
Há uns meses atrás a ACIDplanet lançou um concurso de música à escala mundial, onde os fã de The Conduit teriam de compor e enviar um remix que poderia eventualmente ser inserido na OST do jogo. Shiryu, membro do nosso forum e comunidade, foi o único português a participar e conseguiu colocar o nosso país no pódio com um fantástico segundo lugar, graças à sua participação com o CD tributo Conduitism. Lugar esse que vai acabar por lhe garantir a entrada do seu tema, Sky High ASE Mix, na OST oficial de The Conduit.
Tema vencedor: Sky High ASE Mix
Podem conhecer a música do Shiryu aqui
Trantando-se de um feito assinalável por parte de um membro nosso, a FNintendo teve o previlégio de entrevistar Shiryu para ficar a saber as suas primeiras reacções e conhecer um pouco melhor o seu trabalho.
-Há quanto tempo compões música?
Complicado de responder. Quando era muito miúdo, os meus pais ofereceram-me um órgão da Yamaha (PC-100 de 1982) que lia pautas magnéticas e os livros do "Solfejo Mágico". A partir daí, foi aprender sozinho pois era bastante divertido. Ler pautas é que era chato, então tocava tudo de ouvido (fazia batota, pois claro). Passado uns anos, cometeram o grave erro de terem posto cá em casa um Sinclair ZX Spectrum 48k. Como podem imaginar, o Spectrum e o Yamaha competiam pelo meu tempo livre dentro de casa, e o Spectrum ganhou... mas em1990, depois de fazer mais de um ano de choradinho, os abençoados senhores meus pais lá me compraram um Commodore Amiga 500. Muito mais do que uma máquina de jogos, foi de facto primeiro computador que apresentava uma arquitectura próxima dos PCs actuais, ou seja, tinha circuitos dedicados em vez de um processador para fazer tudo. Para além dos gráficos, as músicas que saiam dos jogos eram impressionantes. Tive de andar a descobrir como é que eles faziam coisas daquelas e foi assim que descobri os "trackers", ainda hoje bastante populares pelo mundo WWW. O Amiga mudou a minha vida, foi o melhor computador que tive até hoje. Sem ele, não haveria "Shiryu Music" certamente. Comecei a despertar especial atenção à música nos vídeo jogos dai por diante, nomeadamente no GameBoy, naSuper Nintendo e Megadrive, os chamados "chiptunes". Eram composições verdadeiramente incríveis, tendo em conta as limitações do hardware da altura. Claro que nesses eu não podia fazer música, mas tudo mudou depois de ter comprado 'WipeOut' na Playstation (uma grande influência musical ainda hoje) e ter o meu primeiro PC. Os meus PCs ao longo do tempo sempre foram o meu estúdio de som (e nao só) predilecto, sendo que actualmente o meu portátil desempenha essas funções, sendo ele um disparate de poderio de processamento. Realmente demos saltos tecnológicos bastante significativos nas últimas duas décadas. Assim sendo, à falta de uma precisão quantitativa, é melhor dizer que faço música desde que existo.
-Porque é que decidiste participar neste concurso?
Li a notícia no "Go Nintendo" e fiquei curioso. Apressei-me a vir colocá-la aqui no FNintendo, mas infelizmente foi completamente ignorada. Parece-me que 'o povo' estava mais interessado em escrever disparates sobre "The Conduit" e a discutir o sexo dos anjos do que de facto participar nele. Se por acaso notaram a minha ausência de discussões activas do fórum, agora ficaram a saber porquê. Foi pena, acabei por ir representar Portugal sozinho contra dezenas de outros concorrentes e centenas de remixes diferentes. Dizerem que não sabem fazer música não é grande desculpa, uma vez que as ferramentas estavam disponíveis gratuitamente com tutoriais para as usar no site oficial do concurso. Alias, nem era pedido conhecimento musical, podiam simplesmente agarrar nos 'loops' disponibilizados pela HVSpara fazerem um remix vosso. Preferiram andar a falar mal de um jogo que ninguém tinha jogado ainda, enfim... acreditem quem perderam uma excelente oportunidade de criarem algo engraçado e divertido. Aliás, diverti-me tanto que acabei por entrar com oito remixes no concurso, tendo feito assim o meu último CD "Conduitism" como tributo ao jogo e à HVS. Portanto, participei pelo desafio e diversão mas, e porque não, levar o nome de Portugal lá para fora. Afinal, somos tanto ou mais apaixonados pelos video jogos que qualquer outra nação dos três principais mercados mundiais.
-O que te inspirou para a criação deste tema, "Sky High ASE Mix"?
O nome diz tudo, "The Conduit (Sky High ASE Mix)", estava completamente ganzado na altura! Ok, isto é mentira e rumor espalhado por mim, porque "Winners Don't Use Drugs". Mas lá que estava com uma overdose de Jelly Beans estava... comecei a música sentado com o meu portátil no "el Corte Inglés" enquanto ingeria Jelly Beans à parva. Já tinha decidido que iria fazer algo deste género, mas assim que descobri aquelas guitarradas pseudo Pink-Floydperdidas pelas minhas colectâneas de 'soundpools', a música foi construída em torno delas. Acabou-se a bateria do portátil depois de hora e meia e tive de vir a correr para casa acabar a música antes que as ideias me fugissem da cabeça. Foi a minha oitava entrada no concurso, e quem me segue no Twitter sabe que eu ia deixar o CD ficar com apenas seis! Ainda bem que decidi fazer mais duas... senão esta entrevista nem se estaria a realizar.
-Numa palavra, como descreverias a emoção que sentes neste momento por entrares na OST oficial do The Conduit?
Supresa! Não estava à espera de ganhar nada, já estava feliz por ter feito um CD em tributo ao jogo. Recebi o e-Mail enquanto me mentalizava que iria ficar até tarde numa sexta-feira no expediente. Acho que os meus colegas devem ter pensado que fiquei maluquinho de vez devido ao excesso de trabalho. Muito se anda a passar em torno do meu pequeno 'hobby' ultimamente, coisas que não posso divulgar por estas bandas (ainda!). Obrigado pelo "tempo de antena", continuem o bom trabalho.