
CRÓNICA
Abril - Mês intenso
Uma caixinha de surpresas.
Por Fábio Pereira a
Abril foi um mês mais intenso do que se esperava, pelo menos para os seguidores da Nintendo.
Os primeiros dias abriram com o anúncio de uma nova personagem da série Pokémon, bastante semelhante a Mewtwo, que estará presente em Pokémon X e Pokémon Y. Os fãs estão curiosos em saber mais sobre a origem desta criatura e as suas habilidades. Há quem fale de tudo um pouco e os jogadores e teóricos do universo Pokémon já começam a explorar todas as pistas sobre a verdadeira importância desta "ressureição" de uma das mais populares criaturas da série.
Umihara Kawase foi outro nome que se fez ouvir durante este mês, em mais uma acção da Agatsuma ao trazer para a Europa as séries que durante anos viverem isoladas em solo nipónico. Trata-se de um jogo de plataformas agraciado por uma mecânica de jogabilidade simples e intuitiva. Os fãs europeus sentem que o seu filho adoptado ganhou asas. Esta decisão vem mostrar ao mundo que a distribuição digital tem um peso importante na hora de atribuir mais autonomia a algumas editoras, que podem assim disponibilizar mais títulos traduzidos para outros idiomas. A Agatsuma parece ter gostado da experiência com Code of Princess e muitos outros lançamentos deverão estar nos seus planos.E já que falamos de lançamentos, o destaque vai para Fire Emblem Awakening, que chegou e apanhou uma data de jogadores desprevenidos. Não apenas pela nota máxima que recebeu (e que o FN não atribuía há bastante tempo), mas também por vir acompanhado de um livro de ilustrações, que de tão limitada reprodução deixou a maioria das pessoas que fez pré-reserva do jogo de mãos a abanar.
Entretanto, surge o Nintendo Direct e a internet começa a transbordar com tantas emoções espalhadas em tópicos de discussão, vídeos, imagens, notícias, e outros meios de comunicação. Bravely Default e Professor Layton and the Azran Legacy chegam à Europa ainda este ano, Yoshi`s Island e Mario Party estreiam na 3DS, bem como Link to the Past 2. E a Nintendo ainda reforçou com uma campanha recente de oferta de um quarto jogo na compra de três. Ainda vos faltam razões para adquirir uma 3DS?A Wii U continua a trilhar um caminho árduo, com poucos lançamentos e jogos que tardam em chegar, mas ainda houve tempo para observar os primeiros avanços de Splinter Cell: Blacklist, que traz Sam Fisher também à Wii U. Pokémon Rumble e Disney Universe mostraram mais das suas figuras, que agora entram num mercado até hoje dominado por Skylanders. O conteúdo adicional em forma de figuras coleccionáveis é um negocio que conquistou a atenção dos mais pequenos e surripiou as carteiras desprevenidas. Veremos como a Nintendo vai apostar no novo Pokémon Rumble para a Wii U, onde as figuras serão consideravelmente mais baratas e vendidas individualmente. A Consola Virtual também está de volta para agradar aos fãs dos jogos retro, mas precisa de uma revisão de preços para conquistar mais público.
Abril foi um mês em cheio. Fez-nos saber que a distribuição digital é uma boa ferramenta para trazer ao nosso mercado títulos que de outra forma nunca nos chegariam às mãos, deu-nos uma série de novidades de peso para o catálogo da 3DS, convidou-nos a aderir à promoção "leve quatro, pague três" na mesma consola, e ainda nos coloca a pensar se não estará na hora de começar a coleccionar uma data de figuras que tão bem recolhem o pó em qualquer prateleira. Isso tudo e claro Fire Emblem Awakening, que se ainda não está, já devia estar a aquecer as vossas 3DS.