
ANÁLISE
Flipnote Studio
Por Fábio Pereira a
Flipnote Studio é grátis. Acho que com isto consigo captar alguma da vossa atenção para este software que sem duvida era um dos mais esperados no serviço DSiware. Aquilo que de inicio parecia ser uma simples agenda para apontar os afazeres da nossa vida quotidiana, tornou-se num autentico estúdio de animação de trazer por casa. Os vídeos postados no flipnote.hatena que podem ver aqui foram todos feitos por mim e demoraram entre 5 e 15 minutos a fazer. Mas vou falar um pouco de como funciona o Flipnote Studio.
A interface do programa é de fácil utilização e conta com bastantes recursos mesmo dentro das suas limitações. Ao iniciarmos novo projecto, temos uma folha branca e vários tipos de traço para desenhar e pintar. As cores são poucas, apenas o preto, branco, vermelho e azul. De seguida temos algumas ferramentas que permitem copiar de imediato o desenho da página actual para a seguinte, óptimo para apagar pequenos pedaços deixado o resto do desenho intacto. Também uma opção para vermos esbatido o que desenhamos na página anterior de modo a fazermos pequenas alterações sem perder a noção do desenho, uma das funcionalidades mais importantes pois facilitam imenso o desenvolver da animação.
É possível organizar as folhas na linha de tempo conforme acharmos melhor, podendo copiar e colar abrindo novas páginas no meio de outras que podem por exemplo ajudar a fazer os movimentos da boca de uma personagem bastando depois ajustar com o som. Para ambientes nocturnos temos a possibilidade de colocar a folha a preto e o traço a branco. De inicio podemos escolher se queremos activar as ferramentas avançadas ou apenas as simples, que só por si já fazem um excelente desempenho mas para animações mais cuidadas pode ser necessário activar essas ferramentas. Cortar pedaços do desenho de uma folha e colar noutra, diminuir o tamanho do desenho e rodar o sentido do desenho são as três principais funções das ferramentas avançadas. Verdade seja dita que se estivessem activadas de inicio não atrapalhavam de maneira alguma, mas assim talvez "assuste" menos quem pega neste software pela primeira vez.
Podem ainda adicionar sons capturados pelo microfone da DSi. Têm 4 canais de som, um para a musica e três para efeitos sonoros com uma duração mais curta que podem ser inseridos a qualquer altura do filme bastando para isso carregar no botão correspondente no momento certo. Se juntarem a tudo isto a vossa criatividade, rapidamente estarão no caminho certo para os Óscares de melhor filme de animação.


Praticamente tudo o que fazemos é com a estilete, mas os botões e d-pad servem como atalhos para não estarmos sempre a abrir o menu de ferramentas. O d-pad para cima abre o menu, para os lados troca de página e para baixo coloca a animação a mexer. Podem ajustar a velocidade da animação conforme entenderem. Se por acaso não estiverem com muita paciência para desenhar podem utilizar as fotos que estão na vossa DSi, ajustando o contraste e saturação das imagens. Não será a fotografia real mas uma versão a preto e branco estilo desenho. Para retirarem a foto têm mesmo de ir ao Picture Studio da DSi, não a podem tirar directamente a partir do Flipnote. Para visualizar as animações já criadas podem organizar por categorias, data de criação ou colocar num calendário e assim podem usar como uma agenda fazendo anotações para cada dia.
Quando terminarem a vossa animação podem guardá-la no cartão SD, enviar aos amigos ou converter para GIF e utilizar no PC por exemplo. E é também possivél enviar as animações para o site http://flipnote.hatena.com/ e hospedar como se de vídeos se tratassem. Ao hospedar têm a opção de fechar a animação ou de deixar aberta para que qualquer pessoa possa pegar e editar à sua maneira. Os downloads são rápidos devido ao tamanho pequeno dos ficheiros e podem posteriormente colocar em sites, blogs, forums e expor as vossas obras de animação ao maior numero de pessoas.
Existem algumas faltas que se notam durante o processo criativo, em que nos questionamos "se eu pudesse adicionar isto... ou se pudesse adicionar aquilo..." falhando principalmente a nível de cores e também na transferência de musicas ou sons de maior duração do cartão SD. Pode ser que a Nintendo já esteja a preparar uma actualização com essas e outras ferramentas para estrear, pois seriam muito bem vindas.
Mesmo que se sinta alguma falta de esta ou daquela opção, o programa tem uma interface muito prática e simples, mesmo que não tenham jeito para o desenho certamente que se vão divertir. Se há quem afirme que a Nintendo não faz nada mais que software brinquedo e não utilitário, então esperemos nós que venham muitos mais brinquedos destes que tanto nos divertem e estimulam a nossa criatividade.
O melhor
- Ferramenta super interessante
O pior
- Não a podem utilizar na 3DS