
CRÓNICA
2D e plataformas sidescrolling
Por Ivan Lopes a
De forma a comemorar o lançamento do New Super Mario Bros. na Wii decidi dedicar o "Domingo Nintendo" desta semana aos jogos 2D em sidescrolling, com destaque para as plataformas. Parece que nos últimos dois anos temos visto o reaparecimento deste género de jogos com as duas consolas actuais da Nintendo. O catálogo de sidescrollers na Wii e DS não pára de crescer, tanto em quantidade como em qualidade. Género esse, que desde o lançamento das 32bits começou a ser relegado para produções em 3D e quase que desapareceu do mapa, tirando algumas boas excepções.
Como devem saber, o género de plataformas em 2D é o meu favorito desde que comecei a jogar. Qualquer jogador que cresceu nos anos 80 e primeira metade dos anos 90, sabe o quão marcantes foram jogos como o Sonic The Hedghog, Super Mario, Mega Man, entre outros. São ainda hoje, passados mais de 15 anos, reconhecidos por serem seminais para a industria dos videojogos e são ainda apreciados pelos chamados retrogamers. Eu, por exemplo, no último ano redescobri as perólas que são o Super Mario Bros. 3 e o Mega Man 2. Joguei com o entusiasmo que jogava os jogos quando era miúdo e quando esses mesmos jogos eram reconhecidos tanto pela jogabilidade precisa, gráficos de topo, elevada dificuldade e bandas sonoras mágicas. Muitas vezes quase isentos de história ao contrário da tendência actual. Para qualquer aficionado a história nunca interessou, apenas a acção.
De igual forma, todos os outros sidescrollers tambem começaram a ser substituidos por 3D, sejam os shoot 'em ups como o Contra ou Gradius ou jogos de acção/exploração como os miticos Ghouls 'n Ghosts, Super Metroid e Super Castlevania IV ou até beat 'em ups como o Streets Of Rage e Golden Axe.
Felizmente, nos últimos anos temos vindo a assistir ao ressurgimento de jogos em 2D (ou em alguns casos os chamado 2.5D) e em sidescrolling.
Na DS temos exemplos de topo com os jogos do Kirby, Yoshi's Island 2, do obvio New Super Mario Bros. que tentou juntar tudo do melhor que já se fez nos Super Mario em 2D num só jogo. No muito dificil, mas excelente, hibrido entre dois géneros diferentes (plataformas e puzzles) que foi Henry Hatsworth, Contra 4 ou até mesmo os 3 jogos Castlevania... sem nunca esquecer os shoot 'em ups como o Nanostray ou Bangai-O Spirits. Estes são apenas alguns exemplos do que é possivel encontrar de melhor na DS dentro do género, o que torna a portátil um must-have para todos os amantes destes géneros.
Na Wii, temos tido tambem imensas propostas tanto a nível físico como WiiWare. O Wiiware tem sido capaz de lançar novos jogos ou fazer renascer clássicos.
No campo das novas propostas é preciso destacar jogos como os dois LostWinds que são dois dos melhores jogos do serviço, Toki Tori, Niki - Rock 'n' Ball. No campo de remakes e inacreditavelmente sequelas de jogos de 8 e 16bits temos o fantástico Mega Man 9 que mantém todo o espirito dos jogos da NES, tanto em jogabilidade, gráficos e música. Ainda é preciso destacar o Contra Rebirth, Gradius Rebirth, Adventure Island e Bubble Bobble Plus!.
No que toca a lançamentos físicos, a Wii tem sido ainda melhor que no serviço Wiiware. Desde propostas originais como o shooter Blast Works, nova iteração do Wario Land, o 2.5d do Klonoa, relançamento do DK Jungle Beat ou até mesmo jogos brilhantes e originais como o A Boy And His Blob, Muramasa e Super Paper Mario.
Felizmente, estes não são os únicos dentro do género e a juntar os já existentes do Wiiware faz da Wii uma excelente consola para quem pretende jogar estes géneros e para todos os retrogamers.
De entender que só em 2009 temos o Muramasa, A Boy And His Blob e New Super Mario Bros. candidatos a jogo do ano de tão magnificos que são. Muramasa tem dos melhores backgrounds que já vi, todos desenhados à mão e com um ambiente simplesmente brutal. A Boy And His Blob tal como o Muramasa tambem tem backgrounds desenhados a mão e são simplesmente deliciosos, parecendo que estamos dentro de um desenho animado dos anos 80. Para finalizar, o New Super Mario Bros. é talvez o melhor Super Mario em 2D de sempre o que é dizer muito, já que o Super Mario Bros. 3 e Super Mario World são marcos históricos de extrema qualidade.
O que é que o futuro nos reserva? Irá sair na próxima semana o já falado New Super Mario Bros. que promete ser um dos melhores jogos de plataformas old school de sempre e também com a novidade de se poder jogar em modo cooperativo/competitivo, um caso único de diversão e desafio num só pacote.
Metroid: Other M é um dos jogos mais esperados para 2010, jogo que promete misturar o sidescrolling, first person e "over the shoulder".
No campo do Wiiware é de esperar o Cave Story, Super Meat Boy, Max & Magic Marker e claro, o renascimento do Castlevania, com o Castlevania Adventure Rebirth.
Para a DS não há nada de muito relevante para se falar de momento, mas é de esperar que se mantenha a qualidade já habitual na melhor portátil de sempre.
Para mim isto são todos jogos mais que obrigatórios e para vocês? Quais gostaram mais? Quais são os que esperam e os que gostariam de ver?