
ANTEVISÃO
Kirby: Triple Deluxe
Bola cor-de-rosa está quase a chegar à 3DS.
Por Jorge Pereira a
Muitos aguardavam a sua chegada e eis que, em Outubro do ano passado, a Nintendo finalmente anunciou que a conhecida bola cor-de-rosa iria estrear-se na 3DS. Passados apenas seis meses desde o anúncio e com o seu lançamento quase à porta, o FNintendo teve a oportunidade de o experimentar numa versão bastante próxima da versão final. Apesar de o foco principal ter estado no muito antecipado Mario Kart 8, cuja antevisão já está disponível, houve ainda tempo para experimentar as porções iniciais de Kirby Triple Deluxe, nomeadamente uma parte do primeiro mundo e um dos modos extra, e as impressões foram positivas.
O início do jogo mostra-nos Kirby, no seu sempre feliz dia-a-dia, até que um dia a sua casa e outros locais da Dream Land são misteriosamente envolvidos por um gigante pé-de-feijão e levados para os céus. Ao investigar, Kirby testemunha o rapto do King Dedede por uma misteriosa entidade, partindo depois à aventura por diversas ilhas flutuantes para o salvar. Apesar de à primeira vista aparentar muitas semelhanças com o seu antecessor na Wii, rapidamente são demonstradas algumas das características que o diferenciam.
Em primeiro lugar, este jogo parece levar muito a sério o conceito 3D da 3DS, tendo várias adaptações para tomar partido das funcionalidades da consola. Assim sendo, apesar de ser um jogo de plataformas em sidescroll, Triple Deluxe tem diversas camadas de diferentes profundidades em cada nível, à semelhança de Donkey Kong Country Returns. Estas além de tornarem o mundo mais coeso e interessante, permitem uma maior interactividade, já que em certos locais é possível passar para os outros planos e descobrir novas porções dos níveis. Os inimigos estão conscientes desta organização, sendo possível vê-los por vezes a balançarem-se em lianas para a frente e para trás dos planos, só sendo possível atingi-los no momento em que cruzam o plano onde Kirby se encontra ou quando se encontram nos planos posteriores a causar problemas, atirando flechas, pedregulhos e outros perigos que obrigam a prestar atenção aos diferentes níveis a toda a hora.Outra novidade está relacionada com as Miracle Fruits que desbloqueiam a habilidade Hypernova de Kirby, aumentando grandemente o seu poder de sucção e permitindo feitos notáveis como tragar uma árvore inteira, engolir séries de inimigos ou até puxar blocos gigantes e uma bola de demolição. Apesar de visualmente bastante apelativo, tenho certas dúvidas que seja muito mais que isso, já que pelo que foi observado era bastante óbvio o que se tinha de fazer com ele - mesmo que num dos momentos fosse essencial saber a intensidade deste movimento de forma a derrubar uma parede. Visualmente, não há grandes defeitos a apontar, trata-se de um jogo extremamente colorido e variado, além de bonito, conseguindo assim um maior nível de personalidade, tanto das diversas personagens como do mundo em si e que contribui para transmitir o ambiente sempre feliz e tão típico da série.
Tivemos ainda a oportunidade de experimentar o novo modo Kirby Fighters, que funciona de forma semelhante a Super Smash Bros. mas apenas com Kirbys com os seus muitos poderes, incluindo o novo Bell que tal como o nome indica, permite criar ondas de som com a ajuda de sinos ou atirar esses mesmos sinos. Este modo é ideal para treinar os poderes de Kirby e testar as capacidades do jogador, desde o modo para um jogador em que defrontamos sequencialmente Kirbys com as diferentes habilidades, até ao multijogador local que permite um máximo de quatro jogadores e que é bastante divertido, como se pôde comprovar.
Pela amostra, Kirby Triple Deluxe, apesar de não ser extremamente diferente de muitos dos seus antecessores, parece ser mais uma entrada sólida e divertida na série. As várias ideias para tomar partido das capacidades da 3DS parecem ser bem executadas, sem prejudicarem a progressão do jogo. Os visuais estão bastante apelativos e no geral, dificilmente irá desapontar aqueles que estavam à espera da chegada de Kirby à 3DS.
Expectativa