
ANÁLISE
Deru - The Art of Cooperation
Arte abstrata.
Por André Reis a
Entre os muitos jogos de "puzzles" que se encontram no catálogo da Nintendo Switch, Deru: The Art of Cooperation pode não ser o nome mais fácil de identificar, mas é um título que merece reconhecimento pelo seu desenho e mecânicas de jogabilidade.
Em Deru, os "puzzles" são feitos à base de atravessar faixas a preto e branco com duas peças e vão exigir capacidade de visualização e de posicionamento espacial de forma a que o jogador chegue ao fim de cada nível. A peça preta bloqueia tudo o que for branco e é destruída a tocar em algo da mesma cor; com a peça branca passa-se o inverso. Isto faz de Deru um jogo extremamente divertido e que se torna mais complexo de jogar à medida que se avança.Se a solo o jogador vai ter de controlar duas peças em simultâneo, onde Deru: The Art of Cooperation sobressai está precisamente indicado no nome: o jogo é uma experiência muito mais rica quando jogado a dois. Se a um jogador, o grau de complexidade imposto nos níveis mais avançados aumenta exponencialmente, a dois a história é outra. Graças ao entendimento possível entre dois jogadores, a cooperação entre eles permite atingir os objectivos e ainda protegerem-se um ao outro, de forma a que ambos cheguem ao final do nível, o que faz de Deru uma excelente experiência de cooperação. O ambiente minimalista e banda sonora contribuem para fazer do jogo um exercício relaxante, a menos, claro, que o jogador esteja em estado de desespero para encontrar a solução para um "puzzle".
Conclusão
Deru: The Art of Cooperation é um dos melhores jogos cooperativos na Nintendo Switch e atinge o seu zénite quando jogado a dois. Um jogo minimalista no seu ambiente e apresentação mas com uma complexidade no seu desenho dos "puzzles" que vai desafiar até os maiores entusiastas do género.
O melhor
- "Puzzles" desafiantes
- Ambiente visual minimalista
O pior
- Alguns problemas obrigam a recomeçar níveis
- A solo não é tão divertido
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ink Kit.