
ANÁLISE
Ultra Off-Road 2019: Alaska
Fora da estrada.
Por Pedro Mesquita a
Ultra Off-Road 2019: Alaska é mais um simulador de condução para a Nintendo Switch. A premissa é bastante simples: corridas em percursos cheios de obstáculos. Infelizmente o jogo desilude e há pouca coisa de positivo a dizer, levantando-se a questão sobre como títulos neste estado podem ser adquiridos pelos jogadores em 2020 na loja da Nintendo.
À disposição do jogador estão cerca de seis veículos e oito cenários em dois modos de jogo. Numa das vertentes o jogador vai guiar um veículo ao longo dos oito percursos, prestando atenção aos obstáculos, à quantidade de combustível do veículo e ao nível de fome do condutor. Durante o percurso é preciso apanhar itens que preenchem as necessidades do veículo e do condutor durante o trajecto. Os danos que o veículo sofre também têm um limite - a partir de um certo limiar, é impossível terminar o percurso. É também possível jogar este Ultra Off-Road 2019: Alaska sem as condicionantes de combustível e de alimentação, mantendo-se as outras mecânicas idênticas, o que contribui para fazer deste um jogo bastante repetitivo.Existe ainda a possibilidade de alterar algumas características do veículo como a suspensão, ABS, entre tantas outras. Infelizmente o jogo transmite muito mal o efeito dessas alterações na jogabilidade. O jogo inclui também um sistema de meteorologia, mas quer o tempo seja mais adverso, como neve e chuva ou sol, o veículo controla-se da mesma maneira e não se observam consequências decorrentes das condições meteorológicas.
Visualmente trata-se de um jogo bastante fraco, muito parco em pormenores onde quase nada se destaca e com alguns erros de desempenho. Mesmo os efeitos sonoros do veículo deixam uma impressão muito abaixo do que se desejaria, quase sugerindo que a componente sonora perdeu bastante qualidade no processo de compressão.
Conclusão
Ultra Off-Road 2019: Alaska é um jogo que fica muito abaixo do que se exige e que deve ser evitado pelos jogadores, visto que se encontram alternativas bem melhores no mercado, nem se compreende por que motivo está este jogo disponível na eShop da Nintendo Switch.
O melhor
- Funciona
O pior
- Sonoridade fraca
- Fraco desempenho visual
- Retitivo
- Sistema meteorológico
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ultimate Games.