
ANÁLISE
Bubble Bobble 4 Friends
Nostalgia divertida.
Por Ulisses Domingues a
A série Bubble Bobble (mais conhecida por cá graças ao "spin-off" Puzzle Bobble) iniciou-se em 1986 no Japão pelas mãos da Taito e estará sempre associada a um jogo colorido e alegre com uma premissa simples: vencer os inimigos de cada nível com a pontuação mais alta possível. Já disponível na Europa desde 2019, Bubble Bobble 4 Friends chegou este ano ao mercado norte-americano e infelizmente, traz consigo pouco conteúdo que justifique uma compra a preço de lançamento, embora com prometido conteúdo adicional gratuito a caminho.
O enredo, exibido numa sequência cinemática antes da acção começar, decorre no quarto de uma criança que se vê coberta por uma luz cintilante e revigorante que dá vida a todos os objetos, incluindo um brinquedo chamado Bub, o dragãozinho mascote da saga. O antagonista, um mago de nome Bonner e cheio de inveja do sucedido, desafia o recém-nascido herói Bub para uma batalha.A jogabilidade é também ela bastante simples. Bubble Bobble 4 Friends é uma experiência cativante e muito acessível devido ao seu baixo nível de dificuldade. Em cada um dos cinquenta níveis Bub pauta o seu avanço com saltos curtos e dispara bolhas para manter os inimigos suspensos no ar. A pontuação em cada nível, por sua vez, aumenta exponencialmente consoante o número de inimigos derrotados ao mesmo tempo e a quantidade de fruta gigante apanhada. Após cada dez níveis Bub desbloqueia uma habilidade diferente, pronta a ser escolhida antes de se iniciar cada ronda. Uma delas, por exemplo, permite arremessar bolhas a uma maior distância, algo que pode ser melhorado ao apanhar letras em cada nível que foram a palavra "E X T E N D".
Apesar de ser impossível de resistir ao universo Bubble Bobble, graças em grande parte à variedade de objectos e inimigos, muitas das composições sonoras em vários níveis são cansativas de se ouvir repetidamente, excepção feita para o tema icónico da série. Outro senão são os inimigos mais fortes presentes a cada dez níveis.Caso o jogo não seja suficientemente suspeito, a chaveta “4 Friends” identifica a capacidade de iniciar os níveis com mais três amigos a nível local, os dragões Bob, Peb e Pab, cada um com a sua cor característica. Este elemento é fulcral para retirar um maior proveito do jogo, dado o pouco conteúdo apresentado. Para além dos cinquenta níveis da campanha, é possível revisitá-los com um grau de dificuldade mais elevado e condições um pouco diferentes. Existe ainda a possibilidade de revisitar o jogo original de 1986, completo com cem níveis para ultrapassar de uma só vez.
Conclusão
A série Bubble Bobble estreia-se na Nintendo Switch, cheia até aos cabelos de um encanto irresistível. A sua simplicidade atrai todos os tipos de jogadores e com a possibilidade de partilhar a experiência entre quatro pessoas, a receita para o sucesso parecia estar garantida. No entanto, a parca quantidade de conteúdo, uma banda sonora que mastiga a paciência de cada um, e uma clara repetição de inimigos finais acabam por prejudicar a experiência final.
O melhor
- Multijogador até quatro pessoas
- Ambiente visual alegre e colorido
- Jogabilidade simples e viciante
O pior
- Inimigos finais pouco criativos
- Banda sonora repetitiva
- Pouco conteúdo pelo preço pedido
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela PR Hound.
20 de Abril, 2020, 08:30
Nice review btw