
CRÓNICA
Nova geração Nintendo em 2010 ou pura especulação?
Por Ivan Lopes a
Já passou algum tempo desde a minha última participação no Domingo Nintendo. Aliás, esta é a primeira vez que tenho o privilégio de escrever uma crónica neste ano de 2010. Depois de reflectir sobre o tema a explorar neste Domingo, nada melhor que aproveitar os mais recentes indícios e vestir a pele de muitos analistas mais ou menos entendidos na matéria e especular um pouco sobre a futura geração de consolas da Nintendo. Podem contar com muita especulação, poucas verdades, mas algum bom senso...
Desde praticamente o lançamento da Wii que se fala numa versão HD da mesma. Inicialmente porque esta não iria conseguir competir nas vendas com a concorrência, depois porque não iria aguentar o seu sucesso estrondoso ou até porque projectos AAA iriam ser diminutos ou tecnicamente inferiores. Basicamente, mil e uma desculpas para a Nintendo ser “obrigada” a fazer um upgrade à sua consola caseira. Por outro lado, embora pese o contínuo sucesso da Nintendo DS, muitos julgam que se aproxima o timing para a Nintendo avançar para uma nova geração de portáteis.
Estas questões são mais ou menos pertinentes e pontualmente mais ou menos insistentes. Contudo nas últimas semanas, e como algumas vezes noticiamos no FNintendo, diversas produtoras revelaram já estar a trabalhar em projectos no novo hardware da Nintendo, imprensa especializada a garantir anúncios para os próximos eventos e até o insuspeito Miyamato assumiu que a gigante dos videojogos já se encontra a desenvolver a próxima geração de hardware.
Com isto, nada melhor que usar a minha costela de Michael Pachter (polémico analista) e especular sobre datas e apostas futuras.
Primeiro vamos a factos. A Wii e DS continuam a dominar as tabelas de vendas e lideram destacadamente o seu segmento de mercado. Diversos jogos de qualidade serão lançados em 2010 para as duas consolas, tendo a Wii direito a pelo menos três poderosas franchisesda Nintendo nos próximos meses. A DS, com as suas quatro versões, está cada vez mais perto de se tornar a consola mais vendida de sempre. Com este esmagador sucesso, pode parecer ilógico um lançamento de uma nova geração de consolas. Mas pode não ser bem assim…
No caso da Wii, acho pouco provável que seja divulgado algo sobre uma eventual sucessora, pelo menos antes de se sentirem quebras acentuadas nas vendas da mesma. Embora a consola tenha ficado à margem de lançamentos AAA de editoras externas e de graficamente se encontrar uns furos abaixo da concorrência, é prematuro pensar numa sucessão. A crise internacional que ainda se faz sentir e o lançamento de novos acessórios nas concorrentes são fortes argumentos para um prolongamento temporal desta geração de consolas caseiras. Também a Nintendo ainda tem alguma margem para baixar o preço e até pode fazer um"lifting" estético à consola para dar um novo boost de vendas. Por isso, a curto prazo não acredito em fumo branco sobre uma Wii 2 ou Wii HD.
Sobre a sucessora da DS, é perfeitamente plausível que possa ser anunciado algo durante os próximos eventos como Nintendo Media Summit 2010, GDC 2010 ou mesmo a E3. Embora a Nintendo DS continue a liderar os mais diversos mercados, convêm relembrar que a sua versão original está a atingir o 6º ano de vida. E que embora muito do sucesso da consola se tenha devido ao seu conceito inovador, o facto de ter sido lançada meses antes da concorrente PSP foi um trunfo de peso. Assim, é com naturalidade que a Nintendo queira usar de novo os mesmos trunfos e ganhar vantagem logo de início. É verdade que ainda está para chegar a DSi XL à Europa, que as vantagens da DSi em jogos ainda não foram devidamente exploradas (e duvido que venham a ser em toda a sua gloria) e que provavelmente existirá uma nova geração Pokemón na DS (que pode muito bem ser adiada para a próxima consola). Mas por outro lado, a Apple com o seu IPhone e o futuro IPad começam a entrar em parte no mercado das consolas portáteis e isso pode ajudar a pressionar a Nintendo a lançar uma portátil mais potente e com novidades tecnológicas.
Posto isto, durante 2010 ou, mais tardar 2011, serão certamente lançadas luzes sobre uma nova geração de consolas da Nintendo.
Como expliquei, acredito que primeiro veremos uma nova consola portátil. Claro que tudo isto é pura especulação, mas como se costuma dizer "não há fumo sem fogo", e provavelmente muitos destes rumores têm um fundo de verdade sobre os novos rumos da Nintendo.
Provavelmente estou completamente errado e interpretei os dados de forma menos correcta, mas como qualquer Domingo Nintendo, queremos é ouvir/ler as vossas opiniões.