por vezes revelam alguma inconsistência. Tanto se pode falhar vários e nada acontecer, como falhar apenas um e é morte garantida. Sonoramente as interpretações vocais são dignas de nota, protagonizadas por um excelente trabalho do elenco de actores. A música por outro lado é rapidamente ignorada.
Conclusão
A primeira temporada de Minecraft: Story Mode é bastante agradável. É uma aventura ao estilo a que a Telltale habituou os jogadores, com pouca jogabilidade e um foco maior na história. Oferece um enredo simples mas interessante, com pitadas certas de humor. Mesmo quem não gosta de Minecraft pode encontrar aqui um jogo a ter em conta. E cá esperamos pela segunda temporada, que já se encontra disponível noutras plataformas.
O melhor
- História interessante com humor à mistura
- Excelente trabalho vocal dos actores
O pior
- Jogabilidade passiva
- Algumas quebras de fluidez e erros ocasionais
Nota: Esta análise foi efectuada com base em versão física final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ecoplay.