
ANÁLISE
Marble It Up!
O jogo dos berlindes.
Por Diogo Caeiro a
Um novo jogo da série Super Monkey Ball dificilmente verá a luz do dia nas consolas actuais mas isso não foi impeditivo da produtora (também ela de nome Marble It Up!) para desenvolver a sua própria visão de um estilo de jogo que rareia nos dias de hoje. Substituindo um macaco numa bola transparente por um berlinde, Marble It Up! é certamente uma experiência curta mas divertida e sem igual no catálogo digital da Nintendo Switch.
O conceito é extremamente simples, colocando o jogador no controlo de um berlinde que tem de atravessar vários níveis no menor tempo possível, evitando obstáculos e fazendo uso de mecânicas e "power-ups". Movimentar o berlinde é muito satisfatório graças a um sistema muito bem implementado, o que acaba por nunca tornar Marble It Up! numa experiência frustrante, independentemente do número de vezes necessário para concluir determinada etapa. Desta forma, mesmo os jogadores menos experientes conseguem completar a maioria do jogo sem grandes dificuldades, visto o factor sorte ser practicamente inexistente no jogo. Foi ainda implementado um sistema de "checkpoints" para os níveis mais longos, que apesar de não retirar tempo ao relógio concede muita acessibilidade ao jogo. Mesmo assim, vão ser precisas várias tentativas para se interpretar cada um dos quarenta níveis aqui disponíveis e descobrir qual a melhor forma de os atravessar em tempo recorde, tempo esse que se pode comparar com os dos amigos e o resto do mundo. Por vezes chegar à meta não chega, vai ser necessário apanhar um determinado número de objectos ao longo do nível para o poder terminar.Visualmente é bastante apelativo, colorido no qual as componentes de cada nível são facilmente discerníveis pelo jogador, que juntamente com a perspectiva pela qual se observa o berlinde, este nunca sai do foco principal. A banda sonora é igualmente interessante e atraente, com um ar retro que acomoda perfeitamente o tipo de experiência que Marble It Up! pretende proporcionar.
O maior contratempo do jogo deriva do seu parco conteúdo, apenas quarenta níveis diferentes, muitos deles bastante curtos dada a natureza do jogo. Existem ainda desbloqueáveis que correspondem a aparências diferentes para o berlinde, mas que em nada impactuam a jogabilidade, o que fará com que a maioria dos jogadores não tenha grande interesse nelas desde logo. Trata-se de um jogo competente e bastante divertido enquanto dura, mas tendo em conta o preço de venda e a sua longevidade depender da vontade do jogador de repetir algum nível específico vezes incontáveis numa tentativa de melhorar a sua marca, o que comparativamente aos melhores títulos do género acaba por fazer deste um jogo menos atraente.
Conclusão
Marble It Up! é no seu núcleo um jogo divertido que vai cativar todos os que vêem valor em repetir vezes sem conta os mesmos níveis de forma a atingir a melhor marca possível. Para os jogadores menos experientes, o preço de venda e o parco conteúdo tornam uma recomendação para esse público mais difícil.
O melhor
- Visuais interessantes
- Mecânicas variadas
- Jogabilidade simples e divertida
O pior
- Conteúdo reduzido
- Pouco atraente para os menos experientes
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Sandbox Strategies.