
CRÓNICA
Um começo que já promete...
Por Ivan Lopes a
No que diz respeito a jogos, a Wii é nesta geração, e apesar de estar no topo de vendas, a consola mais criticada e com os jogos mais sub-valorizados. Apesar de todos os possuídores terem tido sempre boas propostas das 3rd parties, surge sempre um argumento da sua parte que normalmente é suficiente para impedir a compra destes títulos. Como exemplos, temos o caso dos jogos 2D que recebem comentários impondo a distribuição de jogo num serviço digital ao invés do mercado físico, só porque possuem um aspecto menos realista. A longevidade dos jogos é outro aspecto sempre criticado, algo que eu compreendo já que estamos numa geração de jogadores que parece não conseguir tirar proveito de um jogo depois de o passarem uma única vez, por mais incentivos que haja para o fazerem. Ou então um qualquer outro aspecto mínimo, como controlos um pouco menos precisos do que o esperado. Enfim, tudo isto acaba por fazer as pessoas falarem mais, e jogarem menos.
Mas 2010, pelo menos, parece estar finalmente a apresentar os padrões altos que muitos exigiram para despender o seu dinheiro, com jogos a serem lançados só agora no Ocidente, como é o caso de Fragile e Sky Crawlers, e a chegada de sequelas importantes como No More Heroes 2. No caso do jogo de Suda51, e sendo eu um grande fã do primeiro jogo, é com grande satisfação que vou vendo o feedback muito positivo que vai chegando das pessoas que já tiveram oportunidade de o testar, afirmando que grande parte dos seus problemas foram corrigidos. Infelizmente ainda nada foi dita em relação à sua chegada à Europa, mas isso é algo que deverá acontecer durante a próximo semana.
Enquanto espero e desespero pela chegada de NMH2, nada como me ir entretendo com Tatsunoko VS Capcom, o fantástico fighter da Capcom que entretanto aterrou nas lojas europeias. O meu investimento no jogo não só foi justificado pela sua qualidade, como também pretendi premiar o grande esforço da empresa nipónica em trazer o título para o Ocidente que muitos julgaram com um fracasso antecipado, muito por culpa do desconhecimento de Tatsunoko por estes lados. Por parte havia razão para tamanha desconfiança, mas os fãs fizeram-se ouvir com diversos pedidos para o lançamento do jogo por cá, e a Capcom ouviu e aceitou. Não só aceitou como pretendeu elevar os padrões qualitativos de Tatsunoko VS Capcom a níveis ainda mais altos. Para além das despesas com as licenças, a Capcom acabou ainda por introduzir novas personagens e um modo online competitivo, algo pelo qual muitos jamais poriam as mãos no fogo. Resultado: temos um jogo obrigatório e de excelente qualidade.
Entretanto, e como está muito na moda falar-se das más vendas dos jogos Wii, a primeira semana no mercado de Tatsunoko VS Capcom foi muito positiva, tendo já ultrapassado os números atingidos pela primeira versão japonesa do jogo, e tudo em apenas uma semana. Se tivermos também em conta que foi lançado nos dias finais dessa semana, então trata-se de um feito ainda maior. Pelo menos na América, a Capcom iniciou uma campanha publicitária fantástica e que parece estar a dar os seus frutos.
Muitas outras companhias se queixam do insucesso comercial dos seus jogos, mas têm aqui uma resposta à altura. Um bom jogo, com uma publicidade aceitável consegue ter um bom desempenho.
Mas depois deste verdadeiro tratamento especial de Tatsunoko VS Capcom, a Capcom volta a fazer das suas com o seu próximo grande jogo a ser lançado na Wii, Monster Hunter 3 tri-. Esta semana a empresa revelou que o jogo de caça terá suporte para Wii Speak enquanto até quatro jogadores poderão jogar cooperativamente no online. Aliando esta qualidade ao facto de ser a própria Nintendo a distribuir o jogo aqui pela Europa, podemos estar perante o primeiro Monster Hunter de uma consola caseira a fazer furor para lá do Japão. Podem já contabilizar um aqui para mim.
Outro jogo pelo qual mal posso esperar é por Silent Hill: Shattered Memories, que vem também atrasado para a Europa, mas que teve igualmente grande reconhecimento por onde saiu. Um título de horror de grande qualidade, e que tira proveito das potencialidades gráficas da Wii sem necessidade de recorrer a estilos cartoon. E usar o pointer do comando para mover aquela lanterna... já é algo que se pede há anos neste género, e vai ser finalmente possível.
E por falar em cartoon... quem não aguarda com grande expectativa Red Steel 2? Por debaixo do seu grafismo menos entusiasmante esconde-se uma jogabilidade que se espera ser a mais realista de sempre num FPS, onde controlaremos uma espada com recurso ao acessório Wii Motion Plus, que tem andado um pouco desaparecido, e alternaremos sempre que pretendemos pelo revolver. Teremos ainda muitas habilidades e uma grande liberdade de movimentos, em combates onde teremos de recorrer a diferentes estratégias de ataque conforme os inimigos que defrontamos. Se têm acompanhado os últimos trailers, então sabem do que falo. Se ainda não os viram, do que é que estão à espera?
Foi ainda revelada a edição de coleccionador que estará à disposição de todos os que fizerem uma pré-encomenda do jogo, pelo que convém que estejam atentos se a pretendem.
Se o jogo vai ser bom ou mau, ainda ninguém o sabe, mas as primeiras impressões são muito positivas, e a Ubisoft parece ter corrigido tudo o que de mau tinha o primeiro título, e impulsionou todo o potencial escondido deste. A Nintendo não ficou agradada quando soube do adiamento de Red Steel 2 para 2010, e se a gigante nipónica se sentiu incomodada com isso, é porque tem de haver uma razão bem forte. Será, sem dúvida, uma das maiores bandeiras de propaganda do Wii Motion Plus.
Podia falar de muitos outros jogos, mas neste momento são estes os títulos que mais me empolgam para o inicio de 2010. Não referi qualquer jogo Nintendo pois esses deverão ser apenas lançados no segundo semestre do ano (exceptuando Sin and Punishment 2), e teremos todo o tempo do mundo para analisar profundamente cada uma dessas obras-primas que estão para chegar.
Quanto a vocês, qual é o jogo que mais anseiam adquirir nos dois meses que se avizinham? Já compraram Tatsunoko VS Capcom? Tenham um bom final de fim-de-semana, e deixa lá Cardozo, marcas para a próxima!