
ANTEVISÃO
Pokémon Super Mystery Dungeon
Explorando masmorras.
Por Ruben Abreu a
Pokémon Super Mystery Dungeon é o quarto spin-off Pokémon pertencente à série Mystery Dungeon da Spike Chunsoft que já trouxe jogos como o recente Etrian Mystery Dungeon. O jogo já foi lançado no Japão e nos Estados Unidos da América, estando prevista a sua chegada a Portugal no dia 19 de Fevereiro. O FNintendo teve a oportunidade de experimentar as primeiras dez horas da versão europeia do título.
O início é semelhante aos jogos anteriores da série. O protagonista é um ser humano que é transformado num Pokémon e colocado no mundo destas criaturas por razões desconhecidas. Todos os Pokémon iniciais e Riolu podem ser escolhidos como a personagem do protagonista, assim como a do seu parceiro. Após a escolha dos Pokémon tem início a aventura. Pokémon Super Mystery Dungeonconsiste principalmente na exploração de várias masmorras através da jogabilidade clássica da série Mystery Dungeon onde a movimentação quer de membros da equipa, quer de inimigos é feita por turnos. A diferença deste jogo para os outros jogos Mystery Dungeon sem Pokémon está no uso dos monstros que possuem padrões de ataque idênticos aos jogos Pokémon, podendo cada um usar até quatro movimentos, sem esquecer os tipos dos adversários.A base do jogo continua idêntica, embora algumas das mecânicas tenham sido alteradas. A primeira grande diferença que se nota está no número de Pokémon que acompanham o jogador nas masmorras. Agora controlam-se apenas três Pokémon e não quatro como em Pokémon Mystery Dungeon: Gates to Infinity. Embora exista uma diminuição, a jogabilidade e o nível estratégico não ficaram de todo mais pobres, visto que não foram raras as vezes que um ou até mais monstros se juntaram à equipa de três na exploração das masmorras como “convidados”. Como é já tradicional neste spin-off, Pokémon Super Mystery Dungeon é um jogo com um nível de desafio elevado, sobretudo quando comparado com os jogos da série principal de Pokémon. Graficamente é um jogo bonito e colorido, com modelos 3D bem feitos dos 720 Pokémon. O mesmo pode-se dizer da banda sonora do jogo que é oferecida em quantidade e qualidade. Existe uma “jukebox” no menu principal onde é possível ver que o título tem 171 faixas.
Ainda é cedo para fazer um julgamento justo da história de Pokémon Super Mystery Dungeon, algo que ficará para a análise. Contudo é já possível apontar que apesar de um início lento, existem personagens carismáticas e mistérios que incentivam o jogador a continuar a jogar. Uma outra novidade está na forma como é feito o recrutamento dos vários Pokémon, um sistema que foi bastante melhorado quando comparado com Pokémon Mystery Dungeon: Gates to Infinity. Neste jogo existem pequenas missões que são oferecidas pelos Pokémon e que quando cumpridas criam uma ligação entre esse Pokémon e o jogador, fazendo-o juntar-se à equipa. Com todos os 720 Pokémon disponíveis, Pokémon Super Mystery Dungeon será um jogo com um factor longevidade bastante forte.Estamos agradavelmente surpreendidos com o que foi visto até aqui. Depois de um Pokémon Mystery Dungeon: Gates to Infinity que desiludiu, esta sequela aparenta ter todos os argumentos para ser um dos melhores jogos da série. Dificilmente este será o jogo que cativará os jogadores que até agora não conseguiram gostar destes spin-offs e a ausência da língua portuguesa, assim como a dificuldade elevada, poderá afastar o público mais jovem. Já os restantes poderão aguardar por um título que promete ser um dos primeiros grandes jogos deste ano preenchido da Nintendo 3DS.