
ANÁLISE
Picross 3D: Round 2
Quebra-cabeças tridimensionais.
Por Vitor Carvalho a
?A série Picross da Nintendo nasceu em 1995 com Mario’s Picross para o Game Boy e desde então têm sido lançados novos títulos até aos dias de hoje. Originalmente trata-se de um género de quebra-cabeças em nonograma lógico, baseado numa grelha em que se encontram sequências de números ao lado das linhas e colunas, números esses que auxiliam no objectivo de descobrir as células que formam uma determinada imagem de um objecto.
Picross tem acompanhado a evolução tecnológica das consolas. Em 2009 saiu Picross 3D para a Nintendo DS. Trata-se de uma nova era para este estilo de jogo, desta feita o problema passa para as três dimensões, onde o objectivo é esculpir um bloco para se desvendar um determinado objecto. Estes títulos são conhecidos pela sua elevada qualidade no género de quebra-cabeças e a nova era introduzida com Picross 3D permitiu apresentar uma proposta diferente com uma renovação de visual e de modelo. Foi também aproveitado o ecrã táctil da consola, o que melhorou a jogabilidade.?A Nintendo 3DS recebe agora o novo titulo da série, Picross 3D: Round 2, que como o nome indica, é o sucessor de Picross 3D. O desafio de quebra-cabeças é semelhante ao do seu antecessor, apesar de introduzir algumas novidades e melhorias. Aqui começa com uma apresentação detalhada e exaustiva das regras. Para quem conhece a série, as novas regras são fáceis de compreender mas são disponibilizadas novas funções. O entendimento das regras é essencial não só para os fãs, mas também para os novos jogadores. A grande novidade são as duas cores disponibilizadas, laranja e azul. O objectivo é seleccionar os blocos com estas cores. Existe novamente um conjunto de números que auxilia a desvendar os blocos: em cada cubo dividido em blocos está escondido um objecto que é formado por alguns cubos em laranja e azul. Os blocos que sobrarem da divisão são simplesmente para destruir. O objectivo final é desvendar um determinado objecto em cada desafio.
A apresentação de Picross 3D: Round 2 é bastante cuidada, todos os pormenores são devidamente apresentados e explicados. No início tem de se despender algum tempo a aprender todos os comandos e funções mas isso é benéfico para a experiência global. Mais uma vez, é aproveitado o ecrã táctil da consola na nova a mecânica de jogo, onde se utiliza o D-pad em simultâneo com a stylus. Com o D-pad seleccionam-se as ferramentas, como por exemplo o martelo e o cinzel ou o balde de cada cor. Com a stylus seleccionam-se os blocos do cubo, movimenta-se a câmara de jogo e existe ainda uma opção de esconder partes do cubo que ajudem a visualizar o seu interior. É também disponibilizada uma ajuda que corresponde a um conjunto de números que permitem descobrir as cores e a respectiva sequência de determinados blocos. As regras que são apresentadas no início ensinam de forma didática a interpretação do auxílio da numeração.?A dificuldade avança de forma progressiva, os problemas iniciais são acessíveis e nota-se claramente que o objectivo nos primeiros momentos é assimilar a mecânica de jogo e as regras. As capacidades de cada jogador vão certamente melhorar com a experiência. A monotonia não existe, a complexidade dos quebra-cabeças, bem como o tamanho dos objectos, vai aumentado gradualmente, o que dá sempre a impressão de estar a ser desafiado. Apesar da simplicidade deste novo título, que neste aspecto não é muito diferente dos seus antecessores, são disponibilizados bastantes puzzles de dificuldade diferente, o que lhe confere uma certa longevidade. Picross 3D: Round 2 tem também interacção com os amiibos, já que alguns deles permitem que sejam disponibilizados mais alguns puzzles. A música também deve ser destacada, tratam-se de composições de estilo clássico e que se enquadram com o tema, ajudando a tornar a experiência mais agradável.
Este novo Picross 3D: Round 2 é um excelente quebra-cabeças, tem uma apresentação bastante cuidada bem como uma mecânica de jogo simples e bastante apropriada à consola. Para quem gostar de exercitar a mente, é um título que não deve passar ao lado.
Conclusão
Picross 3D: Round 2 chega à Nintendo 3DS com uma apresentação bastante cuidada e numa renovação acentuada da série, as qualidades de quebra-cabeças mantêm-se e são adicionadas novas funções e cores. É um excelente jogo que vem numa fórmula melhorada com uma maior simplicidade de jogo e a interface da Nintendo 3DS é devidamente aproveitada. Para aqueles que gostam de exercitar a mente é um titulo que deve ser considerado.
O melhor
- Desafiante
- A sua simplicidade
- Apresentação cuidada
O pior
- Pode ser considerado repetitivo
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Nintendo 3DS, gentilmente cedido pela Nintendo.
30 de Janeiro, 2017, 11:21
Picross é BEST GAME EVA!!!