icone deJogos mais vendidos na eShop da Nintendo Switch em Setembro 2019

NOTÍCIA


Jogos mais vendidos na eShop da Nintendo Switch em Setembro 2019

Remake de Link's Awakening em destaque.

SWITCH
ESHOP

Por Nuno Nêveda a


13

Nuno Nêveda, Redactor Chefe

Fã de hábitos alimentares saudáveis, consta que implementou dietas rigorosas aos colegas de equipa. Quando não anda atrás de uma balança, costuma implorar por um novo F-Zero. E quem lhe tira uma partida de FIFA, tira-lhe tudo.

13 Comentários...

#1 Sessilu

3 de Outubro, 2019, 09:04

O Star Wars ainda conseguiu marcar presença? Assim estamos a falar!
#2 G.E.R.M.A.N.

3 de Outubro, 2019, 09:08

Como é que o Dragon Quest não entra no top? :(
#3 neveda

3 de Outubro, 2019, 09:09

Saiu já no fim de Setembro e entretanto apareceram as promoções. Dragon Quest também é um port de uma série que nunca foi um mega hit na Europa.
#4 G.E.R.M.A.N.

3 de Outubro, 2019, 09:16

Foi uma pergunta retórica, mais para destacar o mau gosto desta gente :(

Mas acho que as vendas físicas devem ser melhor que isto, os grandes fãs da série são da velha guarda e gostam ainda das suas cópias em formato físico.
#5 neveda

3 de Outubro, 2019, 09:22

Nem sei. No UK ficou fora da top 10 na primeira semana. Não sei como esteve noutros países europeus.
#6 G.E.R.M.A.N.

3 de Outubro, 2019, 09:29

Pois, UK e JRPGs é tipo água e azeite, estou a contar com o bom gosto dos franceses e alemães :p
#7 BAlvez

3 de Outubro, 2019, 10:19

O top de vendas do Reino Unido vale o que vale. O normal é o FIFA estar em Top 1 meses a fio e no top 10 o resto do ano, o Call of Duty também e de resto entram os exclusivos da PlayStation. Como este ano os exclusivos da Sony são poucos, até estou para ver quais serão os jogos mais vendidos de 2019.
#8 Bacx

3 de Outubro, 2019, 15:16

G.E.R.M.A.N.
Pois, UK e JRPGs é tipo água e azeite, estou a contar com o bom gosto dos franceses e alemães :p
Melhor é contares com o bom gosto do franceses e espanhóis. Na nossa vizinha maior parte dos exclusivos Nintendo, especialmente aqueles mais conotados com a cultura japonesa, vendem igual ou melhor que no UK que é tradicionalmente um mercado muito maior. Por exemplo o Link's Awakening vendeu melhor e o Astral Chain penso que também.
#9 Blair

3 de Outubro, 2019, 15:45

@Bacx tens dados que corroborem que o mercado espanhol seja maior que o inglês?
#10 Bacx

3 de Outubro, 2019, 16:09

@Blair O mercado não é maior, estou a dizer é que para jogos japoneses, especialmente Nintendo, as vendas são por norma melhores ou semelhantes. Em geral o mercado UK é muito maior, mas o consumidor inglês é bastante menos receptivo às plataformas Nintendo e a jogos japoneses.

Resultados em Espanha da semana da Link's Awakening: https://vandal.elespanol.com/notici...cerca-de-50000-unidades-vendidas-en-su-debut/

Resultado em Inglaterra da mesma semana: https://www.gamesindustry.biz/artic...-awakening-topples-borderlands-3-in-uk-charts
A data ai não tem unidades mas com as percentagem dadas aí e dados antigos é possível calcular um intervalo de unidades: https://www.resetera.com/threads/pal-charts-week-37-2019.141724/post-24775337


Resultados em Espanha da semana do Astral Chain: https://vandal.elespanol.com/notici...-debut-en-espana-con-13000-unidades-vendidas/

Resultado em Inglaterra da mesma semana:https://www.gamesindustry.biz/artic...mgames-scores-first-uk-no-1-with-astral-chain
Usando o mesmo método de estimativa do LA: https://www.resetera.com/threads/pal-charts-week-34-2019.138183/post-24139605

Se tiveres interessado no mercado espanhol existe felizmente muita data detalhas com números concretos: https://www.resetera.com/threads/spain-sales-vandal-net-archive.121484/
#11 Blair

3 de Outubro, 2019, 17:42

Nice, já compreendi melhor. Eu sei que Espanha é um país enorme, apenas estava curioso porque o poder de compra lá parece-me menor e na imprensa de videojogos avançam sempre com os dados do Reino Unido e quase nunca da Espanha. Tenho a impressão de que a Nintendo também parece ter uma fatia considerável do mercado em França e na Alemanha.
#12 G.E.R.M.A.N.

3 de Outubro, 2019, 17:50

Sim, França e Alemanha são os países europeus onde deve vender mais precisamente por essa ligação à Nintendo. O Link's Awakening foi número 1 na Amazon francesa e número 2 na Amazon alemã. Mas é bom ver Espanha a dar-se bem também.
#13 Bacx

3 de Outubro, 2019, 18:57

Blair
Nice, já compreendi melhor. Eu sei que Espanha é um país enorme, apenas estava curioso porque o poder de compra lá parece-me menor e na imprensa de videojogos avançam sempre com os dados do Reino Unido e quase nunca da Espanha. Tenho a impressão de que a Nintendo também parece ter uma fatia considerável do mercado em França e na Alemanha.
Isso da visibilidade é devido às notícias do mercado do UK virem em inglês e serem distribuídas por meios mais conhecidos como o gameindustry.biz, isto para não falar que os dados ingleses estão disponíveis há muitos anos (podem encontrar até páginas de teletexto de 1998) e serem os primeiros a sair, ao estarem disponíveis na Segunda-feira logo após a semana da qual a data é relativa. Nos EUA o NPD faz relatórios mensais que só estão disponíveis na segunda semana do mês seguinte, no Japão os relatórios semanais estão disponíveis na Quarta-feira da semana seguinte à semana dos dados e em Espanha e França costumam sair na Sexta-feira da semana seguinte. No entanto, os dados espanhóis públicos têm as unidades vendidas de jogos e até de consolas, algo que hoje em dia é mais difícil de encontrar no UK.


G.E.R.M.A.N.
Sim, França e Alemanha são os países europeus onde deve vender mais precisamente por essa ligação à Nintendo. O Link's Awakening foi número 1 na Amazon francesa e número 2 na Amazon alemã. Mas é bom ver Espanha a dar-se bem também.
Quanto aos mercados mais fortes da Nintendo, a França é de longe o mais forte, existe um gosto imenso lá pela cultura japonesa e foi dos poucos países europeus onde o legado da Nintendo está mais presente. Até mesmo mangas e animes têm uma visibilidade e vendas brutais relativos a outros países com mercados maiores. Curiosamente a relação é reciproca porque o Japão também tem um gosto especial pela cultura francesa com os chamados frenchboos e infame síndrome de Paris.

A Alemanha é um mercado grande (superior ao francês em geral e bate-se de igual com o UK) e muito diversificado (o PC é bastante forte por exemplo) e a Nintendo tem lá bons desempenhos mas não ao nível da França.

Já Espanha é um mercado bem mais pequeno, mas tal como a França também é muito receptivo à cultura japonesa. Por exemplo quem é da minha geração lembra-se da quantidade de animes no Canal Panda com dobragens em espanhol e que influenciaram muitos de nós. Daí os desempenhos deste tipo de jogo ao nível de Inglaterra que ainda por cima tem sido um mercado em quebra brutal no retalho.

Para a Nintendo diria que é França > Alemanha > Inglaterra <=> Espanha (equivalência porque depende do tipo de jogo)

Para quem quiser explorar um pouco mais este mercados menos visíveis posso deixar aqui vários links:

França: https://www.sell.fr/ podem encontrar aqui o top 5 semanal geral e de várias plataformas e tem relatórios anuais com dados mais detalhados como este de 2018 https://www.sell.fr/sites/default/files/essentiel-jeu-video/sell_essentiel_du_jeu_video_2019_0.pdf

Espanha: https://www.resetera.com/threads/spain-sales-vandal-net-archive.121484/ Aqui fazem um arquivo de todos os dados publicados pelo vandal.net e penso que têm referencias a outros sites que em Espanha também fazem divulgação destes dados
http://www.aevi.org.es/la-industria-del-videojuego/los-videojuegos-mas-vendidos/ Aqui têm rankings mensais mas sem unidades.

Alemanha: https://www.game.de/marktdaten/#Charts Vários rankings mensais sem unidades mas é possível ter uma ideia com os game sales awards que são publicados aí (estilo discos de platina, ouro etc)

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.