
ANÁLISE
Skylanders Swap Force
Combinações poderosas.
Por Nuno Nêveda a
Skylanders regressa numa nova aventura que promete agradar a miúdos e graúdos, depois do sucesso notável das duas primeiras aparições. A fórmula mantém-se, mas são introduzidas algumas novidades capazes de refrescar a série, naquele que talvez seja um dos últimos bons jogos a chegar à velhinha Wii.
Skylanders Swap Force leva o jogador até às misteriosas Cloudbreak Islands, onde um vulcão mágico entra em erupção uma vez em cada século. No calor de uma enorme batalha, vários Skylanders são apanhados numa erupção e totalmente despedaçados pela força da natureza. Porém, a magia do vulcão concede a cada um deles um novo superpoder que lhes permite trocar metades e combinar o seu poder das mais variadas formas. Reagrupando-se como Swap Force, os heróis devem regressar às Cloudbreak Islands e desmantelar o mais recente plano da Kaos para mais uma vez salvar as Skylands.
Uma das novidades na jogabilidade decorre do próprio enredo do jogo. Na nova geração de Sklyanders, conhecida como “Swap Force”, é possível separar e trocar a parte superior e inferior de cada boneco. O próprio sistema de progresso e evolução do jogo está feito com isto em mente. É possível fazer evoluir cada uma das partes de forma separada, cada poder pode também ser combinado para ultrapassar desafios e chegar a áreas secretas. Foram ainda introduzidas Swap Zones, que mais não são que conjuntos de minijogos a que se pode aceder com habilidades que cada Skylander Swap Force possui. O portal também tem agora um nível que se pode subir à medida que se progride no jogo.A nova geração de bonecos é muito interessante, só que esta nova tecnologia traz um problema. Os antigos portais dos Skylanders podem ser arrumados no armário, pois de nada servirão aqui. Em vez de comprar apenas um “Boost Pack”, é preciso gastar recursos financeiros num pacote inicial que inclui o tal novo portal, necessário para usufruir do jogo. Para além do portal, o pacote inclui o jogo, dois Skylanders Swap Force (Blast Zone e Wash Buckler) e um Skylander normal da terceira série (Ninja Stealth Elf). Quem quiser completar a colecção terá de investir em 16 novos elementos. Combinados, podem gerar 256 combinações. Felizmente todos os bonecos das gerações anteriores são totalmente compatíveis com este jogo. Para além disso, o nível máximo para todos os Skylanders passou agora a ser 20, um incentivo extra para usar os bonecos que estavam a juntar pó.
As combinações fornecidas pelos Swap Force não são as únicas novidades. Talvez a principal, e que tem efeitos claros na jogabilidade, será a introdução de uma opção para saltar. Uma necessidade que não era muito reclamada nos títulos anteriores, mas que abre novas possibilidades no desenho dos níveis. A exploração dos cenários torna-se mais apelativa, menos horizontal e mais livre, embora mantendo uma certa linearidade. Existe ainda uma cidade que funciona como base de exploração para os diferentes capítulos da aventura e actividades paralelas. De resto, a jogabilidade mantém o padrão de qualidade dos títulos anteriores.Skylanders Swap Force segue também a linha dos antecessores no que toca a conteúdo e longevidade. Existem vários níveis de dificuldade, sendo o nível mais elevado desbloqueado no final da aventura. É possível jogar com um amigo e existem ainda vários modos extra. O modo Survival consiste em jogar sozinho ou com um amigo em combates contra hordas de inimigos, enquanto que no modo Rival é possível competir para derrotar o maior número possível de criaturas. Outros modos de competição incluem o Battle Arena e o Ring Out, nos quais os confrontos são de um contra um.
De ponto de vista técnico, não há surpresas. Como jogo para a Wii, Skylanders Swap Force apresenta um nível aceitável para a generalidade dos títulos multiplataforma. Embora falte algum detalhe visual, o uso de uma paleta alargada de cores e as boas animações são de assinalar. A componente sonora continua num patamar superior, composta por uma banda sonora de qualidade acima da média e excelentes interpretações.
Conclusão
Skylanders Swap Force é mais uma entrada digna de registo na série. Não traz elementos revolucionários, mas introduz várias novidades relevantes. Com os novos bonecos vêm novas possibilidades e a opção para saltar é sem dúvida positiva para a jogabilidade. O grande problema volta a ser a necessidade de investir avultadas somas de dinheiro para usufruir do potencial máximo do jogo. Isto é agravado pelo facto de sermos obrigados a adquirir um novo portal necessário para acompanhar a tecnologia da nova geração de bonecos. Voltando ao afirmado no início, este é um título capaz de agradar a miúdos e graúdos.
O melhor
- Mecânica Swap Force interessante
- Muito conteúdo para desbloquear
- Agora é possível saltar
O pior
- Portais antigos não compatíveis
- Coleccionar todos os bonecos continua caro
30 de Outubro, 2013, 14:00
O meu portal da Giants Wii U não é compatível? Tenho sempre que comprar o pack completo e ter os dois portais à mão!? wtf