
CRÓNICA
A sorte que actualmente temos de ter tanto por onde escolher
Uma vasta selecção de produtos.
Por Tiago Marafona a
Vivemos o melhor momento para o consumo de videojogos. Nunca antes tivemos tanta oferta com preços para todos e com tantas possibilidades e formas para as poder vivenciar. A oferta disponível actualmente é vastíssima e a informação que a acompanha é imensa.
As consolas portáteis, os dispositivos móveis, os computadores, as consolas domésticas e mais recentemente, os serviços de "streaming", todas estas opções permitem que se encontre uma quantidade impressionante de jogos disponível no mercado e de acesso simples e rápido, sejam jogos clássicos de outras gerações ou jogos mais recentes.
Neste momento a dor de cabeça já não é onde e como jogar. A dor de cabeça agora passa pela falta de tempo, pela escolha da plataforma e pela falta de concentração perante as resmas de jogos e opções disponíveis. A dispersão de atenção é de tal forma que só as grandes produções conseguem ter capacidade de garantir aos jogadores uma imersão completa ao nível da experiência. E as promoções e descidas de preço cada vez mais significativas também não dão espaço para respirar no momento da valorização do investimento.Para os apreciadores dos clássicos e jogos de outras gerações nunca foi tão simples comprar e jogar seja o que for. Temos muita sorte de viver este momento e temos sorte de assistir à chegada de réplicas de consolas clássicas adaptadas ao presente. O que antigamente poderia ser complicado de se adquirir é hoje algo que se pode fazer numa questão de minutos graças às plataformas digitais, que brindam os jogadores mais interessados em experiências nostálgicas com promoções que emocionam quem gastou horas de trabalho para ganhar o seu rendimento. E como se já não bastassem as plataformas digitais, temos ainda as cadeias de lojas, algumas integralmente dedicadas aos videojogos, bem como os sites de leilões e as lojas digitais que já enviam para todo o mundo. Até os envios se tornaram mais rápidos e os negócios mais transparentes e seguros.
Os problemas dos jogadores tornaram-se tão simples que fariam rir ou chorar qualquer jovem “nerd” que viesse agora dos anos 1990. É tão bom viver este período.