
ANÁLISE
Cubit The Hardcore Platformer Robot HD
Obstáculos díficeis.
Por Sérgio Mota a
Todos os jogadores tiveram ao longo da vida aquele amigo que se ria sempre que se perdia uma vida ou que se fazia alguma coisa menos bem feita. Jogar Cubit The Hardcore Platformer Robot HD faz lembrar esses amigos e agradecer o facto de eles já não estarem presentes hoje em dia.
Apesar de Cubit The Hardcore Platformer Robot HD se assumir como um jogo de plataformas, na verdade tem características mais próximas de um infinite runner. O jogo é bastante simples na sua essência, utiliza-se apenas um botão durante todo o percurso que, de uma forma muito simplista, é usado para saltar ultrapassando obstáculos com saltos simples, duplos saltos ou saltos contínuos. No entanto e apesar desta simplicidade franca, em jeito de provocação o produtor colocou um tutorial à disposição.
Entre os modos de jogo disponíveis encontram-se o Soft Mode, Hardcore, Hardcore Plus e um modo para dois jogadores. No modo Soft, o jogo apresenta-se de forma mais acessível, com vidas infinitas que permitem avançar mais facilmente. Este jogo exige concentração desde o primeiro minuto e muita precisão. Muitas serão as vidas perdidas até se atingir a perfeição exigida, sendo que nos modos Hardcore o conteúdo é semelhante mas com vidas limitadas.O modo para dois jogadores coloca o jogador a partilhar o GamePad com dois Cubits totalmente idênticos em cena e desafia os jogadores a avançarem no nível com as dificuldades acrescidas de partilharem um comando enquanto tentam abstrair-se totalmente do segundo Cubit presente no ecrã. O GamePad permite jogar em Off TV Mode, não possuindo o segundo ecrã qualquer informação adicional independentemente do modo escolhido. Pelos motivos já descritos anteriormente, o modo dois jogadores em Off TV torna-se muito mais complexo.
O jogo é um desafio constante, com um nível de dificuldade acima da média e transmite ao jogador um sentimento de conquista enorme sempre que se consegue terminar um nivel. Sendo esta uma versão recriada em HD, é preciso referir as suas diferenças visuais: o jogo apresenta claras inspirações em Sonic the Hedgehog, bastante colorido com ambientes visuais actualizados bastante adequados.
A nível sonoro a música varia conforme o nível, sendo as composições de ritmo acelerado que mantêm os jogadores concentrados no ecrã de forma a ultrapassar os obstáculos. As melodias são variadas e adequadas, existindo uma opção denominada Jukebox em que é possível ouvir os temas sonoros disponíveis a qualquer momento. No entanto e dado que se vão perder muitas vidas e que esse processo em si já é por demais frustrante, as sonoridades escolhidas para sinalizar esses momentos não podiam ser mais irritantes.A progressão de níveis não é linear e no final de cada nível, surge uma bifurcação que dá a possibilidade ao jogador de progredir da forma que entender. Assim Cubit apresenta vários finais alternativos mediante as escolhas do jogador, que dada a dificuldade de jogo e as alternativas sugeridas conferem a este jogo curto e simples uma longevidade surpreendente para o seu baixo nível de conteúdo.
A curva de aprendizagem é longa, constante e exige perfeição em cada troço para poder avançar, aliada à sua dificuldade extrema. Cubit não é um jogo para todos os públicos e muitos serão os que vão abandonar a experiência antecipadamente. Os que ousarem ficar vão ser premiados com um sentimento de conquista pouco comparável ao que se encontra em propostas semelhantes, sendo a recompensa proporcional ao desafio.
Conclusão
Com um nível de dificuldade acima da média que leva o jogador ao limite, Cubit The Hardcore Platformer Robot HD premeia quem ousar jogar tempo suficiente para ultrapassar as dificuldades impostas. Com visuais renovados e uma longevidade surpreendente, é uma aposta bastante boa para amantes do género que leva do extremo da frustração a um sentimento de conquista imensurável em apenas milésimos de segundo.
O melhor
- Visuais melhorados em alta definição
- Jogabilidade simples e intuitiva
- Longevidade surpreendente
O pior
- Dificuldade extrema pode afastar alguns jogadores
- Efeitos sonoros amplificam frustração
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Wii U, gentilmente cedido pela CoderChild.