
ARTIGO
Truques e Dicas Retro - Como limpar conectores de NES
Soprar para o cartucho nem sempre funciona.
Por João Tomar a
Quem tem um NES conhece muito bem a frustração de ver um ecrã cinzento e uma luz vermelha a piscar. Pôr e tirar o cartucho, soprar-lhe para dentro e carregar para cima e para baixo no mecanismo são algumas das técnicas utilizadas ao longo dos anos para que os jogos funcionassem. Posso garantir que todas estas técnicas são más. Ocasionalmente funcionam, mas trazem mais danos que benefícios.
A própria Nintendo, ainda nos anos 80, lançou um kit de limpeza para o NES que melhorava a situação, mas não a resolvia por completo. O principal problema reside no desenho da consola. Quando a Nintendo trouxe a Famicom para o mercado ocidental, para além da mudança de nome, redesenhou o formato por completo. Em vez da tradicional inserção dos cartuchos na vertical – conhecido como "top load" - optaram por um sistema de inserção frontal - "front load" - semelhante ao dos antigos videogravadores. Até aqui tudo bem, claro está se uma coisa chamada ZIF não entrasse na equação. O ZIF (“Zero insertion force”) foi um sistema desenvolvido de forma a que, como o nome indica, não fosse necessária força para inserir o cartucho. Teoricamente é uma excelente ideia. Se não há força na inserção do cartucho, o desgaste é menor. Na prática, o facto de quase não existir fricção ao inserir o cartucho impede que pequenas particulas de pó sejam retiradas do conector. Ao fim de algum tempo formam-se depósitos de pó e até oxidação nos conectores. Isto cria o infame síndrome do "pisca-pisca".
Então como é que se pode resolver este problema? Há quem simplesmente substitua o conector por um novo, o que seria o ideal caso existissem originais à venda. Infelizmente não é o caso! É então preferível limpar e reparar o original, que tem muito melhor qualidade do que os que se encontram no mercado.
Este guia vai ajudar a resolver o problema de uma vez por todas.
Lista de material
- Produto limpa contactos (à venda em lojas de bricolage/electrónica)
- Escova de dentes (o mais limpa possível)
- Chave de fendas de precisão
- Alfinete de costura (opcional)
- Alicate de corte pequeno
- Chave Phillips
Desmontar a NES
Para aceder completamente ao conector é necessário abrir o sistema. Podem existir variações no número de parafusos assinalados entre diferentes revisões da consola.
1. Remover seis parafusos Phillips da parte inferior da consola.
2. Rodar a consola e levantar a tampa superior.
3. Remover sete parafusos Phillips da tampa metálica (tampa de blindagem electromagnética).
4. Levantar a tampa metálica.
5. Remover seis parafusos Phillips. Atenção que os dois parafusos centrais (assinalados a verde), são mais longos que os outros.
6. Retirar o mecanismo de inserção dos cartuchos puxando-o em direcção à frente da consola e para cima. Esta operação pode, por vezes, ser um pouco complicada.
7. Remover os últimos dois parafusos junto às saídas RF e de vídeo composto.
8. Desligar os conectores do botão ON/OFF e Reset (conector azul) e das portas dos comandos (P1 assinalado a azul, P2 a amarelo).
9. Retirar a tampa metálica inferior.
10. Soltar o conector puxando com alguma força para trás.
Limpar o conector
Atenção: Nas imagens captadas, os contactos foram previamente limpos e ajustados, daí a diferença entre o antes e depois ser negligenciável. Numa consola que nunca tenha sido aberta os contactos estarão com um aspecto sujo e baço.
1. Pulverizar a escova com limpa contactos. Este produto é extremamente volátil e não condutor, por isso mesmo que abusem na quantidade não será grave. É também possível pulverizar directamente para o conector caso haja muita oxidação ou sujidade.
2. Passar com a escova no conector com movimentos horizontais, até que fiquem com um tom dourado e uniforme. É possível que existam corpos estranhos no interior do conector que não saiam com uma mera escovagem. Desde cotão a aranhas, há um pouco para todos os gostos… Podem ser retirados com o alfinete indicado na lista de material.
Idealmente agora seria a altura de montar a consola e desfrutar. Infelizmente muitas vezes esta limpeza não é suficiente. Existe uma outra abordagem um pouco mais intrusiva para lidar com o problema. Há quem defenda que o ZIF, para além do que já foi referido, é ainda responsável por uma deformação excessiva dos pinos do conector, levando gradualmente ao seu afastamento. Isto, em conjunto com o pó e oxidação, cria maus contactos entre os jogos e a consola.
Ajustar os pinos
1. Utilizando uma chave de fendas de precisão, puxar os contactos para cima, um a um. Alternativamente pode-se usar um alfinete com a ponta dobrada para o mesmo efeito. O ideal é que fiquem todos aproximadamente à mesma distância do topo. Este processo não requer o uso de força absolutamente nenhuma. Um pino partido é o suficiente para ser necessário substituir o conector!
Após o ajuste, é de salientar que será mais difícil inserir os jogos. A maior parte das vezes, não será sequer necessário pressionar o mecanismo para baixo. O que aconselho é que se deixe um cartucho dentro da consola, durante umas horas, para aliviar um pouco esta pressão. Podem montar de novo a consola, seguindo os passos pela ordem inversa.
Atenção, antes de utilizar a consola certifiquem-se que usam, única e exclusivamente, jogos limpos. Isto é essencial para que o conector se mantenha nas melhores condições durante mais tempo. Numa próxima edição irei ensinar os melhores métodos para limpeza de cartuchos dos mais variados sistemas.
Até lá, bons jogos!