
ANTEVISÃO
Wii Party U
Mais festa na Wii U.
Por Henrique Pereira a
Um dos jogos a que a Nintendo deu maior exposição na E3 foi Wii Party U, um título a que muitos jogadores torcem o nariz por ser uma proposta feita a pensar em festas e no modo multijogador. Mas não é por isso que o FNintendo deixa de fazer uma antevisão a um título que merece o respeito de todos os jogadores, ou não fosse ele feito pela Nintendo.
A demonstração disponível tinha já uma grande quantidade de minijogos e modos de jogo. Os minijogos encontravam-se agrupados em diversas categorias. Alguns usam o Gamepad como cenário de jogo, estando um jogador de cada lado usando apenas o analógico. O primeiro minijogo é uma espécie de matraquilhos onde o movimento do analógico faz todos os jogadores movimentarem-se numa área circular à sua volta. O jogo é funcional mas complicado para fazer algo decente, até mesmo passar e rematar. Os golos que marcámos resultaram da sorte e inépcia ao controlar o guarda-redes. O outro minijogo testado foi uma corrida de obstáculos com berlindes, usando o analógico para controlar os elementos do cenário de forma a guiar o berlinde até à meta. Aqui não houve quaisquer problemas, mas quem o experimentar irá provavelmente cansar-se em pouco tempo.Passando para os jogos que usam o Gamepad e o Wiimote, o primeiro faz quase sempre uso das suas capacidades especiais como o ecrã de toque ou a câmara. Aqui encontramos um concurso onde os jogadores desenham supostamente o mesmo objecto no Gamepad sem que os outros vejam e o objectivo é adivinhar qual dos objectos é diferente (um dos jogadores recebe algo semelhante mas diferente para desenhar). Apesar das semelhanças, continua a ser muito fácil acertar, pelo que o jogo pode ficar bastante mais interessante se os jogadores tentarem fazer bluff. O segundo faz lembrar o Twister, onde tem de se carregar ou largar os botões do WiiMote e Gamepad, estando estes pousados uns ao lado dos outros. As primeiras cinco instruções têm de ser efectuadas por jogadores específicos, enquanto as seguintes são realizadas à vontade dos jogadores. O vício consiste em tentar bater o recorde de instruções realizadas com sucesso. Finalmente, experimentámos um minijogo onde era pedido a um jogador que tire uma foto com uma determinada expressão, sendo o objectivo dos outros adivinhar qual foi, dentro de quatro opções possíveis..
Por fim, fomos para os minijogos em que todos os jogadores usam o WiiMote e estão em igualdade, tendo de cooperar ou competir. Aqui a selecção é muito parecida com Mario Party, onde se testam reflexos e decisões rápidas e se realizam acções num curto espaço de tempo. A variedade é maior, com minijogos que vão desde competições de natação até dar corda numa cadeira com hélices. Estes estão normalmente incorporados num jogo mais alargado.
Feitas as contas, Wii Party U foi uma grande surpresa e poderá ser uma excelente aposta para festas ou para quando vários jogadores estão juntos, independentemente da sua idade ou preferência.
Expectativa