icone deNintendo continua a perder dinheiro com cada Wii U vendida

NOTÍCIA


Nintendo continua a perder dinheiro com cada Wii U vendida

Nove meses depois do seu lançamento.

WII U

Por Nuno Nêveda a


9

Nuno Nêveda, Redactor Chefe

Fã de hábitos alimentares saudáveis, consta que implementou dietas rigorosas aos colegas de equipa. Quando não anda atrás de uma balança, costuma implorar por um novo F-Zero. E quem lhe tira uma partida de FIFA, tira-lhe tudo.

9 Comentários...

#1 CoolMaster

8 de Agosto, 2013, 12:10

Não me surpreende. O pessoal por norma comete o erro de pensar que as coisas caras são porque têm mais capacidade de armazenamento/RAM, ou velocidade maior de clock ou as specs da gráfica, etc etc, mas de uma forma isolada. Esquecem-se no entanto que uma consola não é um PC e tem que ter uma arquitectura eficaz onde todos os componentes têm equilíbrio e conseguem comunicar entre si rapidamente, por que sinal até é o caso da consola. É uma arquitectura fechada e aparentemente pouco poderosa, mas com tecnologia recente que a faz estar afastada da geração anterior.

Mesmo assim a Nintendo vai ter que baixar o preço mais tarde ou mais cedo (talvez para o inicio do próximo ano).
#2 Chain

8 de Agosto, 2013, 19:17

No caso em particular da Wii U nem se pode dizer que os componentes comunicam eficazmente entre si. Tanto é que o sistema operativo da consola teve de ser "reparado" pouco depois do lançamento de tão lento que era.

Na minha opinião houve um mau planeamento da consola a nível de design e escolha de tecnologia. A Nintendo apostou demasiado no comando que acabou por não ter o impacto previsto.
#3 CoolMaster

8 de Agosto, 2013, 21:26

O que dizes não faz qualquer sentido sob o ponto de vista de desenvolvimento de OS e optimização de código.

Vou justificar isso com uma analogia: É possível portar o Pacman original para a PS3 e mesmo assim ele ter quebras de framerate.

É o software que faz o hardware, já que o mesmo é como um calhau.
#4 neveda

8 de Agosto, 2013, 21:55

É verdade isso, mas não podes negar que a Nintendo fez um mau planeamento com a Wii U.
#5 CoolMaster

8 de Agosto, 2013, 22:17

Um mau planeamento a nível de gestão de recursos no desenvolvimento de jogos e sistema operativo e novas funcionalidades? Sim, fez.

A nível de hardware? Não acho, é uma máquina bem robusta, se isso vai fazer diferença para os multiplataformas que se avizinham? Talvez para alguns jogos, mas para a maior parte só o tempo dirá com quando as outras consolas arrancarem verdadeiramente lá para final do próximo ano.

Se estão a perder dinheiro na mesma e tem specs mais baixas que as outras? Não é um factor positivo, mas não tem que ser necessariamente negativo. Já dei o seguinte exemplo várias vezes: um disco de 80GB pode ser mais caro que um de 2TB.

O factor do preço da U deve ser mesmo o gamepad, por alguma razão esta a chegar a um ano de vida e nem se avizinham gamepads à venda. Certo que os jogos e o sistema operativo têm que estar preparado para ter os dois gamepads, no entanto isso não invalida a comercialização do mesmo em separado por outros diversos factores.
Mas também se só precisam de vender um jogo, mesmo que 3rd party (através de royalties) têm logo lucro a Nintendo na verdade não perde dinheiro porque ninguém vai comprar a consola sem comprar pelo menos um jogo.
#6 neveda

8 de Agosto, 2013, 22:23

Tecnologicamente (pode até ser mais a nível de percepção que outra coisa) colou-se demasiado à Xbox 360/PS3.

Deveria ter tido uma aproximação maior à XbOne e PS4. Culpa da Nintendo? Das third parties? A realidade é que não há um único multiplataforma next gen only (de retalho) anunciado para a Wii U.

Depois o GamePad é um problema. A sua importância ainda não foi percebida pelo consumidor, pela industria e até certo ponto pela própria Nintendo. E limita a hipótese de um preço mais agressivo para a Wii U.
#7 metalgamer91

8 de Agosto, 2013, 22:55

Se quiserem continuar a vender 160000 consolas em 3 meses continuem assim,eu quero uma wii u mas por 350€ nem contem comigo
#8 CoolMaster

9 de Agosto, 2013, 12:13

Ela custa 300.
#9 Saikyou

9 de Agosto, 2013, 12:49

Eles não baixam o preço da consola porque acreditam que com os jogos certos a consola tem pernas para andar ao actual preço (isto dito pelo Iwata). Se porventura jogos de séries como Mario, Pikmin, Donkey Kong e Zelda não ajudarem, então podem acreditar que a consola irá baixar de preço.

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.