
CRÓNICA
2D Fighters na Wii
Por Ivan Lopes a
E é aqui que vem o primeiro ponto do artigo. Qualquer fã de jogos de luta sabe que o género só vai bem de mão dada com online, especialmente cá em Portugal devido à escassa quantidade de Arcadas, ao contrário do Japão, onde há uma a cada esquina e gente com quem ainda se pode jogar clássicos como Super Street Fighter II Turbo. Assim, é extremamente desapontante que apenas dois fighters da Wii tenham esta óbvia mais-valia, sendo eles o Brawl e o TMNT Smash-up. E mesmo assim, a qualidade do online do primeiro é extremamente fraca. Mesmo após confirmação da Nintendo há pouco tempo de que os servidores do jogo tinham visto um upgrade, a diferença foi praticamente nula. Outros títulos, como Tatsunoko vs Capcom e Guilty Gear XX Accent Core Plus só podem ser jogados com alguém ao vosso lado. A falta de online em jogos de luta é algo que destrói brutalmente a sua longevidade. Praticar combos no modo training, passar o modo arcade, ou perder algum tempo em outros modos populares como Time Attack e Survival perdem a piada muito mais depressa se depois não podem levar as vossas habilidades contra o primeiro infeliz que ousou desafiar-vos, sendo ele um amigo ou um perfeito desconhecido. Felizmente, o Tatsunoko vs Capcom: Ultimate All-Stars vai corrigir isto com um online que promete levar os jogos de luta na Wii para outro nível. E o produtor do jogo Ryouta Niizuma não nega que quer ver uma sequela do jogo feita, portanto se a versão melhorada vender bem, poderemos ter aqui uma franchise exclusiva da Nintendo que poderá se estender à próxima geração e abrir a porta para outros jogos do género de renome!
O segundo ponto do artigo é a existência do género na Wii. Escrevo sobre este ponto com alguma tristeza ao reparar na escassez de opções na consola. Tirando os mencionados SSBB, TMNT e TvC, temos dois Guilty Gears, uma colecção de King of Fighters, um "Karate Phants: Gloves of Glory", de que eu nunca tinha ouvido falar e... mais nada. É verdade que este género sobrevive de franchises já populares e muito pouco de novos títulos, mas isto é triste. E tendo em conta que apenas um tem online, não é preciso ver que a escolha na consola é extremamente pobre. Porém é preciso ver os dois lados do assunto. O online da Wii é muito fraco comparado com o da concorrência, e a Wii não consegue aguentar mais recentes lançamentos noutras consolas, como Street Fighter IV e Blazblue, portanto é compreensível a falta de adesão. Mesmo assim, será desejar muito que, se a nova versão do TvC vender bem, veremos um ressuscitar do género também na Wii? Vários dirão que mesmo os comandos da consola não resultam bem com o género, mas isso, meus amigos, é treta. Sim, o Wii Remote e Nunchuk não são grande coisa, mas temos o Classic Controller e CC Pro, que, na minha opinião, são perfeitos para o género, como visto na análise do Tatsunoko vs Capcom. O D-pad resulta excepcionalmente bem para fazer truques como bolas de fogo, Dragon Punches e 360, e há sempre a existência de Arcade Sticks que sejam compatíveis com a Wii, especialmente com rumores do lançamento de um AS com o Tatsunoko vs Capcom.
O terceiro ponto é a competitividade na Wii. Ainda até aos dias de hoje, em vários eventos de grande calibre, clássicos dos jogos de luta como SSF2T, SF: Third Strike e Marvel vs Capcom 2 são jogados competitivamente, com prémios gigantescos para os vencedores. O Brawl ainda tem competições bastante frequentes, e ainda agora em Portugal se vê a crescer, mas será possível alguma vez atingir o nível de outros torneios? Ou "morrerão" daqui a poucos anos e consequentemente cairão no esquecimento?
O quarto ponto é se a wii é a consola correcta para jogos de luta. Como já mencionei, a Wii é tecnicamente incapaz de aguentar recentes jogos como (Super) Street Fighter IV e Blazblue. Mas será que um decréscimo na qualidade gráfica por parte das produtoras faria valer a pena o lançamento dos jogos também na wii? Será que seria rentável? Acham que seria uma boa ou uma má opção? Poderiam as vendas fazer valer a pena piorarem a qualidade gráfica e talvez sonora de modo a satisfazer um potencialmente pequeno número de fãs?
Para terminar queria falar um pouco dos jogos por compra online. Será que dois jogos recentemente lançados, SSF2T: HD Remix e Marvel vs Capcom 2, não foram lançados na Wii devido às limitações do wiiware? Se não fosse pela falta de espaço, teriam os jogos visto a luz do dia na Wii?
Deixo-vos assim com uma última pergunta. Considerando todos os pontos, poderá a Wii vir a ser uma consola de peso para jogos de luta? Ou nunca fará frente à X360 e à PS3? A resposta é vossa e só vossa!