
ANTEVISÃO
A última expansão de Shovel Knight
A maior e mais espetacular campanha a solo até à data.
Por João Dias a
A série Shovel Knight tornou-se num dos nomes mais queridos dos últimos cinco anos e entrou rapidamente para o top de preferências de jogos de inspiração retro – é talvez a idealização perfeita sobre como retrospectivamente falando, muitos jogos da era 8-bit deveriam ter sido. Nesta expansão conhecida como King of Cards o jogador vai encarnar King Knight com a sua armadura dourada neste “spin off” que além da jogabilidade de título de plataformas típica da série, conta ainda com um modo adicional: um jogo de cartas (fazendo jus ao título) onde se enfrentam vários adversários numa ordem crescente de dificuldade.
A secção de plataformas continua a fazer o que Shovel Knight faz de melhor – uma experiência divertida, cheia de movimento, com acções que saem com naturalidade e que representam um verdadeiro manual de instruções sobre como deve funcionar um jogo de plataformas 2D em de inspiração retro. King Knight conta com movimentos onde se inclui uma carga horizontal que pode ser executada quer ele se encontre numa superfície, quer no ar e que permite aceder a pontos demasiado altos através de uma série de movimentos bem encadeados.Como o título deste episódio indica, o jogo de cartas, conhecido aqui como Joustus, é a grande novidade presente nesta quarta campanha de Shovel Knight. Se o conceito é relativamente simples, esta componente tem potencial para preencher muito tempo de jogo à medida que o nível de dificuldade cresce e o espaço ocupado pelas cartas também. A mesa de jogo encontra-se dividida em espaços quadrados, um deles com uma pedra preciosa (de início, já que à medida que o jogo avança as mesas tornam-se maiores e com mais espaços a ocupar). O objectivo é colocar uma carta nesse espaço com a pedra preciosa, algo que apenas pode ser feito indirectamente ao empurrar outra carta nessa direcção. A cada turno joga-se uma carta, cada uma com uma propriedade de empurrar uma carta vizinha em determinada direcção: algumas podem mover a carta que se encontra por baixo, outras podem mover a que se encontra do lado direito, algumas permitem mover cartas em várias direcções, etc. mas apenas uma em cada turno. Vai ser necessária alguma dose de raciocínio para poder ocupar os alvos em cada mesa de jogo – é até possível chegar a um ponto onde o jogador dá a vitória ao adversário empurrando a carta daquele para o alvo...e o oposto também.
Ao vencer cada adversário ganham-se fundos e cartas novas que podem depois ser usadas nos desafios seguintes. Trata-se de um jogo que é simples mas que facilmente se pode tornar em algo capaz de dominar as sessões de jogo deste King of Cards. Sem uma data de lançamento definida, este quarto episódio da série Shovel Knight deverá chegar à Nintendo Switch no mês de Dezembro de 2019.
Expectativa