
ANÁLISE
Sky Force Anniversary
Edição comemorativa.
Por Sérgio Mota a
Em 2004 Sky Force surgiu como um jogo estilo arcade de disparos em duas dimensões para os telefones da Nokia. Apesar de simples e modesto, limitado ao hardware da altura, tinha uma jogabilidade bem conseguida e recebeu excelentes críticas. O seu sucesso abriu-lhe portas para outras plataformas onde, com a melhoria do hardware, foi possível expandir a fórmula em diversos remakes, sendo que o último surge passado uma década e a data foi assinalada com o título Sky Force Anniversary. O jogo cumpriu a sua década em 2014 mas apenas em 2017 surge na eShop, sendo que a Wii U está no seu fim de ciclo e com a Switch a ser um sucesso de vendas, a iDreams optou por fazer a sua estreia na consola anterior.
Visualmente o jogo fez uma viagem enorme desde 2004. Apesar de apresentar pouca variedade nos níveis eles estão bem detalhados e mesmo que se jogue extremamente bem no comando no modo Off TV, tratando-se de um jogo bastante colorido ele beneficia muito visualmente de uma televisão de última geração. Sendo que existem muitas alternativas deste género no catálogo da eShop e visualmente bastante interessantes, este apesar de não tirar proveito das capacidades da consola encontra no aspecto visual um ponto forte contra a concorrência, sendo um dos mais interessantes da eShop.A boa jogabilidade que deu visibilidade a Sky Force mantém nesta versão o seu ponto forte, os controlos são precisos e vão agradar a todos os jogadores, sejam eles jogadores frequentes e que joguem em profundidade ou que se fiquem por experiências mais superficiais. A implementação de um modo cooperativo é uma novidade bem-vinda e feita com sucesso.
A progressão pode dividir um pouco o sentimento em relação à experiencia com o jogo. A viagem começa com uma nave básica e ao longo do primeiro nível ganham-se pontos e estrelas que permitem efectuar melhorias na nave que a vão tornar mais poderosa e reduzir a dificuldade. Após cumprir alguns objectivos é permitido avançar para o nível seguinte. Para um jogador mais superficial este início lento pode ser uma mais valia, dado que terá de repetir os mesmos níveis várias vezes tendo assim oportunidade de melhorar as suas capacidades gradualmente. Os jogadores mais experientes podem encontrar um início muito lento, em que a nave tem capacidades muito fracas inicialmente e que os vai provavelmente afastar da experiência. Esta vai melhorando proporcionalmente à qualidade da nave, por isso apesar de um início lento os apreciadores deste género vão encontrar uma experiência à sua medida numa fase posterior mas nem todos estarão dispostos a gastar o tempo necessário para lá chegar.
A banda sonora coaduna-se bem com o género do jogo e não sendo uma obra prima, é agradável e oferece um ritmo adequado à sua dinâmica. No entanto, dado que se repetem os mesmos níveis várias vezes, seria imperativo ter uma maior variedade de temas.
Conclusão
Sky Force Anniversary chega à eShop com três anos de atraso mas ainda hoje se estabelece como uma boa alternativa tanto a amantes do género como a jogadores menos experientes. Graficamente bem conseguido e com um raro modo cooperativo bem afinado, é uma experiência interessante que vem acrescentar valor ao catálogo da eShop.
O melhor
- Boa jogabilidade
- Modo cooperativo
- Ambiente gráfico
O pior
- Banda sonora repetitiva
- Início de jogo lento
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Wii U, gentilmente cedido pela Nintendo.