
ANTEVISÃO
Mario Kart 8
A caminho da vitória.
Por Manuel Morais a
A dois meses do lançamento de Mario Kart 8, foi-nos dada uma oportunidade de experimentar uma versão mais completa e mais aproximada do que será a experiência final e com uma série de conteúdos novos. Fica já mencionado que online com um jogador na consola, online com dois jogadores na consola, Time Trials, VS Race (corridas com vários jogadores) e Battle estavam presentes como opções, mas ainda não puderam ser experimentados.
A experiência focou-se então no modo Grand Prix. Uma novidade que sobressai imediatamente é o regresso deste modo ao multijogador local, algo que esteve ausente na Wii e que obriga à tarefa de coleccionar taças para desbloquear conteúdo de algo feito a solo. Tivemos também disponível pela primeira vez a possibilidade de jogar com quatro jogadores. Infelizmente tal como em Mario Kart Wii, grande parte da fluidez das corridas a dois jogadores desaparece nas corridas a quatro, passando o framerate para 30 fps.
Foram apresentadas quatro taças, duas com pistas novas e duas com pistas retro, de um aparente total de quatro taças de pistas novas e quatro de pistas retro, tal como já tem sido costume nos últimos jogos da série. Pela primeira vez vimos o jogo a correr numa televisão boa e o design dos mapas apresenta grande qualidade. A maior surpresa foi a das pistas retro, algumas das quais estão refeitas de uma forma espantosa, com uma qualidade gráfica a igualar as novas. O mais curioso é que elas até já tinham sido mostradas num trailer, mas a diferença é de tal maneira grande que facilmente se confundem.
As cerca de duas horas de experiência deram também para perceber várias diferenças mais subtis nas mecânicas e equilíbrio do jogo, como a falta de cavalinho nas motas, o percurso rasante da Blue Shell (ao estilo da versão 3DS), a remoção aparente do item "pow" e da lula (o trovão não pôde ser experimentado mas podia ser visto na roleta quando se apanha um item), e o fim da possibilidade de apanhar outro item quando se mantém um atrás para defesa. Existem dois itens novos: um boomerang, que obviamente regressa quando atirado e que pode ser usado três vezes, e um vaso com uma piranha plant que não só faz turbos, como provoca estragos nos adversários à frente.Foi também possível ver o ecrã do GamePad numa versão mais próxima da final, apesar de não trazer grandes novidades. Vai ser possível jogar em modo Off-TV Play como esperado (ainda que mostre sempre o mesmo que a televisão, incluindo o ecrã dividido em modo multijogador), onde estão disponíveis um botão com uma buzina, uma tabela de classificação e o mapa da pista. Parece que houve aqui uma oportunidade perdida de poder ter um jogador no GamePad de forma a reduzir a divisão do ecrã na televisão, mas dado que este já baixa o framerate quando estão quatro jogadores presentes, a opção pode ter sido feita por questões técnicas.
No final de uma corrida foi possível ver a repetição num modo em que se pode controlar a sua velocidade de execução (câmara lenta, acelerar, etc) de uma forma bastante curiosa. Faltou ver uma nova característica, conhecida como Mario Kart TV, que nos deixa editar a repetição, podendo directamente fazer upload para o Miiverse ou YouTube. Aliás, o trailer apresentado há cerca de três meses num Nintendo Direct foi totalmente editado com esta funcionalidade. Nota-se que obviamente tem um tratamento mais fraco do que é costume, mas não deixa de ser interessante para quando existir uma comunidade grande de jogadores. Para finalizar, foi também já confirmado que o jogo permite todas as opções de controlo possíveis: GamePad, Pro Controller, Classic Controller, WiiMote, e WiiMote com Nunchuck.
Pode-se dizer que não ficámos totalmente surpreendidos, mas a culpa disso é que a expectativa para um novo Mario Kart é sempre bastante alta e nesta demonstração deu para ver tudo aquilo que se esperava do jogo, mais algumas pequenas novidades, sem quebrar a fasquia da série. Aguardamos então mais informação pelas funcionalidades que ficaram por detalhar como o online ou o modo Battle, bem como o lançamento do jogo no dia 30 de Maio.
Expectativa