
ANTEVISÃO
Olimpíadas segundo Mario e Sonic
Estreia da competição olímpica na Nintendo Switch.
Por João Dias a
Como tem sido habitual desde 2008, sempre que se realizam Jogos Olímpicos Mario e Sonic (e respectivos amigos e conhecidos) regressam para um jogo de eventos baseados em modalidades olímpicas. A menos de um ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 vai ser o sexto jogo na série e a estreia da competição olímpica entre Mario e Sonic na Nintendo Switch.
Na demo disponível na Gamescom foi possível experimentar cinco eventos bastante diferentes: 110 metros barreiras, karaté, arco & flecha, surf e skate, todos eles com esquemas de controlo totalmente diferentes - a versão final vai contar com aproximadamente vinte eventos. Se o karaté é semelhante a um jogo de luta extremamente simples e baseado em pontos, com controlos convencionais e movimentos que consistem em murro, pontapé, projecção e defesa, os outros eventos são mais exigentes no que diz respeito aos movimentos.Nos 110 metros barreiras vai ser preciso agitar os dois Joy-Con para correr e pressionar o botão no momento certo para saltar a barreira; no arco e flecha é necessário simular o gesto de puxar a corda do arco para trás com um Joy-Con, enquanto o outro aponta para o alvo; já o skate e surf vão exigir movimentos da parte de um Joy-Con que orienta a direcção em que se movem o skate e a prancha, bem como carregar no botão "A" no momento certo para relizar acrobacias e combos e se no caso do skate a aprendizagem é imediata, no caso do surf vai ser preciso um pouco mais de habituação, devido ao desfasamento entre o movimento do Joy-Con e o movimento da personagem no ecrã.
Entre as personagens disponíveis no jogo final (que serão aproximadamente vinte, encontravam-se seis à escolha nesta demo. Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 parece reunir todas as condções para repetir o sucesso dos seus predecessores e chega à Nintendo Switch no início de Novembro de 2019.
Expectativa