
ARTIGO
Apresentação de Modern Warfare 3
Por Ivan Lopes a
A série Call of Duty tem ganho cada vez mais protagonismo, batendo sucessivos recordes de vendas a cada novo lançamento. Nos dias que correm, causando grande impacto junto dos fãs, é das séries mais importantes no panorama dos videojogos.
Em vésperas da chegada do terceiro capítulo Modern Warfare, a Ecoplay convidou o FNintendo e outros meios de comunicação social para a apresentação do novíssimo título. Com ponto de encontro marcado para Sete Rios, em frente ao Jardim Zoológico de Lisboa, daí partiu a comitiva a caminho do local da apresentação, um velho armazém abandonado.
Quando estávamos sentados nos lugares para assistir à apresentação, acontece o “inesperado”...
Um grupo de terroristas toma de assalto o edifício exigindo uma mala com o jogo Modern Warfare 3. O cenário estava negro, mas rapidamente surgem os Comandos portugueses que abatem os inimigos e evacuam a sala em sobressalto. Lá tivemos de ser transportados nos jipes do exército a alta velocidade para fugir deste perigo. Dessa forma fomos colocados rapidamente em local seguro e finalmente a postos para conhecer as novidades presentes em Call of Duty: Modern Warfare 3.
A campanha é uma continuação directa de MW2 e promete fechar a trilogia com chave de ouro. A narrativa abrange uma escala global, com o conflito espalhado por diversos países. Estamos em plena Terceira Guerra Mundial! Os cenários retratam Nova Iorque, Paris, Londres, Hamburgo e outras cidades com cicatrizes profundas desta guerra, graças à sua acção fortemente explosiva, como de resto se pode ver nos diferentes vídeos disponíveis.
Foi ainda possível ver a totalidade do primeiro nível, que começa dentro de água, com um plano de sabotagem de um submarino. Depois surgem explosões e mais explosões ao bom estilo Call of Duty.
Obviamente que em CoD o mais importante é a oferta multijogador, e nesse aspecto Modern Warfare 3 vai agradar a todos os fãs, aumentando ainda mais o seu potencial. As redes sociais serão o elemento a ter em conta e todos os modos multijogador surgem renovados. Existem 16 mapas no primeiro dia e dois novos modos de jogo. Um desses modos chama-se Kill Confirm, em que recolhemos as tags dos inimigos abatidos. Aqui ganha quem mais recolher. No outro, Team Defender, vence a equipa que melhor souber defender.
De volta está o modo Spec Ops, em que os jogadores poderão realizar missões específicas ou participar em missões de sobrevivência nos 16 mapas disponíveis do modo multijogador, quer a solo, quer em modo cooperativo.
Para aprofundar mais a experiência, estará disponível logo no dia de lançamento o Elite, um serviço com componente grátis que engloba estatísticas pormenorizadas, serviço directo para publicação de vídeos no Youtube e dicas para os menos afortunados. Já a componente Premium exige uma subscrição disponível por €49,99 anuais para acesso a armas específicas, sistema de criação de clãs e até à Elite TV, onde ficam disponíveis conteúdos criados pelos próprios fãs de jogo. Mas o maior trunfo do Call of Duty Elite é oferecer os DLC’s que serão lançados durante 2012. Tentador, no mínimo!
Infelizmente não foram revelados detalhes das versões Wii e DS. Apenas se sabe que o Call of Duty Elite não estará presente nas consolas Nintendo e que o lançamento em território nacional das duas versões está marcado para dia 18 de Novembro. Após o fim da apresentação foi ainda possível vermos algum do equipamento usado pelos Comandos.
Sem dúvida que Call of Duty: Modern Warfare 3 vai ter enorme sucesso. Preparem-se, pois esta guerra promete ser implacável. E está quase a começar!