
ANÁLISE
Life with Horses 3D
Como é dura a vida com cavalos.
Por Jorge Pereira a
Os cavalos sempre representaram poder e estatuto social e várias famílias de renome mantêm negócios nesta área. Ainda assim, qualquer negócio pode acabar em ruína. O que fazer quando isto acontece? De acordo com Life with Horses 3D, entrega-se o negócio à geração seguinte e espera-se que esta consiga resolver o problema. É assim que neste jogo, ao herdar a antiga propriedade equestre do avô, o jogador é incumbido de lhe restaurar a sua anterior glória.
Apesar de no início se achar que esta premissa é bastante interessante, rapidamente se chega à conclusão que a execução fica muito aquém do potencial em muitos aspectos. Algo que salta imediatamente à vista é o aspecto visual. Mesmo sendo um aspecto geralmente não-essencial para a qualidade global de um jogo como este, não há como negar que a má impressão provocada é imediata. Desinspirado, pouco apelativo, e simplesmente fraco são apenas algumas das palavras que rapidamente surgirão a qualquer um ao deparar-se com gráficos que parecem saídos de um jogo para a Nintendo 64 ou para a PlayStation original, e não dos melhores. Desde texturas de má qualidade à atroz distância de renderização durante as corridas, sem esquecer de artefactos saídos dos primórdios dos jogos em 3D como sprites a representar árvores. Os únicos que escapam são os cavalos em si, bastante detalhados, especialmente na coloração. Mas mesmo estes sofrem de um problema: a dificuldade em distinguir entre as diferentes raças, fazendo parecer que a única diferença entre elas é o tamanho do cavalo, o que não é de todo verdade.Mas obviamente e como já foi dito, num jogo deste tipo em que o público-alvo não se interessa grandemente pelo aspecto gráfico, os visuais não são de todo um factor preponderante. Será que noutros aspectos, Life with Horses 3D consegue brilhar? A resposta curta é que nem por isso. O jogo em si divide-se em duas porções: uma em que se tem de gerir a propriedade, ganhando dinheiro, renovando instalações, e, claro cuidando dos cavalos; outra em que se pode correr com um dos cavalos adquiridos através de diversas pistas, tanto por lazer e para manter os cavalos em forma, como competitivamente, tudo isto para fazer com que a propriedade ganhe mais visibilidade e fama. O problema é que nenhuma das duas é bem executada. Antes ainda de partir para a dissecação de ambas as porções, há que notar que o jogo sofre de problemas tão básicos como a navegação, tanto da personagem como a dos menus. A personagem em si tem um padrão de movimentos que apesar de realista, não é de todo funcional. Começa invariavelmente por andar, passando depois para um passo de corrida, continuando a movimentar-se durante mais uns bons metros após o jogador deixar de premir o manípulo. Os menus são extremamente difíceis de percorrer, sendo ao mesmo tempo pouco intuitivos e confusos e exigindo uma mistura entre os botões e o ecrã táctil para navegar adequadamente. A informação em si também é terrivelmente inacessível, já que certos menus, como o do estado do cavalo não surgem no momento mais conveniente. No geral, uma série de decisões extremamente difíceis de compreender e que darão certamente muitas dores de cabeça, especialmente para o público jovem.
Passando então agora para o modo como o jogo se desenrola, há primeiro que notar que este tem como base um sistema de estrelas com um máximo de quatro e que se obtêm cumprindo diversos objectivos que passam por diversas áreas, incluindo tratamento dos cavalos, performance equestre e reabilitação das várias áreas da propriedade. Assim sendo, parte do jogo passa pelos cuidados que tem de se ter com os cavalos: alimentá-los, escová-los, limpar-lhes os cascos, lavá-los e assegurar o seu bem-estar. Apesar de tudo isto fazer sentido, é inaceitável o modo como o jogo consegue tornar estas tarefas em fardos aborrecidos que têm de ser cumpridos religiosamente todos os dias e que são ainda mais dificultados pelos controlos confusos e imprecisos, especialmente no caso da lavagem, que obriga a usar o giroscópio para direcionar a mangueira. Tudo isto é ainda piorado pela meticulosidade a que o jogo obriga, tendo de se ter cuidado com áreas sensíveis do cavalo, usando escovas diferentes para zonas diferentes e não esquecendo que tem tudo de ficar minuciosamente asseado, sob risco de o cavalo adoecer. Por falar em controlos confusos, estes também estão presentes noutras actividades do jogo, nomeadamente aquelas que se fazem para ganhar dinheiro. As massagens a cavalos obrigam a agitar a 3DS rapidamente em movimentos semi-circulares, o que como se entende, é extremamente desconfortável. Outra área que se destaca pela negativa é o alojamento que a propriedade pode ter, que em vez de como seria lógico, permitir alguns minijogos divertidos de atender clientes, servir refeições, etc. apenas impõe mais uma tarefa enfadonha ao jogador: falar com os clientes à chegada e mais nada.As competições são outro elemento importante do jogo. Mais uma vez, deixam muito a desejar. Em primeiro lugar, devido à sua escassez em número e em variedade, havendo apenas nove pistas que não oferecem grande motivo para repetir após terminadas. No entanto, o jogo tenta dar a ilusão que o jogo é mais extenso do que é na realidade, já que só se pode entrar em competições aos Domingos. Ou seja, tem de se passar os restantes dias a tratar das tarefas chatas ou a levar os cavalos a passear, o que com tão poucos percursos também se torna repetitivo a curto-prazo. Como também não poderia deixar de ser, os controlos para estas secções, apesar de tentarem imitar a realidade, acabam por ser simultaneamente repetitivos e fáceis. Para fazer o cavalo acelerar, prime-se repetidamente o A até obter a velocidade desejada; para saltar obstáculos, prime-se simultaneamente o L e o R; para simular o movimento das rédeas e para virar é necessário inclinar a consola. Isto até poderia oferecer algum desafio, não fosse surgir sempre muito atempadamente um sinal muito claro do que se tem de fazer, não passando assim de mais que seguir sempre as mesmas instrucções.
Conclusão
Life with Horses 3D é um jogo que constantemente tenta simular a realidade em todos os aspectos possíveis sobre trabalhar com cavalos. Isto parece esquecer que é um jogo e que o seu objectivo primário não é assemelhar-se à realidade mas sim divertir os jogadores. Neste objectivo, falha em quase todos os aspectos e apenas pode ser recomendado para fãs acérrimos de cavalos, já que os restantes serão apenas desencorajados de seguir uma carreira equestre.
O melhor
- Representa fielmente o que é trabalhar com cavalos…
O pior
- …mas esquece-se que um jogo tem, acima de tudo, que divertir
- Controlos imprecisos, com recurso frequente ao giroscópio
- Tarefas extremamente repetitivas a curto-prazo
- Corridas escassas, e sem grande desafio
- Visuais muito desactualizados
- Desencoraja a prática equestre
31 de Março, 2014, 22:41