
ARTIGO
Kirby's Adventure Wii - Retrospectiva
Kirby em formato mais clássico.
Por Diogo Caeiro a
Desde a Nintendo DS que a série Kirby tem recebido bastante atenção, com entradas que seguem as raízes de um jogo de plataformas remontando aos tempos do NES, ou então com algumas experiências menos ortodoxas como foi o caso de Kirby: Canvas Curse, que fazia uso do ecrã táctil da Nintendo DS, ignorando quase por completo as mecânicas dos seus antecessores.
Mesmo tratando-se todos de jogos de qualidade com os seus pontos fortes, o que mais se destaca será Kirby’s Adventure Wii, que foi originalmente lançado em Novembro de 2011 na Nintendo Wii, com direito a relançamento na eShop da Nintendo Wii U, tal como aconteceu com outros jogos como Super Mario Galaxy 2 e Metroid Prime: Trilogy.
Adoptando uma jogabilidade mais tradicional e caraterística da série, Kirby’s Adventure Wii é um regresso aos jogos clássicos de plataformas 2D dos tempos da NES e SNES, com as mecânicas associadas a Kirby e amigos. Para além das habilidades já conhecidas de Kirby, como voar livremente e engolir inimigos de forma a obter os seus movimentos, foi adicionada uma lista de habilidades ao seu arsenal, dando uma maior quantidade de opções ao jogador sobre como concluir cada nível.
Até quatro jogadores podem participar, cada um controlando uma personagem do universo Kirby com as suas próprias habilidades, tais como King Dedede ou Meta Knight, o que se traduz em mais formas divertidas e inovadoras de se jogar cada nível. A forma como os jogadores podem entrar na acção também está perfeita. Com a detecção de um WiiMote, um jogador pode entrar imediatamente na acção, qualquer que seja o nível ou sítio em que se encontre, acentuando o quão importante é a componente multi-jogador para este título e quanto proveito pode tirar dela. No modo história é possível também apanhar esferas de energia que permitem debloquear conteúdo adicional, tais como mini-jogos ou habilidades novas, o que prolonga a longevidade do jogo e concede ao jogador uma boa razão para rejogar os níveis, que por si só continuam muito divertidos.Tecnicamente continua perfeitamente jogável e a par do que se encontra actualmente no mercado, apesar da diferença de definição que a Wii apresentava face à definição comum dos dias de hoje. Mesmo assim, os cenários são detalhados e coloridos, novamente uma marca caraterística da série, com uma componente sonora muito divertida e representativa do jogo.
O jogo é recomendadíssimo a fãs de Kirby e de jogos de plataformas, e mesmo a quem nunca teve oportunidade de se aventurar em algo do género. Quatro anos de presença não envelheceram em nada Kirby’s Adventure Wii e é difícil prever o momento em que isso vai acontecer.