
ANÁLISE
Monster Hunter 3 Ultimate
Caçar em qualquer lugar.
Por Fábio Pereira a
Monster Hunter 3 Ultimate na 3DS é exactamente o mesmo jogo que podem experimentar na Wii U. As diferenças estão na componente técnica e nas características próprias desta versão, limitada ao seu formato portátil. Espreitem também a nossa análise da versão Wii U para uma melhor percepção daquilo que Monster Hunter 3 Ultimate tem a oferecer.
Visualmente o jogo tem um aspecto fantástico considerando as capacidades da 3DS, mas mais importante que isso, praticamente tudo corre de forma fluída mesmo quando estão vários inimigos presentes no ecrã, fora arrastes esporádicos em momentos visualmente mais carregados. Pior é mesmo tentar ler os textos. As caixas de dialogo são pequenas, mas as letras conseguem ser piores devido à péssima resolução, parecendo muitas vezes desfocadas. Isto é um problema que já se revelou em outros jogos da 3DS, especialmente naqueles que são adaptados de versões Wii. No entanto o efeito 3D ficou perfeito, algo a que a Capcom já nos habitou.
A jogabilidade não sofre grandes percalços, mas novamente a Capcom aproveita a oportunidade para fazer valer o periférico Circle Pad Pro. O controlo da câmara é muito importante em Monster Hunter e deve estar sempre em uníssono com os movimentos do jogador. Na Wii U este problema não existe graças aos dois analógicos do Wii U Game Pad, mas na 3DS sente-se essa falta, e usar o ecrã táctil para controlar a câmara não permite a mesma precisão que um analógico dedicado. Aqueles que não tiverem o periférico, só lhes resta esta opção ou dar graças por existir um botão que centra a câmara no inimigo mais próximo.
O ecrã táctil pode ser personalizado com vários tipos de funções e atalhos, seja para o já referido controlo da câmara, lista de combinações de items ou para as divertidas expressões das personagens. Esta liberdade de personalização é muito bem vinda na 3DS e provavelmente mais útil aqui do que na Wii U.Se forem possuidores de ambas as versões têm a possibilidade de transferir os dados da Wii U para a 3DS e vice-versa. Durante o procedimento a personagem é transferida para a portátil e apagada da consola de sala, voltando a repetir-se o processo no sentido inverso. Permite que continuem a desenvolver a vossa personagem e a fazer progressos no jogo em qualquer lugar para depois a utilizarem no online da versão irmã. Isto porque a versão 3DS deixou de fora a opção de jogar online.
Existe uma aplicação que pode ser descarregada gratuitamente e permite através de uma ligação por cabo com o Wii Lan Adapter jogar online na portátil com o auxilio da Wii U, mas não é uma opção prática pois exige que tenham ambas as consolas disponiveis apesar de não ser necessário terem ambas as versões do jogo. Com a 3DS jogar com os amigos, só mesmo nos encontros para café. Neste aspecto a ligação é rápida e não encontrarão problemas de maior. Através do StreetPass podem também recolher informação de outros caçadores, que depois servem de recrutas para a recolha de mais matérias e outros condimentos para o fabrico de armas e armaduras.
Conclusão
Na Wii U têm o online, na 3DS têm a vantagem da portabilidade. É tudo uma questão de ponderarem aquilo que realmente pretendem retirar de Monster Hunter, mas sendo um jogo direccionado para o multijogador a versão Wii U detém uma óbvia vantagem sobre esta, pois não estamos propriamente a uma viagem de autocarro do Japão onde é mais fácil encontrar pessoas reunidas com as suas 3DS em locais públicos para jogarem em conjunto com amigos e desconhecidos. A falta de online prejudica esta versão, deitando por terra uma vertente que tão bem aplicada foi noutros títulos para a portátil. A resolução dos textos é incomodativa e o controlo da câmara pode ser frustrante para alguns. Não deixa de ser impressionante como a Capcom conseguiu colocar tudo isto dentro de um cartucho sem sacrificar a performance técnica. Se forem fãs acérrimos de Monster Hunter, este é um excelente complemento para ter juntamente com a versão Wii U e vai permitir que estejam em constante progresso no jogo. Se, por outro lado, pretendem explorar Monster Hunter pela primeira vez terão de ponderar as nuances que as distinguem antes de adquirir a versão Ultimate de Monster Hunter 3.
O melhor
- Boa adaptação geral para a 3DS
- Progressão simultânea com a versão Wii U
- Longevidade
O pior
- Resolução dos menus
- Online ausente
24 de Março, 2013, 19:09