
ANÁLISE
Dezatopia
Caos visual.
Por André Pereira a
É engraçado analisar um jogo quando quase nem se consegue ler o que lá está escrito devido ao tipo de letra pixelizada mas a Hey, que é o nome do estúdio, até nos faz um favor porque este Dezatopia não é nada bonito de se ver e apresenta um aspecto visual bastante amador. Após algumas definições gráficas que mudam as margens do jogo ou esticam a imagem, lá se avança para este "shoot'em up" horizontal com a vã esperança de perder logo no início para não ter de jogar mais.
Escolhe-se entre várias rotas com desafios próprios para completar em cada uma e após um tutorial longo, o jogo larga a mão do jogador. Há aqui bastantes botões a memorizar, cada um com uma função própria: em vez do jogo permitir disparar de acordo com a direcção do analógico, são os botões de acção que disparam em direcções diferentes.A acção é frenética e convém mesmo disparar para todo o lado mas isso está longe de ser a melhor maneira de completar o jogo, Dezatopia engasga-se tanto que anda a passo de caracol. Não basta ter um aspecto miserável como ainda tem um desempenho semelhante. Valha-lhe ao menos a banda sonora frenética a acompanhar o caos visual.
E qual é o enredo? Será mesmo necessário para um jogo como este? Bem, há uma espécie alienígena escondida no planeta do protagonista e cabe ao jogador dar cabo do canastro a estes seres para impedir a criação de uma… Dezatopia. Original? Seja como for, quem lhe pegar está à espera de acção e vai tê-la, bem como muita personalização sem interromper o jogo, mas não vai ter qualidade. Dito isto, há sempre pessoas para quem isso é relativo.
Conclusão
No final de contas, é outro joguito a encher a loja da Nintendo Switch e que estará em promoção daqui a uns tempos. Só é recomendado a fãs do género que já tenham esgotado as opções de "shoot'em ups" horizontais.
O melhor
- Banda sonora
O pior
- Ambiente visuais
- Jogabilidade
- Desempenho
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Hanaji Games.