
ANÁLISE
The Smurfs 2
Eles voltaram!
Por Tiago Marafona a
As pequenas criaturas azuis conhecidas como Estrumpfes (Smurfs) apareceram pela primeira vez em 1958 e nunca deixaram de ser populares, surgindo em praticamente tudo o que seja forma de entretenimento, desde livros de banda desenhada, desenhos animados, videojogos e mais recentemente nos cinemas. Com o lançamento do filme Os Smurfs em 2011, surge agora a sequela acompanhada também pelo videojogo inspirado no filme.
A vila Smurf estava em preparativos para a festa de aniversário de Smurfette, a única habitante do sexo feminino, quando a aniversariante desaparece de forma inesperada. O responsável por este feito é o feiticeiro Gargamel, que decidiu criar pelas próprias mãos dois Smurfs que nasceram cinzentos em vez de azuis. Estas duas criaturas denominadas diabretes só poderão ser Smurfs de verdade se tiverem a essência azul que apenas a Smurfette pode dar. Desta forma começa a aventura juntamente com a grande família Smurf numa tentativa de salvar Smurfette das mãos do terrível vilão.
The Smurfs 2 é um jogo de plataformas composto por seis mundos diferentes, cada mundo constituído por cinco níveis e um boss. Ao longo da jornada surgem novas personagens jogáveis, perfazendo um total de nove, cada uma com funcionalidades diferentes. A nível visual, o jogo apresenta cenários bem desenhados mas a construção das plataformas podia ser mais diversificada, tornando-se rapidamente aborrecido.Como objectivo além da conclusão dos níveis, The Smurfs 2 oferece desafios extra que podem aumentar um pouco mais a longevidade. Espalhadas pelos cenários encontram-se medalhas douradas e pequenas esferas azuis que permitem acumular pontos em cada nível. Quem gostar de competição pode encontrar aqui algo que os faça repetir os níveis vezes sem conta de forma a terminar com a pontuação mais elevada possível. A nível de jogabilidade nada de novo, existindo apenas os movimentos individuais que cada Smurf é capaz de realizar.
Apesar da direccção artística ser competente, em movimento a história é outra. As constantes quebras ao longo dos níveis são um pesadelo. A presença de alguns inimigos é o suficiente para o jogo se tornar um verdadeiro tormento, porque a imagem em vez de fluir com naturalidade simplesmente arrasta-se, prejudicando bastante a experiência para um jogo de plataformas. O jogo não foi bem desenvolvido e este tipo de falha jamais deveria estar presente numa versão final.De facto, The Smurfs 2 tem muito pouco para surpreender e ainda não foi desta que os jogos baseados em filmes confirmaram a sua qualidade. Ainda assim, a banda sonora enquadra-se no jogo, fazendo uma combinação equilibrada com o que está a acontecer durante os níveis ou nas batalhas com os bosses, mas rara é a faixa com qualidade acima da média.
The Smurfs 2 não é um jogo difícil. A evolução é gradual com o avanço da aventura, existindo mais inimigos e cenários mais complexos propícios a quedas. No entanto, os jogadores com alguma experiência não encontrarão aqui um desafio à altura, podendo ser concluído em apenas três horas com alguma descontracção.
Conclusão
The Smurfs 2 é um jogo simples e mediano recomendado apenas para o público infantil. Como jogo de plataformas oferece uma dificuldade pouco desafiante e falha em aspectos técnicos que seriam cruciais para uma experiência aceitável. Sem uma longevidade extensa, faltou alguma inspiração para a construção dos níveis que embora curtos, tornam-se rapidamente monótonos. A possibilidade de jogar com vários Smurfs ao longo da aventura torna-se uma mais-valia.
O melhor
- Banda sonora
- Possibilidade de jogar com várias personagens
O pior
- Frame rate horrível
- Podia oferecer mais dificuldade
- Construção dos níveis demasiado simples