
ANTEVISÃO
Super Mario 3D World
Mario e companhia na Wii U.
Por Jorge Pereira a
Super Mario 3D World foi provavelmente o jogo que mais controvérsia e desilusão provocou aquando da última Nintendo Direct. Os fãs do canalizador esperavam ser surpreendidos pelas inovações que a primeira aventura 3D de Mario em alta definição iria trazer, e é impossível negar que Super Mario 3D World defraudou as expectativas iniciais junto daquela parte do público. Ainda assim, pudemos comprovar que talvez o jogo seja mais que um Super Mario 3D Land em alta-definição.
Obviamente uma das novidades mais relevantes do jogo prende-se com o modo multijogador. Inspirado em parte pelo clássico da NES, Super Mario Bros. 2, em relação à escolha e atributos das personagens jogáveis, podem jogar até quatro pessoas controlando Mario, Luigi, Peach e Toad, cada um com as suas especificidades. Ao contrário do multijogador na série New Super Mario Bros., neste jogo a cooperação é muito mais incentivada, com todas as personagens partilhando, por exemplo, o mesmo número de vidas.
Para acomodar este modo multijogador, os níveis tornaram-se bastante mais alargados que em Super Mario 3D Land, com mais locais para explorar e mais espaço para segredos. Foram introduzidas algumas mecânicas no jogo: em primeiro lugar, um novo poder, o Cat Suit, que como o nome indica, atribui as capacidades de um gato. Este poder permite ao jogador lançar-se, atacar os inimigos e escalar paredes. Esta última capacidade é particularmente interessante, já que tem um grande potencial em níveis eminentemente verticais. Foi introduzida outra mecânica também ela bastante interessante: canos transparentes, que eram o foco de um dos níveis experimentados. Apesar de parecer trivial à primeira vista, estes canos têm enorme potencial já que adicionam uma nova dose de estratégia aos níveis, sendo necessário tentar entrar no momento correcto para evitar inimigos e apanhar moedas ou poderes.Apesar de os níveis não terem uma dificuldade muito elevada eram bastante desafiantes, especialmente em comparação com muitos dos níveis de Super Mario 3D Land. Foi possível também comprovar que deverá haver uma grande variedade de níveis, ao estilo de Super Mario Galaxy. Num dos níveis controla-se uma espécie de dinossauro e a cooperação e comunicação são essenciais para atravessar os anéis dourados e descobrir as estrelas verdes escondidas, já que todos os jogadores o controlavam simultaneamente. Os bosses também parecem ser originais e bastante reminescentes dos de Super Mario Galaxy.
Visualmente, é de notar o quão melhor é o jogo ao vivo em relação aos vídeos. Com um aspecto muito sóbrio, extremamente colorido e com o jogo a correr ao que pareciam ser 60 fps, foi bastante bonito de se ver. Em relação aos controlos, pareciam ligeiramente presos inicialmente, mas depois de um período de habituação este factor já não se notava. Mais do que uma cópia de Super Mario 3D Land, este jogo parece ser um híbrido entre o título da 3DS e Super Mario Galaxy, esperemos que consiga juntar o melhor dos dois e dar bom proveito às novas mecânicas que introduz.
Expectativa