icone deFNintendo - Tudo tem um fim

NOTÍCIA


FNintendo - Tudo tem um fim

A hora da despedida.

GERAL

Por FNintendo a


51

51 Comentários...

#31 VT

19 de Junho, 2020, 20:45

BraveBold
Não tendo muito a ver com isto (e nem fazendo parte da moderação)sugiro que debatam este assunto noutro sitio que não esta thread que é suposto ser uma despedida de todos nós do FN
Todos aqueles que gostaram ou não do rumo que o FN tomou deveriam usar esta thread para a despedida e abrir um tópico a parte para discutirem essas questões
É apenas a minha opiniao :cigar:
É isso mesmo, falem em privado para tirar essas questões que em nada tem haver com este tópico.
#32 Sérgio Mota

19 de Junho, 2020, 21:27

Apesar de já ter dito quase tudo no Podcast, não podia deixar de agradecer mais uma vez a esta comunidade que me acolheu. Senti-me sempre muito acarinhado por todos vocês sem exceção. Aprendi imenso , conheci coleções de jogos invejáveis, partilhei inúmeras histórias e experiências. Depois de ingressar na equipa tive oportunidade de conhecer toda uma nova realidade, só possível num projeto amador desta natureza.

Muito obrigado a todos os que de alguma maneira fizeram parte da “ minha “ história no FNINTENDO.
#33 Nightwatch

19 de Junho, 2020, 22:13

@BraveBold não acho que este seja um tópico tão inapropriado quanto isso para falar sobre o tema, afina está tudo relacionado com o fim do FN e este é um tópico sobre o fim do FN como o nome indica, e não é por ser o fim que tem de ser só palmadas nas costas, as pessoas têm direito a mostrar o seu descontentamento seja porque parte da vida do FN for, inclusive como acabou e como estão as coisas a ser tratadas nestes últimos dias.
Mas pronto também as conclusões da história já fora tiradas por todos imagino e entendedores entenderão.
Só uma última nota da minha parte em relação aqui ao fórum é que espero que caso haja interessados dentro da comunidade em "ficar" com o fórum como parece haver esta gestão actual não se oponha.
#34 BAlvez

20 de Junho, 2020, 00:20

Evitei escrever até agora sobre o assunto pois este desfeche era mais que expectável e a minha opinião sobre isto já havia sido exposta em fevereiro aqui. Mas depois de ler os comentários, também venho cá mostrar os "my 2 cents".

Agora sendo oficial, lamento ainda mais este desfeche porque eu e alguns mais como o @Nightwatch e o @lobito180 viemos para esta comunidade depois de termos ficado sem "casa" por causa de uma situação semelhante. Se quiserem ver, está aqui a nossa história, e eu começo a ter um "Déjà vu". Mesmo que hoje não participe tão ativamente como outrora, sentir que aquele espaço para partilhar opiniões vai ficar ainda mais seco e eventualmente morrer é triste pois era um espaço onde gostava de partilhar opiniões e experiências com pessoas que tinham o mesmo interesse em comum que eu e não só.
E é esta parte do fórum que lamento mais acima de tudo, aconteceu tanta coisa neste meus quase 5 anos de participação. Umas boas, outras menos boas que de certa maneira mataram a ativa participação do fórum, cheguei a concorrer algumas vezes para ajudar na redação do site quando tinha mais tempo mesmo não sendo aceite... A minha escrita não era assim tão ruim :P
Mas aconteceu tanta coisa e cá estive eu para o bem e para o mal. E todos os dias lembro-me do FNintendo quando entro em casa porque ando com um porta-chaves do SSB Ultimate que ganhei num passatempo daqui. Volto a dizer, lamento muito esta situação provocada por um energúmeno, mas um grande obrigado a todos pelos bons momentos que se passou por aqui.

Dito isto, sinto que eu e muitos daqui estiveram sempre a apoiar o FNintendo e o seu staff, mas depois de saber da existência deste novo site, posso dizer que me sinto "atraiçoado" porque o sentimento que nutria pelo FNintendo não foi reciproco.
Percebo a existência deste novo site e não sou nada contra, pelo contrário. Mas o que mais me apoquenta no meio de tudo isto é mesmo a falta de transparência do Staff para a comunidade, não existiu consideração por nós. Se houvesse, tenho a certeza que o pessoal que hoje se mostra desagradado seriam dos maiores apoiantes do novo projeto porque realmente faz todo sentido tomar um rumo diferente para florir num terreno fresado que insistir num terreno seco. Mas não, se não fosse o Nightwatch a apontar esta situação, talvez nunca saberia do que se trata o Starbit.
Desejo sorte a todos, mas quem está a dizer isso é uma pessoa amargurada.
#35 lobito180

20 de Junho, 2020, 11:03

Com a notícia de encerramento da parte editorial e com o fórum moribundo, olhava para o FNintendo como um caixão dentro da cova. Com o lançamento do Starbit e toda esta "confusão" gerada à sua volta, parece que veio uma betoneira acabar o trabalho.
Quando cheguei ao fórum esperava ser bastante ativo, mas a verdade é que com o passar do tempo me fui retraindo um pouco. Senti mesmo que, para uma comunidade tão grande, a discussão era praticamente nula. Sinto que isto entrou num ciclo vicioso pois ia vendo cada vez menos discussão, o que me dava menos vontade de participar, e assim por diante.
A própria parte editorial tinha, a meu ver, alguns pontos que poderiam ser melhorados. Ok que é feita por amadores, mas algumas análises eram feitas parece que apenas para cumprir uma obrigatoriedade de análise para com a editora que cedeu o jogo. E algumas eram tão superficiais que me relembravam aquelas "mini-análises" das antigas revistas de jogos que conseguiam meter umas 5 análises numa só página. O problema é que na internet não há limite de caracteres num artigo e por vezes parecia que quem analisou o jogo, apenas o jogou 15 minutos.

Não sou totalmente contra a criação do Starbit, mas acho que, havendo pessoal do FNintendo no projeto, pecaram por falta de transparência. Porra, até seria uma boa "publicidade" para tentarem puxar os membros ativos desta comunidade para o novo site! Ao fazerem as coisas como fizeram, parece que andaram a esconder coisas e que queriam lançar um site novo sem qualquer indício de ligação ao FN, para apagar uma má imagem da qual os membros que migraram nem são (espero eu) responsáveis.
#36 Brave Ike

20 de Junho, 2020, 12:06

Se ainda havia dúvidas ficaram aqui todas esclarecidas, o fórum perdeu toda e qualquer relevância para a equipa, ate parece que tiraram um peso de cima.

Desde a criação do portal que o forum passou para terceiro ou quarto plano, o importante era mesmo o portal.

Depois com o drama dos leaks a "fonte nintendo" acabou e quem se lixa é o pequenino. O Fnintendo com tantos anos é literalmente abandonado na berma da estrada enquanto os donos arranjam uma nova cria. O apoio oficial da Nintendo PT transferido a descarada para o Starbit, a entrada no Metacritic igual. Tantas penalizações e declarações e afinal bastou fazer um novo site.
Quem dera na vida real fazer igual, cometer um crime e no dia seguinte ir a loja do cidadao mudar de nome e estar tudo bem.
Isto so me leva a pensar que foi tudo pensado em conjunto com a Nintendo PT, "mantem o Fnintebdo e façam um site novo que continuamos a dar tudo."

Se a Nintendo PT tem confiança nesse novo grupo do Starbit, podia continuar a ter confiança no Fnintendo.

Espero que a staff tenha ao menos a decência de ceder o fórum a quem esteja interessado para no minimo a comunidade se manter, uma comunidade que ja nao quer saber de análises/portal mas sim conviver como antigamente.

Cumprimentos.
#37 manelis

20 de Junho, 2020, 12:17

Penso que existe aqui um mal entendido relativamente a toda esta situação, que vou tentar esclarecer.


Referente ao que é o Starbit e como apareceu:

O Starbit não é o Fnintendo. Mediante o que aconteceu, foi tomada a decisão de fechar o FNintendo, no entanto por uma questão de respeito por todas as entidades envolvidas, foi decidido mantê-lo em funcionamento durante alguns meses numa espécie de wind down do projecto. Isto foi comunicado a todas as editoras (inclusive à Nintendo).

Mediante a decisão do fecho, todos os envolvidos iam ficar sem este projecto onde gastam uma boa parte do seu tempo extra, e então alguns em conversa decidiram começar algo novo (onde por exemplo eu e o @Bacx não estamos incluídos), liderado pelo @Zeldrak, porque é normal pessoas continuarem a querer fazer algo que gostam. Isto é independente do fecho do FNintendo, iamos fechar o site na mesma fosse ou não isto acontecer.

A questão que vejo aqui pegarem é porque é que existiu uma transição tão rápida de apoios, e a resposta é simples, as pessoas conhecem-se. È perfeitamente normal que seja mais fácil obter apoio quando quem o está a pedir são pessoas com quem já falam alguns há 10 anos. Isso vai acontecer em literalmente qualquer área e isto não é diferente. Existe confiança sobre o trabalho dessas pessoas. Pegando por exemplo no caso do Metacritic, o FNintendo é importante para o Metacritic porque dá cobertura de muitos jogos que mais ninguém faz, tendo analises de muitos jogos com apenas 4 ou menos reviews. O fecho do FNintendo fez o Metacritic perder isso. Foi oferecido algo nos mesmos moldes com alguém que já existe confiança, voltou a ser aceite. Mas apenas por essas razoes. Se o Starbit por exemplo não tivesse intenção de oferecer uma cobertura tão extensa de pequenos jogos, ou não fosse exclusivo Nintendo, não tinha havido interesse. Não existe sequer de momento uma garantia de apoio por parte da Nintendo, e não é por isso que o Starbit vai deixar de seguir em frente.

A pessoa que causou o leak já não faz parte do FNintendo nem vai fazer parte do Starbit. Alias pessoas daqui andam a acusar como ter sido quem fez todos os leaks no entanto foram apenas algumas imagens, simplesmente foi o caso que foi encontrada a origem. Fazendo um paralelismo ao que estão aqui a querer, imaginem que na empresa onde trabalham algum colega vosso cometia um erro, e por causa desse erro, era despedido. Passado 8 meses vocês queriam trocar de empresa, no entanto ninguém vos dava trabalho porque no vosso trabalho anterior, o ex colega tinha cometido um erro, em algo que vocês não estavam envolvidos. Parece fazer algum sentido?

Notem também que o Starbit é mesmo um recomeço estrutural. O site do FNintendo é complexo, feito de raiz, tem um forum comercial integrado com customizações feitas por mim. Tem 13200 artigos publicados, perfis de 6300 jogos, 13300 imagens em galeria e 591.000 posts no forum. Todo este conteúdo não transita para algo que é para já um site pequeno em wordpress sem forum, sem perfis de jogos, sem contas de utilizador. Este conteúdo pertence ao FNintendo e não pode ser transitado porque é simplesmente algo diferente. Não existir qualquer menção entre o FNintendo e o Starbit é propositado (até este tópico). São coisas diferentes com algumas pessoas em comum.



Referente ao porquê de fechar o FNintendo:

Para já quero mostrar duas fotos, com dados desde o inicio de 2015, momento em que foi montada a versão actual do site e quando comecei a recolher dados:


[​IMG]
número de pageviews por semana


[​IMG]
número de utilizadores únicos por semana

O que estes dados na realidade significam é na realidade o seguinte:

- Quem gastava muito tempo no site em até 2017 passou a gastar menos
- Existe um grupo de utilizadores fixo
- Novos utilizadores nunca são retidos
- As pessoas só querem é sangue (pico em fevereiro 2020)

Já há 3 ou 4 anos que esta trend é observada. O número não crescente de utilizadores em 2015 / 2016 na altura foi atribuído a uma má fase para a Nintendo, fim de vida da Wii U. Podem até notar em outubro de 2016 e janeiro de 2017 2 dos picos mais altos, que são o anuncio da Switch e a conferencia de apresentação da Switch.

A realidade no entanto é que o problema não foi só esse. Existiu durante os primeiros anos aqui apresentados interesse e vontade em perceber como expandir a noção de comunidade ao máximo, tendo em conta que quem estava retido gastava aqui tanto tempo, e isso foi bem recebido durante algum tempo, no entanto a certo ponto houve um switch em que todas as intenções passaram a ser mal recebidas e mal interpretadas.

As pessoas que pareciam querer ser uma boa fundação para criar uma comunidade grande Nintendo, na realidade apenas queriam ter o seu sitio para ter um grupo fixo de amigos onde podiam fazer o que quisessem sobre qualquer tema e sem regras. A partir desde ponto foi criada uma guerra em que literalmente qualquer novo utilizador era chutado para fora com medo do que lia , e portanto continuou esta queda lenta.

Não vou negar que possam ter existido erros a ser cometidos pela equipa, mas aquilo que veio do outro lado foi simplesmente absurdo. Todas as possíveis boas intenções desde aí foram de tal forma atacadas e boicotadas que é simplesmente impossível fazer crescer o que quer que seja. Por volta do final de 2017 a desmotivação foi tal que simplesmente decidi deixar o desenvolvimento do site. Infelizmente dada a complexidade do que existe não havia ninguém a quem eu pudesse passar o cargo, então simplesmente fiquei para fazer a manutenção necessária.

Aquilo que aconteceu aqui não se recomenda a ninguém. Além do que aconteceu no site, pessoas da equipa levaram com ameaças de morte e / ou de porrada na rua, e cyber bulling metendo-se na vida pessoal, com perfis falsos em redes sociais a gozar com as pessoas. Pessoas que fizeram estas coisas estão a querer dizer que verdadeiramente se importam com o FNintendo e com a comunidade com falsos moralismos. Não me parece ser o caso. Algumas das pessoas fizeram até parte da equipa, e nunca mostraram este ódio enquanto o faziam. Há pessoas a julgar a situação dos leaks que enquanto estavam na equipa tiveram a propagar conversas privadas para fora do contexto da equipa.

Numa falsa esperança suicida no inicio de 2019 comecei a fazer como projecto pessoal uma nova versão do FNintendo nos tempos livres. Achava que se fizesse algo mais moderno e centrado na comunidade conseguiria voltar a fazer algo crescer. Em fevereiro de 2019 pessoas que “tanto se preocupam com o FNintendo” acusaram que me iam reportar à policia por o site não respeitar as normas do GDPR. Estas acusações são bastante graves, até porque para quem não souber, trabalho na industria dos videojogos. Com tal acto de má fé, deitei fora o site novo que estava a fazer, corrigi o GDPR, e apercebi-me que realmente tive razão ao parar em 2017.

O que quero dizer com isto é que não foi o leak que matou o FNintendo. Quem matou o FNintendo foi na realidade a desmotivação causada por uma minoria vocal de má fé da comunidade, e o leak apenas serviu para criar o trigger que já há vários anos estávamos todos à espera.

Nada disto tinha sido dito ou discutido com clareza em publico porque tudo é pegado para transformar num ataque. Provavelmente este próprio post também vai ser, no entanto pelo menos quem vê isto de fora e com meias informações como alguns outros membros neste tópico já não podem ser induzidos em erro sobre a situação.


A quem sempre apoiou o FNintendo como comunidade Nintendo, muito obrigado por todos estes anos.
#38 Brave Ike

20 de Junho, 2020, 12:43

O que matou o Fnintendo foi sim os leaks.

Os dramas do passado foram ultrapassados e formou.se uma nova equipa de redatores. Com o corte de apoios da Nintendo tiveram de abrir um novo espaço. Isto é um facto e custa assumir.

Eu nao culpo esta nova equipa do Starbit, culpo a velha em abandonar e nunca ter cedido o projecto a quem o queria continuar, assim talvez nao tivesse ocorrido o problema dos leaks.

No fim, um testamento tao grande para empurrar a culpa para pessoas que ninguem conhece, ok.
#39 manelis

20 de Junho, 2020, 12:50

Brave Ike
Os dramas do passado foram ultrapassados
Não o que este tópico mostra.
#40 Nightwatch

20 de Junho, 2020, 12:57

Isso simplesmente não faz sentido, terminar um site e criar outro por culpa de membros tóxicos digo, até parece que essas pessoas não podem ir para qualquer site ou fórum criado...
#41 Brave Ike

20 de Junho, 2020, 13:00

manelis
Não o que este tópico mostra.
Ninguém ganha inimigos por ser boa pessoa e afirmas terem existido erros de ambos os lados. Foi desnecessário esse lavar roupa suja.

O Fnintendo morreu da pior maneira possivel, com uma staff velha moribunda e uma pequena parte a levar o projecto as costas, cediam o fnintendo a essa nova equipa, e seguiam a vossa vida.
#42 mongueda

20 de Junho, 2020, 13:51

Têm uma lata como nunca vi. Eu cheguei aqui e passado pouco tempo li a noticia de encerramento por causa de terem feito beleza a sério com uma análise do Pokemon.

Afinal a culpa é dos membros tóxicos. Granda testamento para sacudir a água do capote!
#43 nuitari

20 de Junho, 2020, 14:08

manelis
Não o que este tópico mostra.
Bem, há bastante tempo que deixei de participar ativamente aqui no fórum, mas visto terem me reencaminhado o teu desabafo anterior, venho aproveitar para vir dar uma pequena resposta, em nome de todos os "membros tóxicos"8.D que estão banidos da comunidade.
Seria bom que já que vieste dizer a "tua verdade" que a dos outros também possa ser ouvida. Os dados que apresentaste de pageviews só me vieram confirmar uma coisa. Desde a vossa "perseguição" aos membros daquilo a que os elementos de staff chamam "o grupinho" e consequente expulsão de quase todos desta comunidade, nota se que membros que ainda cá ficaram desinteressaram se do vosso trabalho devido a essas atitudes além de esses membros expulsos serem grandemente responsáveis pelo maior nº de pageviews que aconteciam, ou seja, foi a própria staff que acabou por alienar grande parte dos utilizadores.
Vou tentar não escrever um grande testamento, como outros, pois houve erros de parte a parte, e não sou hipócrita ao ponto de dizer que os erros dos outros é que eram absurdos.
Vou apenas referir o mesmo que foi referido por outros, e que parece que a staff tenta fazer passar como sem importância. A criação do novo site, sem aviso á comunidade e de tudo o que esse site beneficia devido ao abandono do fnintendo dá a entender que esta comunidade não tinha importância para a staff, e se for esse o caso, o que realmente parece é que o que interessa mesmo é continuar a receber jogos grátis, de preferência, sem uma comunidade com membros "tóxicos" a apontar esse aparente facto. Podem vir dizer o que quiserem de amor á industria, mas esta industria depende das pessoas, e a vossa forma de tratar quem ainda dava importância ao fnintendo enquanto comunidade grassa o insultuoso, e foi apenas isso que vos quiseram mostrar nas mensagens anteriores deste tópico.
#44 Brave Ike

20 de Junho, 2020, 14:22

nuitari
Bem, há bastante tempo que deixei de participar ativamente aqui no fórum, mas visto terem me reencaminhado o teu desabafo anterior, venho aproveitar para vir dar uma pequena resposta, em nome de todos os "membros tóxicos"8.D que estão banidos da comunidade.
Seria bom que já que vieste dizer a "tua verdade" que a dos outros também possa ser ouvida. Os dados que apresentaste de pageviews só me vieram confirmar uma coisa. Desde a vossa "perseguição" aos membros daquilo a que os elementos de staff chamam "o grupinho" e consequente expulsão de quase todos desta comunidade, nota se que membros que ainda cá ficaram desinteressaram se do vosso trabalho devido a essas atitudes além de esses membros expulsos serem grandemente responsáveis pelo maior nº de pageviews que aconteciam, ou seja, foi a própria staff que acabou por alienar grande parte dos utilizadores.
Vou tentar não escrever um grande testamento, como outros, pois houve erros de parte a parte, e não sou hipócrita ao ponto de dizer que os erros dos outros é que eram absurdos.
Vou apenas referir o mesmo que foi referido por outros, e que parece que a staff tenta fazer passar como sem importância. A criação do novo site, sem aviso á comunidade e de tudo o que esse site beneficia devido ao abandono do fnintendo dá a entender que esta comunidade não tinha importância para a staff, e se for esse o caso, o que realmente parece é que o que interessa mesmo é continuar a receber jogos grátis, de preferência, sem uma comunidade com membros "tóxicos" a apontar esse aparente facto. Podem vir dizer o que quiserem de amor á industria, mas esta industria depende das pessoas, e a vossa forma de tratar quem ainda dava importância ao fnintendo enquanto comunidade grassa o insultuoso, e foi apenas isso que vos quiseram mostrar nas mensagens anteriores deste tópico.
Pena não dar para atribuir mega like como no tinder.
#45 silver_ryder

22 de Junho, 2020, 08:49

A ver se eu percebo, que a mim todos esse alegados conflitos e "banimentos" passaram-me ao lado, ou seja, o problema é os jogos recebidos para review pelo "satff"!?

Quanto ao encerramento do "FNintendo" era mais do que espectável, para alem do que já referia acerca de do não acesso a conteúdos, concursos oficiais/sorteios, etc, etc, consegue ter mais participação um qualquer grupo do Facebook da Switch que este forum dedicado à Nintendo...!

Os tópicos com participação eram/são tópicos com conteúdo polemico/tóxico, este é o caso, pelo qual estou com tendência a concordar que de facto o que se quer é "sangue" e este tópico mostra mesmo isso!

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.