
ANÁLISE
Aqua Moto Racing 3D
Corridas na água.
Por Nuno Nêveda a
Nota: Aqua Moto Racing 3D sofria de alguns problemas graves, nomeadamente ao nível do som. Entretanto e enquanto o jogo estava a ser avaliado, foi lançada uma actualização que corrigiu algumas dessas falhas. Deste modo, a análise tem em conta a versão mais recente do jogo.
Aqua Moto Racing é um nome já relativamente conhecido nos dispositivos iOS. Agora em pleno calor do Verão, a Zordix aproveitou para se atirar à água da 3DS com uma versão 3D. Obviamente que quando se fala de motas de água em videojogos, vem sempre à memória a tristemente esquecida série da Nintendo, Wave Race. Mas as lembranças acabam aqui, a experiência oferecida por Aqua Moto Racing 3D é muito mais modesta.
Uma verdade é indesmentível. O jogo da Zordix cumpre na capacidade de oferecer diversão, mas pouco mais do que isso. Para começar, define-se um nome e nacionalidade para o piloto. Desde logo, nota-se imediatamente que o jogo está totalmente traduzido para português, algo que merece uma menção honrosa. Com os primeiros passos dados, segue-se para uma oferta de modos de jogo reduzida. Entre a diminuta escolha, o jogo oferece um pequeno tutorial, o campeonato ou corridas rápidas e ainda um modo multijogador local. Nada de surpreendente ou de muito profundo. O campeonato consiste em torneios onde se ganha dinheiro para actualizar o jet-ski e facilitar a participação em torneios mais competitivos. A curva de dificuldade é suficientemente equilibrada, mas mesmo assim tem de se fazer evoluir a moto para ambicionar algo de bom na luta pelas últimas taças.Na água a simplicidade é reinante. O botão deslizante serve para o óbvio controlo da moto, um botão acelera, outro trava e o botão X destina-se ao uso do nitro. Nas corridas é necessário prestar atenção especial à necessidade de se contornar bóias pelo lado indicado sob pena de desclassificação após três erros. Apanhar dinheiro e tesouros espalhos pela superfície da água são outras acções fundamentais. Como referido anteriormente, este dinheiro é fundamental para equipar as motos para voos mais altos. Convém não esquecer que existem rampas de lançamento onde se podem executar algumas acrobacias de grau de dificuldade variável. Aqui o tempo de execução é mais apertado e uma falha no tempo de queda na água equivale a uma perda de tempo. As acrobacias bem executadas também permitem ganhar dinheiro.
Nas vertentes mais técnicas, Aqua Moto Racing 3D está longe de deslumbrar. A física das ondas está razoavelmente recriada, mas o grafismo é pouco mais que banal. A fluidez sofre bastante com o efeito 3D ligado, o que é lamentável num jogo que destaca essa função no nome. A água, que costuma ser de difícil emulação nos videojogos, está longe de ser realista e a espuma parece uma amálgama de pixeis. Os cenários também não são muito detalhados. O som, sem comprometer, é rapidamente relegado para o segundo plano passados poucos minutos de jogo.
No que toca à longevidade, Aqua Moto Racing 3D é extremamente curto. Um par de horas chega para ver tudo o que tem para oferecer, antes de avançar para o modo multijogador. Este também será rapidamente abandonado, pois é apenas local. Poderiam existir tabelas de classificação online para aumentar o interesse futuro do jogo mas nada disso foi implementado.
Conclusão
A concorrência dentro deste género na 3DS é praticamente nula, mas isso não iliba Aqua Moto Racing 3D. O jogo pode oferecer alguns curtos momentos de satisfação, mas pelo preço pedido encontram-se soluções na eShop mais adequadas para as tardes solarengas de Verão. Só cumpre as expectativas dos fãs mais dedicados de motas de água.
O melhor
- Capaz de oferecer alguma diversão
- Totalmente traduzido para português
O pior
- Grafismo pouco inspirado
- Oferta limitada de modos de jogo
- Multijogador local sem mais opções