
ANÁLISE
FIFA 14: Legacy Edition
Em claro fora de jogo.
Por Nuno Nêveda a
A Electronic Arts teve um ano muito complexo. Em 2013, a EA conta com a saída do CEO, o abandono do apoio à Wii U, a aposta mais forte nas rivais da próxima geração e uma presença mínima nas consolas portáteis, com uma consequente viragem para “tablets” e “smartphones”. FIFA 14 para a 3DS insere-se nesta turbulência de decisões questionáveis.
A editora foi muito transparente este ano. Adicionou o sub-título Legacy Edition acompanhado de um subtil asterisco. Este detalhe leva-nos à parte traseira da caixa do jogo, onde surge a frase chocante: apenas actualização de plantéis e equipamentos. Ou seja, é um FIFA 13 com roupagem actualizada, nada mais do que isso. Nem uma melhoria na jogabilidade, nem na vertente técnica ou até em modos de jogo. Nada!
Não haveria grande mal ao mundo se o jogo fosse vendido a um preço mais acessível, mas não é o caso. FIFA 14: Legacy Edition custa o mesmo preço que qualquer outro título da série na 3DS, cerca de €40. Sendo FIFA 14 um clone de FIFA 13, será melhor recapitular grande parte do que foi escrito na análise desse mesmo jogo.O modo Carreira é de novo um dos principais destaques, onde o jogador assume o papel de director/treinador/jogador. Dessa forma, realizam-se e cumprem-se diferentes tarefas e objectivos, que incluem melhorar as estruturas do clube, contratar técnicos, jogadores, definir tácticas e entrar em campo rumo à vitória. Nada que não tenha já sido oferecido anteriormente, mas mesmo assim é capaz de proporcionar bastantes horas de diversão. Mas nem só do modo Carreira vive FIFA 14, é possível entrar directamente num modo de torneios como a Taça de Portugal. Regressa também o já clássico Be a Pro, em que se pode criar um futebolista e subir pelos escalões até chegar ao estrelato e ser companheiros de Messi ou Cristiano Ronaldo. Um modo que tem tanto de divertido como de profundo.
Como referido, os modos de jogo são extensos. Contudo, volta-se a encontrar uma falha quase fatal: ausência de multijogador online. Num simulador de futebol, o desafio máximo advém da possibilidade de defrontar jogadores de diversos pontos do globo. Para defrontar um amigo, só de forma local e através do modo ad-hoc.Os controlos neste título são bons, fazendo um uso intuitivo da disposição de botões da 3DS. Funcionam num esquema semelhante ao que foi visto nas últimas versões de FIFA na Wii, com pequenas nuances derivadas do ecrã táctil, e as bolas paradas podem ser executadas com auxílio do estilete. Outro detalhe relevante sobressai quando se está a uma distância de 30 metros da baliza - nestes momentos, o radar do ecrã inferior é substituído pela baliza, para que o jogador escolha o melhor local para rematar. A habituação a esta mecânica não é fácil de início mas até pode resultar em golos de belo efeito. Obviamente (e felizmente) que se pode manter o esquema de controlo habitual.
Visualmente está dentro do exigível para a portátil, com detalhes interessantes desde os estádios até à aparência dos jogadores e com uma aspecto realista. O efeito 3D é do mais profundo visto num simulador de futebol, sobretudo se for usada a câmara "Pro 3D Close". Infelizmente, a framerate ressente-se com o 3D ligado. As animações são também sofríveis, juntando-se a um desenho de menus que não tem nada de vistoso. Em termos de som, a banda sonora conta com algumas músicas bem integradas, os comentários são aceitáveis e o ruído do público é decente.
Conclusão
Esta actualização é demasiado cara. A falta de respeito para com os utilizadores da portátil da Nintendo é gritante. É de louvar que pelo menos a Electronic Arts tenha tido a decência de explicar a sua visão de Legacy Edition, é um FIFA 13 disfarçado de 14 com uma roupagem actualizada. É só aconselhável a quem nunca comprou um simulador de futebol para a portátil da Nintendo. A nota final da análise obviamente que sofre com isso.
O melhor
- Plantéis e equipamentos actualizados
O pior
- FIFA 13 sem novidades
- Não é mais do que uma actualização vendida ao preço de um jogo novo
6 de Novembro, 2013, 19:08